Desumidificador: Importância e Vantagens

Conheça a importância de um desumidificador e as suas vantagens para lidar com a humidade

Um desumidificador é um aparelho utilizado para retirar a humidade do ar, especialmente se esta subir acima dos 60%, nível a partir do qual é considerada elevada. Trata-se de um equipamento bastante importante, porque permite melhorar a qualidade do ar em ambientes domésticos ou comerciais. Vejamos mais em detalhe a importância do desumidificador.

Em termos domésticos, são muitas as pessoas que sofrem com o problema da humidade e que ficam com as suas casas afetadas, nomeadamente ao nível das paredes e dos tetos. Tipicamente, estas superfícies começam por ficar amareladas e depois ganham um tom negro, cheio de manchas. Uma das melhores formas que começar a combater a humidade é comprar um desumidificador.

Um desumidificador é importante porque permite melhorar a qualidade do ar

Se falarmos de um contexto em que a humidade se aproxima dos 90%, nível a partir do qual se pode dar a formação de bolor e de bactérias nocivas para a saúde, é ainda mais urgente! Quando a humidade ronda estes níveis, o resultado é a ferrugem, a corrosão, a humidade nas paredes faz com estas fiquem negras, cheias de manchas, surge a condensação nas janelas… É nestes casos que tem obrigatoriamente que se recorrer a um desumidificador, um aparelho especial para retirar a humidade em excesso de um ambiente. O desumidificador é considerado um equipamento de climatização, tal como um ar condicionado, o seu objetivo é melhorar a qualidade do ar, tornando-o mais saudável e normalizado.

Relembramos os níveis ideais de humidade:

A taxa de humidade relativa do ar (%HR) representa a quantidade de vapor de água no ar e é medida com um higrómetro. As condições ideais da humidade relativa do ar estão entre os 40% e os 60%. Abaixo dos 40% HR, o ar está excessivamente seco e é necessário utilizar um humidificador. Entre os 40% e os 60% HR, o ar está confortável e saudável para a habitação e os seus ocupantes e acima dos 60% HR o ar está húmido em excesso, pelo que é aconselhável comprar um desumidificador.

Parceria entre o ar condicionado e o desumidificador

Enquanto equipamentos de climatização que se complementam, um desumidificador e um ar condicionado só serão utilizados, em princípio, simultaneamente, no outono e no inverno, alturas do ano mais propícias ao aparecimento de humidade. No entanto, nada impede que sejam utilizados em qualquer altura do ano, sobretudo em países tropicais, onde a humidade é sempre bastante mais elevada do que na Europa. Convém que um e outro vão sendo mantidos limpos e em boas condições, para que respondam de forma eficaz sempre que for necessário utilizá-los. O desumidificador contém, tipicamente, um reservatório onde fica retida a água proveniente da humidade que é retirada das paredes, tetos e, obviamente, do ar. Esse recipiente deve ser esvaziado sempre que se encontrar cheio para evitar o transbordo da água e a danificação do desumidificador.

A ação do desumidificador vai proteger quadros, roupas, documentos e dispositivos eletrónicos

Os valores ótimos da humidade relativa situam-se entre os 40% e os 60%, mas as pessoas, as plantas e os banhos, entre outros, produzem humidade extra, que não é eliminada. Nestes casos, é necessário recorrer a um desumidificador, para evitar as consequências da humidade, sobretudo para proteger os objetos existentes na habitação, como quadros, roupas, documentos ou aparelhos eletrónicos. E mais importante que tudo, para proteger a sua saúde e da sua família! Ainda tem dúvidas sobre a importância do desumidificador?

Qual a marca que devo comprar?

MEACO ou TROTEC, entre outros, são nomes sonantes de grandes marcas de que vai ouvir falar quando decidir comprar o seu desumidificador. Marcas bem implementadas no mercado, apresentam modelos prestigiados e que conseguem conjugar a tecnologia e a estética naquele que pode ser o seu grande aliado contra o excesso da humidade. Os equipamentos são cada vez mais eficazes, com filtros de ar de grande qualidade, ionizadores antibacterianos e antivírus, bloqueio para crianças, função de secagem de roupa… Podíamos enumerar muitas mais potencialidades. Quer saber qual é o melhor desumidificador?

Quando comprar um desumidificador…

– Escolha corretamente o tamanho do equipamento.

É fundamental adequar o tamanho do equipamento ao espaço onde o vai colocar. O tamanho está muitas vezes ligado à capacidade total para remover a humidade. A performance de um desumidificador é avaliada consoante a capacidade de remover a maior quantidade de água do ar ambiente por dia. Portanto, precisa de avaliar os metros quadrados da área em que pretende intervir.

– Tenha em atenção o modo de extração de água.

Se estamos num contexto de altos níveis de humidade, vai haver a recolha de grandes quantidades de água, o que significa que vai precisar de esvaziar regularmente o depósito do equipamento. Alguns desumidificadores já possuem a função de drenagem contínua, o que implica uma mangueira que se conecta ao equipamento e requer um dreno de água ao nível do chão. Caso não tenha acesso a uma fuga no solo, e para evitar estar constantemente a esvaziar o depósito, pode sempre escolher um desumidificador com uma bomba interna capaz de bombear a água na vertical até uma saída.

Consulte uma empresa especializada para saber todas as vantagens dos desumidificadores e outros aparelhos de climatização

Se pretende saber mais acerca dos perigos da humidade e das suas consequências para a saúde das pessoas e das habitações, bem como do seu recheio, o melhor mesmo é consultar uma empresa de climatização competente e com experiência. Uma das empresas mais reputadas nesta área é a Megaclima, fruto dos vários anos de experiência acumulados no setor.

Na Megaclima, sabemos bem qual a importância do desumidificador na otimização de um ambiente. Conhecemos e podemos explicar-lhe todas as vantagens dos vários equipamentos de climatização de que disponibilizamos, desde desumidificadores a aparelhos de ar condicionado, passando por purificadores e cortinas de ar. Temos os melhores técnicos do mercado, credenciados e certificados pelo Ministério do Ambiente para operar na área da climatização.

Mais ainda, na Megaclima, dispomos da opção «compra segura», que abarca assistência técnica no local de instalação durante todo o ciclo de vida dos equipamentos de climatização.

Não hesite em entrar em contacto connosco! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt .