Limpar o filtro do ar condicionado

Já tivemos a oportunidade de referir, por diversas vezes, que a limpeza do seu equipamento de ar condicionado é essencial para poder usufruir da sua performance em pleno. Há vários componentes que podem ser limpos numa intervenção de manutenção preventiva, mas, neste caso, falemos sobre como é importante limpar o filtro do ar condicionado.

Entre os seus vários componentes, o ar condicionado possui os filtros que assumem um grande destaque no desempenho deste tipo de equipamento de climatização. Tendo os filtros a função de remover as impurezas, sujidades, poeiras e poluentes do ar, estes desempenham um enorme papel na proteção da nossa saúde e na defesa do próprio aparelho de AC.

Saúde em primeiro lugar

Se nos depararmos com um filtro do ar condicionado sujo, o que se regista é que a qualidade do ar diminui de maneira significativa. Um filtro sujo está obstruído e não consegue contribuir para uma boa climatização e, claramente, não desempenha a funcionalidade de purificação. No ar do seu ambiente, continuarão a circular os ácaros, bactérias, fungos e outros microrganismos. Na realidade, a limpeza correta e com a frequência ideal evita que estes agentes tão prejudiciais à saúde proliferem, transformando o ar condicionado numa fonte de contaminação.



A verdade é que a falta de limpeza do filtro do ar condicionado é mesmo responsável pelo aparecimento de doenças alérgicas e respiratórias. Rinite, asma, bronquite e sinusite podem ser o resultado desta falta de preocupação que deve ter com o seu equipamento. Se tivermos em conta grupos de pessoas mais “fragilizadas” como os bebés, crianças, idosos e grávidas, o perigo assume proporções ainda maiores!

Porquê limpar o filtro do ar condicionado

E para além da saúde, existem outras razões, muito válidas, pelas quais deve limpar o filtro do ar condicionado. Ora leia a seguir!

O melhor desempenho do seu ar condicionado – um filtro de ar condicionado sujo é um filtro obstruído. Para desempenhar as suas funções, o equipamento tenta por si só colmatar esta dificuldade e vai esforçar-se ao máximo para conseguir satisfazer as suas necessidades de conforto térmico. O que acontece é uma sobrecarga, o fluxo de ar fica comprometido e perde-se toda a eficiênciado seu ar condicionado.

Economia de energia – A sobrecarga que descrevemos acima vai também significar mais custos! Fazer um consumo sustentável do seu ar condicionado é também mantê-lo em perfeitas condições. Se assim não for, não se garante a poupança de energia, motivo pelo qual tantos consumidores fazem a compra. De que vale ter um equipamento A+++, se não lhe dá a assistência de que precisa?

Maior vida útil para o seu ar condicionado – Aplica-se a todos os aspetos, a todos os equipamentos, a toda a nossa vida… Cuidar para durar! Um equipamento a trabalhar sem esforço, com uma manutenção atempada e corretamente feita por técnicos experientes e credenciados é, sem dúvida, o caminho a seguir. Sem gastos de energia desnecessários, com toda a saúde da sua família e/ou equipa e sem correr o risco de danos definitivos.

Tipos de filtros de ar condicionado

Existem vários tipos de filtros de ar condicionado, desde o mais comum filtro em fio de nylon, que está presente em todos os modelos, até aos filtros eletrostáticos, mais utilizados no contexto industrial, já que são muito eficientes no controlo de poluição. Destaquemos outros:

  • Filtro HEPA – Os filtros Hepa são muito eficientes na retenção de micropartículas, como vírus e bactérias. Tem boa durabilidade e podem ser higienizados.
  • Filtro de carvão ativado – É o único capaz de reter partículas de gases nocivos e que causam odores no ambiente. É sempre um filtro adicional, usado em parceria com outros que retêm as partículas mais grossas. Não podem ser limpos, tendo de ser substituídos.
  • Filtros plissados – Estes filtros são feitos em fibra de vidro. A rede deste tipo de filtro é mais rigorosa e, por isso, é um dos melhores filtros para capturar as partículas. Quanto mais camadas de vidro integram o filtro, maior será a sua espessura e eficácia.

Frequência de limpeza do filtro do ar condicionado

Vamos por partes. A frequência de limpeza do filtro de ar condicionado depende do espaço onde está instalado e, obviamente, de quanto trabalha o equipamento. Estamos a falar de um ar condicionado residencial? Assim, os filtros podem ser limpos pelo proprietário da casa a cada três meses. Mas, atenção, não deve deixar de fazer uma limpeza profissional especializada de 6 em 6 meses. Depois, também há que ter em conta algumas especificidades. Por exemplo, em relação aos modelos que possuem filtros de carvão: estes não podem ser lavados, apenas substituídos.

Se o equipamento estiver instalado em ambientes com uma grande circulação de pessoas, ou seja se for uma aplicação comercial, o ideal é que a limpeza seja sempre feita sempre por profissionais a cada três meses.

Posso fazê-lo sozinho?

Tal como referimos acima, o ar condicionado doméstico pode ser limpo por si. Mas, trata-se de uma limpeza que não dispensa a intervenção semestral profissional. Nunca se esqueça disso!

Para limpar o filtro do seu ar condicionado, siga estes passos:

  • Desligue o ar condicionado.
  • Remova o painel frontal e faça a limpeza com um pano seco. Se for necessário, humedeça-o com água morna.
  • Retire o filtro e limpe com água morna, sempre no sentido contrário da entrada de ar.
  • Deixe o filtro secar completamente.
  • Volte a colocá-lo e, em seguida, o painel frontal deve ficar na sua posição original.
  • Lembre-se de que não deve usar produtos químicos e siga os conselhos do manual de instruções do equipamento.

Contratos de assistência técnica e manutenção

Nos contratos de assistência técnica e manutenção da Megaclima está contemplada uma limpeza rigorosa e exigente dos filtros do ar condicionado e não só! Assumimos o compromisso de um processo 100% seguro e sem toxidade, garantindo que o seu espaço será tratado com o maior dos cuidados, sem sujidades e desarrumações! O seu ar condicionado será verificado em todos os seus componentes e funcionalidades, descartando fugas de gás e qualquer outra falha no sistema. Acima de tudo, temos os melhores técnicos, experientes e credenciados, em quem pode confiar. Agende uma visita connosco!

Ligue-nos para o número 219 253 300, envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online. Temos uma excelente equipa de suporte à espera do seu contacto!