O ar condicionado faz parte da decoração!

O ar condicionado na decoração da casa é cada vez mais importante e existem ótimas ideias para seguir esta máxima.

Não pensa assim? Ainda tem a opinião de que o ar condicionado é um equipamento sem qualquer design ou estética que não cria ambiente e harmonia? Ponha essa ideia de lado! O ar condicionado na decoração da sua casa pode até ter um destaque cheio de elegância. Ora, leia este artigo e saiba mais.

Criar harmonia entre o ar condicionado e a sua casa

Criar conforto térmico, no inverno ou no verão, não significa prescindir do bom gosto e decoração com classe em sua casa. É possível criar sintonia entre este equipamento de climatização e o ambiente da sua casa. Basta seguir alguns passos e conhecer uns truques. Não há porquê abandonar o conforto que somente um ar condicionado pode proporcionar. Integre o ar condicionado na decoração da sua casa!

A escolha do local de instalação

É claro que um local de instalação do ar condicionado não pode ser feito apenas tendo em conta o seu desejo de estética e decoração apurada. Existem aspetos que não podem ser descurados. Escondê-lo para que não fique no ângulo de visão não é boa escolha. O ar condicionado precisa de ser montado num local fresco e bem ventilado. As paredes com forte exposição solar, por exemplo, não são boa ideia! Livre do calor e do ar concentrado, o seu ar condicionado funcionará muito melhor e terá uma maior durabilidade. Mas, atenção! Como dissemos acima, há alguns truques que pode fazer. Um ar condicionado colocado simetricamente por cima de um quadro com impacto, fica muito mais despercebido. Pode também optar por um móvel ripado feito à medida. É muito importante que o interior do móvel seja bem ventilado e com espaço, para não haver obstrução do ar. E não ficamos por aqui…

Ideia: camuflar o ar condicionado!

Imagine uma estante sem fundo ou uma prateleira. A par de outros objetos, consegue integrar o aparelho de ar condicionado, como se ele próprio fosse um elemento decorativo.

Mas não se esqueça de que é sempre necessário uma folga de espaço, para que nenhuma entrada ou saída de ar seja obstruída ou prejudicada.

E por que não disfarçar o ar condicionado na parede?

Sem móveis, estantes e prateleiras à mistura, também é possível disfarçar o ar condicionado na parede, basta usar a mesma cor! Já lhe falamos de que existem modelos em diferentes cores, o que possibilitar uma maior versatilidade em termos de harmonia estética. Imagine o Kirigamine Zen, da Mitsubishi Electric, numa parede preta.

Não é assim tão difícil enquadrar o ar condicionado na decoração da casa, pois não?

E as unidades exteriores?

Quando falamos das unidades exteriores neste contexto, o tema em destaque é o de como escondê-las. Numa varanda, num terraço, entre outros, uma unidade exterior de ar condicionado, para além de ocupar espaço, não é propriamente um elemento estético.

Como sabe nos modelos split, a unidade exterior ou condensadora, é responsável por receber o fluido refrigerante que vem da evaporadora (unidade interior) em estado gasoso de baixa pressão que é enviado ao compressor. O fluido depois de comprimido pelo compressor passa pelo trocador de calor da condensadora onde é arrefecido e se torna líquido, ou seja, este condensa. O fluido sai da unidade condensadora em estado líquido e a alta pressão e segue até a evaporadora.


Mas voltando ao tema de que este artigo é alvo, a importância do ar condicionado na decoração da casa e de, neste caso, como esconder a unidade exterior. Nos apartamentos mais recentes, já existe até a chamada varanda técnica, local perfeito e sem muita visibilidade para estes equipamentos. Mas, não havendo este espaço, há que usar a imaginação. Poderá, por exemplo, criar uma caixa de madeira para o efeito e depois poderá aproveitar essa caixa de várias maneiras: como mesinha lateral, como banco e até criar uma floreira na frente da caixa.

ar-condicionado-na-decoracao-0506

Todavia há importantes cuidados a ter em conta! A unidade condensadora precisa de um espaço arejado, com bastante ventilação! A solução de ripas pode ser adequada, mas o melhor mesmo é confirmar antes com os especialistas se é possível colocar esse método em prática. Pergunte à Megaclima!

A importância do design para as marcas

A necessidade e exigência de estética e design no desenvolvimento dos equipamentos de ar condicionado são transversais a todas as marcas. Todavia, queremos ressaltar algumas que se destacam pela inovação neste mesmo contexto. Tal como a própria marca refere, o modelo Stylish, da Daikin, “é a mais recente unidade de ar condicionado mural com um design totalmente novo e características únicas. Atualmente, a maioria dos consumidores procura um sistema de ar condicionado que combine o melhor do desempenho e do design.”(…) “Disponível na cor branco mate e com as suas dimensões reduzidas, 798 (l) x 189 (p) x 295 (a) mm, é a unidade de interior mais fina e compacta do seu segmento de mercado. Quando definido no modo de funcionamento, o painel de cobertura move-se paralelamente ao corpo e integra-se na perfeição no design de qualquer divisão. Esta função melhora a eficiência da unidade, mantendo o seu visual discreto e elegante. Os cantos arredondados reforçam a estética geral da unidade.” Conheça melhor este modelo aqui.


E por falar em estética e design, é impossível deixar de lado os modelos de ar condicionado LG. A gama LG ArtCool é um dos melhores exemplos da cada vez mais consensual importância do ar condicionado na decoração da casa. É a própria marca que afirma “o equipamento Artcool da LG foi desenvolvido para estar em harmonia com o interior da sua casa. O seu espelho frontal reflete o ambiente circundante para dar ênfase ao interior, proporcionando uma beleza intemporal através do material.” E nós concordamos!

Na Megaclima estamos sempre preparados para responder às suas dúvidas e para ajudar os nossos clientes da melhor maneira! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online. Esperamos pelo seu contacto!