Vem aí o frio! Está preparado?

Não é só impressão sua! Cenários climáticos com temperaturas extremas são cada vez mais comuns. E quando o frio e o calor chegam em ondas que fazem apontar os termómetros para os limites, há que tomar medidas de precaução. Roupas, hidratação suficiente, isolamento térmico de habitações e controlo da saúde fazem parte das ações recomendadas. Escolher um sistema de climatização torna-se palavra de ordem!

O que caracteriza uma onda de frio?

Ondas de frio e temperaturas muito baixas são fenómenos climáticos caracterizados por uma queda significativa e prolongada na temperatura. Essas condições climáticas extremas podem ocorrer em diferentes regiões do mundo e têm impactos significativos na vida quotidiana, na saúde, na agricultura e no meio ambiente. O frio extremo geralmente ocorre em regiões árticas, subárticas ou durante os meses de inverno em muitas partes do mundo.

Mas, quando os valores extremos se situam em -30°C, -40°C ou até em -50ºC, começamos a tomar consciência que a instabilidade climática é cada vez maior.

Termómetros descem aos -53ºC em cidade chinesa
 
Numa notícia do início do ano, o JN relata: “Numa reportagem da estação televisiva chinesa CCTV, na qual é possível ver imagens da cidade completamente pintada de branco, o frio intenso é percetível através do momento em que um ovo aberto numa pá congela em poucos segundos. Já antes do fim de semana, as temperaturas estavam nos -50º, não estando prevista uma subida nos próximos dias.”

Em Portugal, a frequência de ocorrência de ondas de frio tem diminuído significativamente nos últimos 35 anos. O mesmo não podemos dizer das ondas de calor.

Em sua casa, no seu trabalho, nos locais onde passa mais tempo, é possível ter a temperatura certa a qualquer altura do ano! Investir em climatização é a escolha certa para garantir conforto térmico. Saiba mais aqui.

O frio e a sua saúde

Quando falamos de situações de extremos, com calor ou frio, a sua saúde pode ser sempre fragilizada. Como estamos a refletir sobre o contexto de uma onda de frio, há que salientar que temperaturas muito baixas podem representar um risco para a saúde, especialmente para os mais vulneráveis, como idosos, crianças ou pessoas com condições médicas preexistentes. Problemas de saúde relacionados com o frio podem incluir:

Hipotermia: A exposição prolongada a temperaturas extremamente baixas pode levar à hipotermia, uma condição em que a temperatura central do corpo diminui a níveis muito perigosos. A hipotermia pode causar confusão mental, fala arrastada, dificuldade de movimento, perda de coordenação e, em casos graves, levar à falha de órgãos e até mesmo à morte.

Lesões por congelamento: O frio extremo pode causar lesões nos tecidos expostos do corpo devido ao congelamento. As extremidades, como dedos das mãos e dos pés, orelhas e nariz, são especialmente vulneráveis. As lesões por congelamento podem variar de queimaduras superficiais a danos mais graves nos tecidos, resultando em necrose e amputação.

Agravamento de condições médicas existentes: O frio extremo pode agravar condições médicas pré-existentes, como doenças cardiovasculares, asma, doenças respiratórias e artrite. As temperaturas frias podem aumentar a pressão arterial, causar bronco-constrição e piorar a dor e a rigidez nas articulações.

Doenças respiratórias: O frio intenso pode irritar as vias respiratórias, aumentando o risco de infeções respiratórias, como gripes, constipações e bronquite. Além disso, ambientes frios e secos podem facilitar a propagação de vírus e bactérias.

Risco de quedas e acidentes: Superfícies geladas e escorregadias podem aumentar o risco de quedas e acidentes, o que pode levar a lesões graves, como fraturas ósseas e traumatismos cranianos.

Com estes exemplos de como o frio pode ser prejudicial à saúde e bem-estar, ainda hesita quando exaltamos a importância da climatização e de, como por exemplo, um ar condicionado pode ser o seu grande aliado nos invernos rigorosos?

Ar Condicionado ou Aquecimento Central?

Quando a onda de frio é o tema, esta é sempre uma das perguntas mais frequentes!

Expliquemos aqui algumas diferenças que podem esclarecer dúvidas na hora da compra.

Aquecimento Central

O aquecimento central permite um aquecimento mais uniforme e homogéneo em toda a casa. O sistema pode ser impulsionado através do piso radiante ou de vários emissores de calor espalhados pelas assoalhadas.

O sistema de aquecimento central pode ser alimentado por várias fontes de energia, desde o gás, a eletricidade ao gasóleo. A água é aquecida e, ao percorrer o circuito, vai libertando calor.

Não há dúvidas que é um sistema silencioso e muito confortável para fazer frente ao frio de inverno. Mas tem de avaliar se este vale mesmo a pena em matéria de versatilidade e tendo em conta os custos com o consumo de energia. Por outro lado, e sobretudo se não possuir instalação de raiz, considere a dificuldade e o investimento em instalar todo um sistema de aquecimento central.

Ar condicionado

O ar condicionado é um equipamento com natureza multifuncional. À medida que a tecnologia evolui (tão rapidamente) esta é, sem dúvida, a sua principal vantagem. Não se trata apenas de arrefecer ou aquecer. Os modelos de AC que encontramos no mercado são sistemas de climatização integrados!

Consegue perceber como esta multifuncionalidade por ser tão benéfica para o seu espaço? Portátil, multisplit, mural, consola teto chão, cassete… Os tipos de equipamento ao seu dispor são vários e, facilmente, consegue chegar à melhor solução para satisfazer as suas necessidades!

Mas esta pode ser uma procura um pouco desgastante porque a oferta é muita e são vários os aspetos a ter em conta, desde a potência à eficiência, desde o nível de ruído ao tamanho. É um processo em que deve ter a melhor ajuda para não fazer uma compra precipitada.

Já conhece a Megaclima?

A experiência de cerca de 30 anos e o prestígio da Megaclima edificam a confiança e satisfação que damos, todos os dias, aos nossos clientes. Garantimos uma compra segura e um serviço de pós-venda completo, sempre com a certificação e a qualidade técnica ao mais alto nível. Os quadros técnicos são de longevidade na empresa, têm formação contínua, são certificados pelo ministério do ambiente e possuem um nível de competência e educação acima da média.

Consulte o que os nossos clientes dizem sobre nós aqui. Entretanto, esperamos pelo seu contacto. O nosso número é o 219 253 300, o email é geral@megaclima.pt e pode optar por preencher os nossos formulários online!