Sabe usar o ar condicionado de forma eficiente? – Megaclima

Depois de comprar o seu equipamento de ar condicionado, há que optar por certas rotinas que permitir-lhe-ão usá-lo com eficiência. Neste artigo, vamos dar-lhe algumas dicas sobre o ar condicionado, como usar o equipamento com todos os seus benefícios, enfatizando o conforto térmico e a poupança. 

1- A temperatura certa

Poderíamos pensar que este tema é muito subjetivo e varia de pessoa para pessoa. Sim, não deixa de variar, mas há, de facto, uma temperatura que os especialistas consideram a ideal. Pois, segundo os especialistas, o ideal é que a diferença entre a temperatura exterior e a do ambiente climatizado nunca seja superior a 12ºC, independentemente do calor ou frio que esteja lá fora. Sendo ainda mais específicos, o ideal são os 23ºC. Uma temperatura amena, saudável para o organismo e climaticamente confortável, garantindo também economia de custos.

2- Manutenção do ar condicionado

Como já tivemos a oportunidade de escrever, uma correta e frequente manutenção garante o adequado funcionamento e maior durabilidade do seu equipamento de ar condicionado. Os filtros acumulam poeiras, bactérias e microrganismos prejudiciais à saúde, mas também ao bolso. Com toda a sujidade, a passagem do ar fica comprometida e o ar condicionado acaba por ter de se esforçar mais para a atingir a temperatura desejada. Com o dispêndio de mais energia, há a redução da vida útil das suas peças, necessitando de mais assistências. Só há vantagens em manter o seu ar condicionado com os filtros limpos e com a restante manutenção em ordem. Conheça aqui os nossos contratos de assistência.

3- Poupança de energia

Em cima, descrevemos regras básicas do uso do ar condicionado. Mas há mais, sobretudo no domínio da eficiência. Ar condicionado – como usar com eficiência? Por exemplo, pode configurar temperaturas diferentes para cada ambiente da casa, climatizando apenas os que têm pessoas. Os espaços vazios não precisam de ter o ar condicionado ligado.

No verão, pode ajudar a poupar se tomar medidas paralelas que não permitem que o calor invada a sua casa. Baixe os estores, utilize cortinas, blackouts ou película protetora nos vidros. Havendo uma diminuição da incidência do sol, não vai exigir tanto do seu ar condicionado.

Se gosta de dormir com a temperatura ideal, quente no inverno e fresca no verão, há uma solução. Grande parte dos ares condicionados já possui a função Sleep. A temperatura é ajustada gradativamente e depois estabiliza. Desde que o fluxo de ar não esteja diretamente direcionado para si, não há como não usufruir de uma boa noite de sono!

Ar condicionado… Como usar? A resposta é: de forma eficiente! A Megaclima garante-lhe a compra certa, a instalação correta e a manutenção e assistências adequadas. Por que espera? Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional). Se preferir, pode enviar-nos um email para geral@megaclima.pt .