Escolha bem o seu exaustor!

Antes de falarmos sobre diferentes tipos de exaustor e das suas aplicações, queremos que saiba um pouco mais em detalhe o que é a exaustão. Simplificando, podemos considerá-la um tipo de ventilação. Explicando melhor: na ventilação por exaustão, há um exaustor que vai retirar o ar que entra no espaço através de aberturas. Havendo uma pressão negativa do espaço, em relação ao ar exterior, o ar viciado interior será retirado. E o exaustor, como escolher? Já lá vamos!

Exaustão Industrial

Se nos focarmos na ventilação industrial ao invés da doméstica, já sabemos que os sistemas de exaustão são responsáveis por promover a saúde do ar, ajudando a manter o conforto térmico, equilibrar a temperatura e remover o ar contaminado. Não só é garantido o bem-estar dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho como também se preservam equipamentos e maquinarias. E as empresas são responsáveis por promover a qualidade do ar nos seus espaços.

Ventilação Local Exaustora

Com o objetivo principal de retirar do ambiente os poluentes ou contaminantes como sejam gases, poeiras, vapores químicos, fumos, microorganismos e odores, este tipo de ventilação elege o exaustor como protagonista. Todavia existem outros componentes para um sistema de ventilação deste género, que são os seguintes:
Os captores que não são mais do que pontos de entrada dos poluentes;
– As condutas que têm a função de transportar os poluentes.
– Os filtros que destinam-se à limpeza do ar que é captado antes do seu lançamento na atmosfera. Nesta categoria, Inclui-se tudo que é necessário para o seu funcionamento, como por exemplo, o sistema de troca de calor e de pré-filtragem;
– O conjunto ventilador-motor que fornece a energia necessária para movimentar o fluido e vencer todas as perdas de carga do sistema;
– A chaminé é a parte final do sistema cuja finalidade é o lançamento do gás transportador mais a emissão residual na atmosfera.

Tipos de Exaustores Industriais

Exaustores centrífugos: trata-se de uma gama de ventiladores industriais de baixa pressão, com dupla saída e equipados com turbina de pás inclinadas para a frente. Cobrem uma variedade de caudais de 2.800 a 22.000 m3/h e estão previstos para serem acionados por um sistema de polies-correias. Há ainda uma gama de 4 caixas de ventilação, equipadas com ventiladores centrífugos de baixa pressão, com motores incorporados. Disponíveis com motores monofásicos ou trifásicos de 6 polos, IP 44, classe B ou F de 4 polos.

Exaustores murais: esta série de ventiladores industriais é composta por 11 diâmetros normalizados, desde Ø 250 até Ø 1000 mm, e está prevista segundo o modelo de motores de 2,4,6 e 8 polos monofásicos ou trifásicos. Cobrem uma margem de caudais desde 1.200 m3/h até 54.000 m3/h.

Exaustores Tubulares: esta série é composta por 10 diâmetros normalizados, desde Ø 250 até Ø 800, e está prevista segundo o modelo de motores de 2,4,6 e 8 polos monofásicos ou trifásicos. Cobrem uma margem de caudais desde 1215 m3/h a 43200 m3/h.

Exaustor, como escolher? É fácil, basta ligar para a Megaclima! O nosso número é o 219 253 300 e o nosso email é o geral@megaclima.pt .

Compartilhe o nosso artigo
Follow by Email
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn