A importância da renovação de ar industrial

É fundamental possuir um sistema de renovação de ar industrial eficiente. Só assim poder-se-á fazer um controlo efetivo de concentração de contaminantes e poluentes. Além de assegurar a qualidade do ar, por outro lado, vai proporcionar conforto térmico, o que impacta diretamente a produtividade dos colaboradores. Há equipamentos de exaustão que cumprem excelentes resultados neste enquadramento, mas qualquer renovação de ar começa numa boa ventilação.

Ventilação natural

A ventilação natural pode ser muito eficaz na renovação de ar industrial. Fazer passar simplesmente uma corrente de ar exterior, não contaminada ou poluída, pelo interior do ambiente vai, certamente, diminuir a concentração do contaminante/poluente a uma taxa aceitável pelo organismo humano.

Sabe o que é a taxa de renovação do ar?

A taxa de renovação do ar é dada pela seguinte fórmula:

T = Q/V

Q é a vazão em metros cúbicos por segundo, V o volume em metros cúbicos e T a taxa de renovação do ar. Simplificando, a taxa de renovação do ar está associada ao número de vezes que um determinado volume de ar é totalmente trocado num dado intervalo de tempo.

Essa taxa é indicada em trocas/hora, ou seja, o número de vezes que o volume de ar de um ambiente é inteiramente trocado a cada hora. Esse é o parâmetro mais importante para calcular as aberturas necessárias para manter o conforto térmico e a qualidade do ar em ambientes internos. Conheça aqui a tabela de renovações de ar adequadas a cada contexto.

Com um bom sistema de ventilação, pode evitar:

Alergias e irritabilidade da pele;
Problemas respiratórios;
Propagação de doenças transmissíveis pelo ar, como gripe por exemplo;
Acumulação de mofo e poeira nos equipamentos;
Máquinas permanentemente aquecidas;
Deterioração mais rápida de infraestruturas

É certo que ventilação não traz benefícios apenas para as pessoas que trabalham na indústria, os equipamentos e a infraestrutura dos edifícios também ficam menos vulneráveis. A renovação de ar industrial pela ventilação natural é uma opção muito sustentável do ponto de vista energético e do investimento financeiro, mas é sempre bom ter a ajuda de equipamentos de ventilação mecânica. Exaustores centrífugos, murais ou tubulares podem ser a solução para a sua indústria!

Por que não contacta a Megaclima e conhece as melhores soluções à medida das suas necessidades? A nossa equipa de suporte ao cliente dar-lhe-á o melhor aconselhamento!

Basta ligar-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional). Se preferir, explique-nos tudo num email para geral@megaclima.pt .