Dicas para um ambiente limpo e livre de poluição – Megaclima

Um ambiente limpo em sua casa, no escritório, nos espaços interiores em geral, traduz saúde e um ar leve e respirável, seguro para si e para a sua família, para os seus colegas e colaboradores. Por outro lado, é certo que a poluição exterior é algo cada vez mais preocupante. É imperativo ter consciência ecológica, adotando medidas que passam a fazer parte do nosso quotidiano e que garantem uma menor atitude poluente.

Abaixo poderá ler algumas atitudes que podem contribuir para a preservação do nosso planeta, para um ambiente limpo e são, ao mesmo tempo que ajudam a economizar.

Pequenas atitudes ecológicas

As atitudes estão relacionadas com os famosos três “R” – Reduzir, Reciclar e Reutilizar

Reutilize os sacos de plástico ou prefira os de papel ou de pano. Os sacos de plástico são feitos de polietileno, que é um termoplástico derivado do petróleo (um recurso não renovável) e demoram até 500 anos para se decomporem. Uma boa alternativa é optar pelos sacos que são fabricados com produtos químicos que não agridem o meio ambiente, consomem menos energia na produção. Estes sacos têm um design moderno e são práticos: podem ser dobrados e guardados em bolsas e usados em diversas ocasiões, não só na ida ao supermercado;

Reutilize frascos de alimentos e bebidas. Vale de tudo, desde reutilizar os potes vazios como recipientes para congelar alimentos até transformar garrafas vazias em vasos ou suportes para velas. Por questões de higiene, é aconselhável usar frascos de alimentos para alimentos, de limpeza para limpeza e assim por diante. Mas não se esqueça de que se o frasco for de plástico, não armazene um alimento quente ou coloque no microondas, pois o plástico pode libertar substâncias químicas. Também não é aconselhável reaproveitar latas, pois, com o contacto com o ar, estas podem oxidar e enferrujar;

Prefira os produtos naturais. Certos alimentos podem ser usados na limpeza da casa, por exemplo. Um deles é o vinagre, que, devido à elevada concentração de ácido acético, pode ser usado como desinfetante, desengordurante e na limpeza de tapetes, pois protege e renova os fios de tecido. Este também é ótimo para evitar fungos;

Poupe água. Feche as torneiras ao lavar os dentes e nos intervalos de lavagem da louça. Tome banhos curtos, entre 7 e 10 minutos. Em média, um duche gasta 30 litros de água, em apenas um minuto. Por isso, desligar o chuveiro nos momentos em que a água não é utilizada é a atitude certa. Espere juntar uma boa quantidade de roupas antes de lavá-las. Aproveite a água da chuva para lavar o carro ou regar as plantas, por exemplo;

Recicle o lixo. Para além de economizar energia, separar o lixo reciclável evita a sua acumulação no meio ambiente e contribui para o fabrico de novos produtos, mantendo o ambiente limpo;

A qualidade do ar

A qualidade do ar pode ser medida pelo grau de poluição que respiramos. Viver, trabalhar e conviver num ambiente limpo faz toda a diferença na nossa saúde e qualidade de vida. Já pensou em comprar um purificador?

E já agora, sabia que o ar interior é muito mais poluído do que o exterior? Em média, passamos cerca de 80% do nosso tempo em locais fechados, onde a qualidade do ar é 5 a 10 vezes mais poluído do que no exterior, devido à presença de agentes contaminantes, de diferentes tipos e origens. Listamos abaixo algumas fontes de poluição interior:

Ar exterior contaminado. O ar exterior pode ser poluído por variadíssimas razões. O tráfego automóvel intenso pode ser uma delas. Por outro lado, centrais térmicas e elétricas e a indústria química estão na origem de emissões de dióxidos de enxofre e de azoto e de partículas em suspensão.

Deficiências nos sistemas de climatização. Com efeito, todos os equipamentos de climatização têm um papel preponderante na qualidade do ar. Em casa ou no trabalho, desde o ar condicionado, até ao desumidificador, passando pelo humidificador ou purificador são importantes para manter o ar saudável, com os níveis certos de humidade e sem elementos poluentes. Pergunte-nos mais sobre os equipamentos de climatização que há no mercado! Se estas mesmas máquinas não estiverem a funcionar em pleno, nomeadamente porque não foram bem instaladas, não têm uma manutenção ou um uso adequados, há o risco de fugas e outras anomalias que podem poluir o ambiente. Manter limpos os filtros dos equipamentos de climatização e ventilação, como o ar condicionado, ajuda certamente a manter baixa a concentração de poluentes.

Diversos compostos orgânicos voláteis, tais como o formaldeído, contribuem também para a contaminação do ar interior, podendo ser libertados durante a utilização e armazenamento de produtos de limpeza.

Outras fontes de poluição interior são: fumo de tabaco, a emissão de fibras a partir de materiais de construção (amianto, lã de rocha, lã de vidro), o mobiliário de escritório, a utilização de plásticos e produtos sintéticos (tintas e vernizes), a presença de alcatifas, cortinados, fotocopiadoras, impressoras e computadores, entre outros.

A importância de uma boa ventilação

Não há dúvidas de que a ventilação artificial ajuda e é a solução ideal em alguns períodos do ano, sobretudo no inverno. Todavia, a ventilação natural contribui muito para a melhoria da qualidade do ar interior. Quanto menos barreiras houver entre uma entrada e uma saída de ar, mais fácil será para o ar circular. A ventilação natural traz benefícios para o conforto térmico, renovação do ar dos edifícios e o bem-estar dos ocupantes do ambiente, sendo um dos princípios mais comuns da arquitetura sustentável, já que o vento é um recurso gratuito, natural e renovável. A ventilação é também uma das palavras-chave de um ambiente limpo.

Os efeitos da poluição

São vários os efeitos da poluição na saúde humana. É essencial manter um ambiente limpo quer em sua casa, quer no escritório. Relacionadas com os elevados níveis de poluição estão as doenças respiratórias, gastrointestinais, dermatológicas, cardiovasculares, oftalmológicas, entre outros. Os altos níveis de monóxido de carbono (CO) podem afetar também o sistema nervoso. Pela sua saúde, não descure aquilo que pode fazer para aumentar a qualidade do ar!

Pergunte à Megaclima quais são os melhores equipamentos e modelos de climatização que podem ajudá-lo a conseguir um ambiente limpo e são! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online. Ficamos à espera do seu contacto!