Preciso de um desumidificador?

Um espaço perfeitamente climatizado não é só a base do conforto térmico mas também condição necessária para que os níveis de humidade estejam controlados e não se veja confrontado com bolores, manchas, bactérias e afins. Então falamos de dois aspetos decisivos que tem de ser controlados para conseguir uma climatização sem falhas: a temperatura e a humidade relativa. É nesta equação que entra o desumidificador.

Temperatura e humidade

Retenha esta informação: o nível de conforto térmico para as pessoas implica uma temperatura ambiente de 20 a 22ºC, combinada com um nível de humidade relativa que se situa entre os 40% e os 60%. Sabia que, aos 70% de humidade, estão criadas as condições para começar a formar-se bolor? Fique atento aos sinais! Os primeiros “sintomas” podem ser a roupa sempre húmida, odores desagradáveis, manchas… Se o nível de humidade não for controlado, e tendo também em conta a estação do ano e as condições exteriores, as suas flutuações são significativas e, sem ajuda, não se conseguem atingir os níveis ideais. Um desumidificador vai, com toda a certeza, ajudá-lo.

Tipos de Desumidificação

Antes de mais, há que clarificar que o aquecimento não entra nesta temática. Ao aquecer um espaço, ao princípio, poder-se-á notar uma diminuição dos níveis de humidade. Todavia, à medida que o ambiente se torna mais quente, mais serão as superfícies frias onde acumular-se-á a condensação. Não há dúvidas, aquecer não é um método de desumidificação. Precisa mesmo da ajuda de um desumidificador!

Por condensação

Segundo o princípio da condensação, há a transformação do estado gasoso para o estado líquido.

Nos desumidificadores por condensação, o ar entra no equipamento e com a ajuda do ventilador o vapor de água entra em contacto com a superfície fria de uma serpentina, caindo sobre a forma de gotas de água para um depósito.

Por adsorção

Um desumidificador por processo de adsorção tem como base o dessecante. Os dessecantes são sólidos que retiram humidade do ar. A maior parte deles são sólidos muito porosos, com poros minúsculos. A humidade condensa nesses poros, ficando retida. Por exemplo, Sílica-gel é um dessecante. Apesar do nome, não é um gel. Tem a aparência de cristais brancos, muito porosos, e são capazes de adsorver até 30% do seu peso em água. Este dessecante reveste os motores de vários modelos de desumidificadores. O ar é aspirado e conduzido pelo motor dessecante onde a humidade irá ser removida através do processo de adsorção.

Uma vez que os vários modelos de desumidificador são equipados com um higróstato, o ciclo de desumidificação por condensação ou adsorção reinicia-se sempre que o nível de humidade se altere.

Para além dos tipos de desumidificação, há outros aspetos a ter em conta quando decidir comprar um desumidificador. Por isso, esclareça todas as dúvidas connosco. Nós temos a informação de que precisa… E o equipamento também!

Entre em contacto connosco! Mande-nos um email para geral@megaclima.pt, ligue-nos para o número 219253300 ou faça-nos uma visita! Aqui está a nossa morada. Esperamos por si!