A instalação do exaustor

A instalação de um exaustor pode sofrer alterações consoante o espaço. Já sabemos que existem exaustores de aplicação doméstica e industrial. Instalar exaustores é a melhor maneira de ter um ar renovado, limpo e ventilar o seu ambiente. Em nossas casas, as principais zonas de instalação de um exaustor são a casa de banho e a cozinha.

Exaustor na Cozinha

O exaustor nesta parte da casa está associado à eliminação do fumo, todavia também funciona ao eliminar maus odores e ao diminuir humidade e gordura dos alimentos que se vão acumulando. Ao cozinhar, todos os fumos e vapores acumulam-se sobre as superfícies e a sujidade vai aumentando. Um exaustor vai ajudar a evitar que isto aconteça.

Aqui, os sistemas de exaustão baseiam-se no princípio da aspiração. Mas podemos ir mais longe e falar sobre a evacuação que transporta o ar da cozinha para o exterior, passando por um filtro que o purifica. Por outro lado, existe a recirculação que devolve o ar limpo à cozinha sem o expelir para o exterior, por um processo de ultrafiltragem.

Exaustor na Casa de Banho

A casa de banho é, sem dúvida, a zona mais atingida pela humidade. Sem um sistema de exaustão correto, muito rapidamente, verá o bolor a acumular-se nas juntas, cantos e a aparecer no teto da sua casa de banho. Pode escolher entre os exaustores axiais e centrífugos quando de trata de escolher um exaustor para esta divisão da casa. A diferença está sobretudo na potência. Os exaustores centrífugos são mais potentes do que os axiais e adaptam-se a instalações em que as condutas de evacuação são mais longas (até 50 m).

Exaustor Industrial

No contexto industrial, a função do exaustor vai mais além e o objetivo concretiza-se num ar livre de poluentes e contaminantes, sem riscos para os trabalhadores, equipamentos e para os próprios recintos e infraestruturas.

Exaustor, como instalar?

– O 1º passo é comprar o seu exaustor. Quer se trate de uma necessidade doméstica ou industrial, a Megaclima dar-lhe-á os conselhos certos e tem o melhor equipamento à sua disposição. Conheça a nossa página dedicada à exaustão e ventilação aqui! Para além da compra, quando falamos da instalação é fundamental deixá-la nas mãos de profissionais.

– Há que analisar o local de instalação: identificar problemas e evitar falhas é essencial. Se quiser um exaustor de parede, por exemplo, o técnico deverá verificar se existe algum cano a passar no local ou se a parede está apta para ser furada, entre outros aspetos.

– Quando falamos da instalação propriamente dita, reforçamos a ideia de contratar uma empresa especializada. Como pôde ler acima, podem ocorrer diversos problemas se não houver uma boa análise do local. Porquê correr riscos? Não se preocupe, a instalação é rápida e depende da quantidade de exaustores e dos modelos escolhidos.

Exaustor, como instalar? Deixe esse trabalho para a Megaclima! Entre em contacto connosco! O nosso número é o 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) e o nosso email é geral@megaclima.pt .