O que é um desumidificador? Saiba mais na Megaclima!

Cada vez mais, à medida que o mundo “pula e avança” é necessário dar resposta a necessidades fundamentais, como é a ter acesso a um ambiente com qualidade. Um desumidificador vem responder a esta questão com toda a comodidade e conforto. Com todas as ameaças a que estamos constantemente sujeitos ao nível da poluição, de agentes alérgicos e até mesmo vírus e bactérias, a qualidade do ar interior não é mais um luxo. É sim uma necessidade.

Mas do que se trata afinal? O que é um desumidificador?

Algumas considerações iniciais:

Em ambientes interiores de alta humidade relativa do ar (medida através de um aparelho designado de higrómetro), surgem condições menos saudáveis, como é o caso da corrosão, da ferrugem e das paredes húmidas.

Um desumidificador pode ser a resposta mas, para uma compra satisfatória, é recomendável que se informe de algumas dicas sobre desumidificadores disponíveis, de forma a selecionar aquele que irá de encontro às suas expectativas.

Um desumidificador de ar é um eletrodoméstico que tem como função reduzir a humidade relativa do ar de um espaço fechado, seja ele doméstico ou comercial. Esta função é fundamental, uma vez que a humidade excessiva do ar provoca a proliferação de condições nefastas como o aparecimentos de fungos, mofo e até a oxidação.

O equipamento funciona de forma muito semelhante à de um ar condicionado, baseando-se nos princípios das mudanças de estados físicos, em particular no da condensação. O desumidificador é constituído por uma ventoinha que puxa ar do exterior para o aparelho, e uma vez no seu interior o ar ainda húmido cruza-se com uma superfície fria e parte da água contida condensa.

Nessa fase é recolhida num recipiente dentro do desumidificador que a armazena para ser posteriormente removida. O ar agora seco passa então por uma espiral semi aquecida para voltar ao meio exterior, através da uma saída de ar do equipamento.

Devido à sua forma de funcionamento, este tipo de equipamento deve ser utilizado em ambientes fechados, sem janelas ou portas abertas, de forma a maximizar a eficiência do ciclo que ocorre aquando do funcionamento do desumidificador.

E quais são as vantagens de um desumidificador?

Caso a humidade seja muito alta (próxima dos 90%), ocorre ainda o risco de formação de bolores e mofo e a proliferação de bactérias e outros organismos problemáticos como é o caso dos ácaros, capazes de afetar gravemente a nossa saúde através das alergias e de problemas respiratórios.

Se pensarmos bem, facilmente colocamos o nosso lar nestas condições graças à humidade que não é possível eliminar, sendo produzida pelos banhos, na cozinha ou até mesmo pelas plantas que temos em casa.

Idealmente, sempre que a humidade relativa do ar for superior a 60% será recomendada a utilização de um desumidificador.

Para além de eliminar a humidade em excesso e por isso mesmo melhorar a qualidade do ar interior, permite conservar eletrodomésticos, móveis e outros objetos de valor que podem ser danificados pela ocorrência de humidade em excesso.

Assim sendo, a aquisição de um desumidificador é ideal para promover o bem-estar e o conforto no lar ou no seu espaço de escritório, ao evitar que a humidade em excesso danifique bens ou até mesmo a sua saúde!

Segundo estudos da especialidade, a humidade relativa do ar deve manter-se entre os 40% e 60 %, representando assim as condições ideais para espaços fechados.

Na Megaclima, a nossa equipa de peritos terá todo o prazer em ajudar nessa escolha, com a vantagem de ter qualquer dúvida esclarecida na hora.

Visite-nos e comprove!
Compartilhe o nosso artigo
Follow by Email
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn