3 vantagens da Limpeza do Ar Condicionado – Megaclima

Uma máxima no contexto da climatização é a de que a limpeza do ar condicionado é condição impreterível para garantir um funcionamento pleno e um aumento da vida útil do equipamento. Higienizar o seu ar condicionado deve ser uma rotina durante o ano e não deve ser tarefa sua!  

Procurar empresas de limpeza de ar condicionado pode ser uma tarefa chata, nós sabemos. Mas fazer um investimento e depois não ter o retorno expectado e até contribuir para falhas no seu aparelho não é, obviamente, desejável, pois não? Garantir a continuação do seu conforto térmico é transferir esta responsabilidade da limpeza do AC para profissionais experientes, que sabem o que fazem. Já conhece a equipa da Megaclima

A verdade sobre a limpeza do AC 

Devemos mesmo limpar regularmente o nosso ar condicionado ou é só despender dinheiro desnecessariamente? A resposta: É OBRIGATÓRIO limpar o seu AC!  
A sujidade é responsável pela obstrução do sistema de ar condicionado, já que vai entupir a serpentina, gerando acumulação de detritos que vão libertar impurezas para o ar. Um filtro sujo, com pó ou outras substâncias particuladas que são retidas, impede o fluxo normal e constante de ar limpo. O que acontece é que o seu ar condicionado vai começar a esforçar-se para manter a performance, sobreaquecendo e fazendo uso de mais energia para desempenhar o seu trabalho. Resultado: poupar dinheiro na limpeza do seu ar condicionado sai caro! Arrisca ter de fazer reparações e gastar mais eletricidade! 

3 grandes vantagens da Limpeza do AC 

Podemos resumir as vantagens da limpeza do ar condicionado em torno de 3 grandes pilares: 


Garantir o bom funcionamento do equipamento 

Sem o seu ar condicionado a funcionar adequadamente, lá se vai o tão desejado conforto térmico! A sujidade compromete, sem dúvida, esta meta. E mesmo que o seu ar condicionado se esforce mais, o fluxo de ar não será o mesmo. Na sequência da diminuição do fluxo de ar, surge a acumulação de gelo na serpentina, o que vai sobreaquecer o equipamento e pode, obviamente, provocar danos. 


Evitar alergias e doenças respiratórias 

A saúde sempre em primeiro lugar!  
A principal função dos filtros do ar condicionado é reter as partículas de sujidade que pairam no ar, com vista a um ar leve, respirável, saudável. Um filtro sujo é sinónimo de má qualidade do ar, podendo libertar para o ambiente microorganismos (ácaros, bactérias e fungos). Este contexto pode fazer surgir ou contribuir para o agravamento de doenças do foro respiratório, como a rinite, asma, bronquite ou sinusite. Grávidas, bebés ou idosos inserem-se num grupo de risco em que, mais facilmente, podem desenvolver infeções respiratórias. E tenha noção de que não é só de limpeza de filtros que falamos. A limpeza do tabuleiro, das serpentinas, do revestimento e do esgoto também são muito importantes para o bom funcionamento do AC e para a prevenção de problemas do foro respiratório.  

A parceria do ar condicionado com o purificador é uma mais-valia para criar as melhores condições ambientais em sua casa, sem nunca descurar a correta ventilação dos espaços.  


Aumentar o tempo de vida útil do ar condicionado 

Ter a garantia de que o seu ar condicionado funciona de forma adequada começa com uma instalação bem feita, atentando sempre numa assistência e manutenção corretas e atempadas. Se assim for, o seu equipamento irá durar muitos anos e sem problemas! Claro que, com estas preocupações, vale a pena o investimento e, a longo prazo, a sua carteira agradece. A par destas atitudes, há que promover um uso do AC de forma sustentável, tendo em vista o baixo consumo de energia. Conheça as nossas dicas aqui

O que inclui uma limpeza profissional 

Optar por empresas de limpeza de ar condicionado é a atitude certa! Por mais tutoriais que veja e artigos que leia, não há nada mais seguro que o trabalho de um técnico experiente e credenciado. E depois leve em linha de conta, como já referimos acima, que uma limpeza profissional vai muito além dos filtros.  

Uma limpeza profissional abrange as duas unidades do ar condicionado: interior e exterior.  

Unidade interior – evaporadora 

Neste processo, ter-se-á de limpar as partes frontais. Também se fará uma limpeza interior com detergente e produtos antibacterianos específicos. Poder-se-á usar uma bomba e mangueira para criar um sistema de compressão que permite a pulverização contínua do produto no aparelho, garantindo uma limpeza uniforme. Filtros, grelhas, alhetas, dreno, entre outros, são alvo de higienização. 

Unidade exterior  condensadora 

As serpentinas de troca de calor e aberturas do painel da unidade exterior devem ser verificadas periodicamente, para limpar as poeiras, folhas e detritos. Se a serpentina e alhetas estiverem muito sujas, é possível usar ar comprimido ou até mesmo jato de água, com baixa pressão somente ao alcance de técnicos especializados. Trata-se de uma limpeza complexa que se não for efetuada corretamente pode causar danos no equipamento.  

Frequência da limpeza 

De acordo com a utilização, será recomendado um intervalo para limpeza que poderá ir de 15 dias (quinzenal) a 1 ano (anual) passando por mensal, bimensal, trimestral, quadrimestral, semestral, etc… O primeiro passo é agendar com uma das empresas de limpeza de ar condicionado que pesquisou. No dia marcado e à hora certa, o técnico estará à sua porta. A duração da limpeza de ar condicionado pode variar, dependendo do modelo e do estado em que este se encontra. Regra geral, não é menos de uma hora. Trata-se de um processo 100% seguro e sem toxidade. Por outro lado, não se preocupe com sujidades! Esse é um dos cuidados que a Megaclima tem. Quer conhecer os nossos contratos de assistência e manutenção


Não se esqueça de que uma limpeza desadequada implica riscos que não precisa de correr. Como uma higienização profissional, o interior das máquinas, o dreno de condensados, o permutador de calor são abrangidos. É consensual que deverá contratar uma empresa para o efeito. Se houver corrosão e ferrugem, sabe o que fazer? Já pensou que pode ser perigoso. Choques elétricos são um risco! 


Da equipa da Megaclima fazem parte técnicos credenciados, experientes, com longevidade na empresa e em constante formação. Entre em contacto connosco para saber como trabalhamos. Pode ligar-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), enviar-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencher os nossos formulários online.