Quero comprar um ar condicionado!

Depois de ler este texto, comprar um ar condicionado não podia ser mais fácil!

Como se de um guia prático para a compra se tratasse…

Primeiro que tudo, comprar um ar condicionado não implica apenas chegar à loja e escolher um modelo. É um pouco mais complicado do que isso. Há várias questões que tem de colocar. Ora, leia:

“Qual a potência do ar condicionado que é mais adequada à área que pretendo

climatizar?”

Para poder determinar quais os BTU (British thermal unit = “unidade térmica britânica”) corretos, não basta saber a área do espaço. Estamos a falar de informações sobre o tipo de habitação, se é uma moradia ou apartamento, por exemplo. O tipo de vidro, caixilharia, se tem estores ou não, a orientação solar, o número de pessoas que utiliza o espaço, o ano de construção, entre outros. Voltemos um pouco atrás e expliquemos melhor o que são os BTU. BTU é uma unidade de energia que serve para determinar a potência de refrigeração de vários aparelhos, onde se enquadra o ar condicionado. Só a título de curiosidade, esta unidade de energia é equivalente a 252,2 calorias e a 1 055,05585 joules e 1 BTU é a quantidade de frio necessária para reduzir a temperatura de meio litro de água em 0,56 ºC.

“Qual o modelo que devo escolher?”

Não há dúvida de que as promoções agora ditam, na maioria das vezes, a compra. Mas não olhe só ao preço. Não veja os seus custos só a curto prazo. Se optar por um modelo convencional, que se liga e desliga, que esforça o compressor e atinge picos de energia, não fará a melhor escolha. Opte por um modelo com a tecnologia Inverter. Com o controlo da rotação, variando-a gradualmente, à medida que a temperatura do ambiente vai diminuindo ou aumentando, sem oscilações energéticas… Comprar um ar condicionado com esta tecnologia significa que está a investir em eficiência e a poupar dinheiro ao mesmo tempo.

Não se esqueça da eficiência energética!

O rácio entre o consumo de energia e o desempenho do equipamento de ar condicionado determina a sua eficiência energética. Os equipamentos estão identificados com a escala de letras, num código de cores e setas. A letra A num fundo verde indica o equipamento mais eficiente. Ao comprar um ar condicionado, tente situar-se na eficiência energética entre A+ e A+++, aquelas que representam uma maior poupança anual de energia.

Quanto a marcas, o mercado é vasto e pode ser confuso. Mas nós estamos aqui para ajudar os nossos clientes! Preencha o nosso formulário de contacto online e, em pouco tempo, receberá uma proposta da Megaclima com as marcas, modelos e potências mais adequadas para o seu caso. Pode até solicitar uma visita de um técnico, sem qualquer custo!

Entre em contacto com a Megaclima, onde 25 anos de experiência significam conhecimento, credibilidade e oportunidade! Ligue-nos já para o número 219253300!

 

Compartilhe o nosso artigo