Dicas úteis para a manutenção do ar condicionado

Siga as nossas dicas para um ar condicionado sempre operacional!

A manutenção do ar condicionado é essencial ao bom funcionamento dos equipamentos. Não fazer a manutenção pode provocar o mau funcionamento do aparelho e o aumento do consumo de energia. Uma das tarefas mais importantes na manutenção do ar condicionado é a limpeza dos filtros. Um filtro sujo bloqueia a passagem normal do ar e reduz a eficiência de forma significativa. Além disso, o ar que passa pode transportar sujidade diretamente para a bobina do evaporador e prejudicar a sua capacidade de absorção de calor.

Porque é tão importante a manutenção do ar condicionado?

Nos equipamentos de ar condicionado centralizado, os filtros estão normalmente localizados ao longo da conduta de retorno. As localizações mais comuns são as paredes, os tetos ou o próprio ar condicionado. Alguns filtros são reutilizáveis, outros não e têm de ser substituídos durante as manutenções do ar condicionado. No inverno ou no outono, os filtros devem ser substituídos ou limpos todos os meses ou, no máximo, de dois em dois meses. Tudo vai depender também da intensidade de utilização do aparelho. Por sua vez, as bobinas do evaporador e do condensador vão acumulando sujidade com o tempo, pelo que manter os filtros limpos evita que a bobina do evaporador se suje também. É importante limpar esta bobina, para evitar que o equipamento perca eficiência. As bobinas do condensador exterior também podem ficar muito sujas, sobretudo se o ambiente onde o aparelho está inserido é poluído e está perto de fuligem. Deve evitar os detritos e a sujidade perto do condensador para evitar danos maiores no aparelho ou a acumulação de sujidade.

Conselhos úteis para a manutenção do ar condicionado
  • Limpar o filtro: dever-se-á limpar o filtro, todos os 2 a 6 meses, conforme o caso.
  • Limpar os orifícios de ventilação: isto é essencial para manter as saídas desobstruídas e para o seu aparelho funcionar corretamente.
  • Verificar a condensação: a parte do ar condicionado que drena ar para o sistema tem de estar desobstruída. Esta é uma tarefa fulcral na manutenção do ar condicionado. Folhas e relva, são, por exemplo, possíveis detritos que se acumulam no equipamento exterior.
Limpeza em equipamentos Split/Multi-Split
  1. Limpeza dos filtros – quando o filtro do ar condicionado está obstruído, a quantidade de ar que entra diminui e a quantidade de energia necessária para arrefecer uma divisão aumenta significativamente.
  2. É aconselhável limpar o filtro de entre 2 a 6 meses.
  3. Limpe a sujidade acumulada no filtro com recurso a água ou a um aspirador.
  4. Quando estiver muito sujo, lave em água morna com detergente e deixe secar num local protegido da luz solar.
  5. Se a sujidade acumulada no equipamento interior for muito densa, contacte imediatamente a Megaclima.
Para saber mais sobre a nossa assistência em manutenção de ar condicionado, contacte-nos!
Compartilhe o nosso artigo