A limpeza do ar condicionado é essencial

Não podia ser mais acertado o título deste artigo! É tão simples como saber que um ar condicionado limpo consome menos energia e é mais eficiente. Cuide do seu equipamento de ar condicionado e marque já uma manutenção preventiva, onde a limpeza é uma das protagonistas! Uma a duas vezes por ano é o ideal conforme o seu caso. Agora, só falta escolher entre as várias empresas de limpeza de ar condicionado. Nós vamos ajudá-lo!

Porquê uma empresa especializada?

Se o seu aparelho de ar condicionado não for limpo, pode acumular bactérias, fungos e vírus que causam diversos problemas de saúde, nomeadamente o agravamento de sintomas de quem tem alergias respiratórias. O objetivo de uma limpeza corretamente feita é o de garantir a boa qualidade do ar interior, levando em conta os padrões de temperatura, humidade, velocidade e taxa de renovação de ar, bem como o seu grau de pureza.

Se falamos do ar condicionado doméstico, na maior parte dos casos, a limpeza do filtro de ar pode ser suficiente. Se formos mais além e tivermos em conta os equipamentos com um funcionamento comercial, contínuo e mais exigente, far-se-á uma limpeza também às tubagens e serpentinas, por exemplo. As empresas de limpeza de ar condicionado facilmente farão um diagnóstico. Basta uma mera observação para verificar se a quantidade de poeiras e sujidade está a interferir no funcionamento da máquina, gerando odores, fugas ou até mesmo performance reduzida.

Como se acumula a sujidade e contaminantes?

– O filtro de ar retém parte da sujidade que está presente no ar do ambiente, tais como: poluição, bactérias, ácaros, poeiras, produtos contaminantes, entre outros;

– O ar do ambiente entra em contacto com a serpentina. A sujidade acumulada e a humidade no interior do aparelho criam as condições perfeitas para que se formem colónias de fungos, ácaros e bactérias;

– A água gerada pelo processo de climatização é despejada através da drenagem de condensados. Mas há água que fica parada na bandeja, criando um ambiente propício a proliferação de bactérias, mofo, lodo, fungos, etc.

Uma limpeza desadequada implica riscos

Por mais vídeos que veja e tutoriais que leia, esta é uma tarefa para profissionais. Um trabalho rápido, limpo e adequado só pode ser assegurado por técnicos formados e experientes. Se optar pela opção mais barata ou por fazer você mesmo, há riscos que corre. Existem regras específicas para uma correta limpeza do ar condicionado. E não estamos apenas a falar da unidade interior. A unidade exterior também exige, obviamente, limpeza e manutenção. Há que limpar o interior das máquinas, o dreno de condensados, o permutador de calor… Pode haver corrosão e ferrugem, sabe o que fazer? Já pensou que pode ser perigoso. Choques elétricos são um risco!

A Megaclima sabe como limpar o seu ar condicionado! Ligue-nos para número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt e agendamos no melhor dia para si.