O que é a função swing do ar condicionado?

A função swing do ar condicionado é uma entre várias. Missão: distribuir uniformemente o ar! Mais a seguir…

Estando a inovação e tecnologia no centro de qualquer segmento de mercado, de cada serviço e de cada equipamento, a climatização segue esta tendência. E, como consequência, abordar o ar condicionado com o desenvolvimento em mente, na pesquisa de sistemas e funções que cumpram as exigências e satisfaçam as necessidades do público é o caminho que se elege.

As várias funções do ar condicionado

O que as diversas funções do seu ar condicionado permitem é ter um controlo efetivo sobre este, facilitando a sua vida e otimizando o seu uso. Na realidade, é saber que o conforto térmico está ao seu alcance, com uma simples escolha. Existem aquelas que podemos designar como funções primárias, as principais ou mais comuns, que estão presentes em todos os modelos de ar condicionado, e as extras que já vão exigir mais investimento e que, muitas vezes, são exclusivas de marcas reconhecidas.

Funções principais

A função swing do ar condicionado encontra-se entre as principais. Comecemos pelo básico:

– O On/Off tem a função de ligar e desligar o equipamento.

– O Mode (modo) é a forma que tem para selecionar as funções desejadas.

– O Modo AUTO (Automático) deixa o espaço com uma temperatura ambiente automaticamente. A velocidade e a temperatura da ventilação são ajustadas automaticamente, em função da temperatura que foi detetada no local.

– No Modo Fan (de ventilação), o ar condicionado assume a função ventilador, sem modificar a temperatura ambiente, apenas promovendo a circulação do ar. Esta função é ótima se o seu objetivo for arejar e/ou renovar o ar da sua casa.

– Os Modos de aquecimento e arrefecimento são, obviamente, os protagonistas.

E a função swing do ar condicionado?
Atualmente, é muito raro não encontrar a função swing no ar condicionado, seja qual for o modelo ou marca. Esta função permite dar movimento às aletas do equipamento, que são responsáveis por direcionar o fluxo de ar no espaço. O objetivo é uma climatização uniforme, distribuindo o ar climatizado por todo o ambiente. Para espaços frequentados por muitas pessoas é especialmente importante, permitindo que estas usufruam da climatização com o mesmo nível de eficiência.

Destacamos ainda:

– A função de autolimpeza: com esta função, o ar condicionado diminui a acumulação de poeiras e sujidade, aumentando a qualidade do ar ambiente, deixando-o mais limpo e saudável. Com a finalidade de eliminar as impurezas no ar condicionado, não descarta a necessidade realizar a manutenção periódica e a limpeza do filtro. Vale a pena referir que a parceria entre o ar condicionado e o purificador é a solução ideal para conseguir o mais elevado grau de pureza do ar que respira em casa ou no trabalho.

– Função Timer: com esta função, é possível programar o equipamento para ligar e desligar, quando quiser. À noite, por exemplo, não se preocupe se adormecer. Basta programar o ar condicionado e este desliga-se automaticamente no horário pretendido.

– A função Sleep é muito importante para um sono profundo e saudável. Quando acionada, esta função permite baixar a temperatura até que fique favorável para o relaxamento. Ao fim de algum tempo e de forma gradual, a temperatura do seu aparelho aumenta, continuando a favorecer o relaxamento do seu corpo e a permitir que tenha um sono profundo. Por outro lado, há um controlo constante da temperatura para que o acordar seja também num ambiente devidamente climatizado.

– A Função Dry ou de desumidificação é também comum nos ares condicionados atuais. No sentido de otimizar a capacidade de desumidificação, o ar condicionado pode funcionar a uma temperatura inferior ou superior à temperatura configurada, isso acontecerá conforme a necessidade. Para garantir uma desumidificação plena e de acordo com as necessidades do espaço, nada melhor do que optar pela parceria ar condicionado/desumidificador.

Como ativar a função SWING

O comando para ativar a função Swing é feito através de um botão específico no respetivo controlo remoto.

Regra geral, no controlo remoto, a função Swing é representada pelo desenho de tracinhos na horizontal, dando a ideia do fluxo de ar produzido pelo ar condicionado ou então pela própria palavra “SWING” escrita no botão.

Ao pressionar este botão, as aletas começam a movimentar-se, distribuindo o ar uniformemente. Clique no botão até chegar ao modo de distribuição de ar que pretende. À medida que pressiona o botão do Swing, são apresentados os diferentes movimentos das aletas.

As funções do ar condicionado e a tecnologia de vanguarda

A pesquisa e desenvolvimento são transversais a qualquer setor da nossa economia, da nossa vida. As marcas de climatização tentam criar a diferenciação também seguindo o caminho da tecnologia cada vez mais apurada. Damos-lhe aqui alguns exemplos:

Conhece a função Siga-me de certos modelos? A função Siga-me permite que a temperatura previamente escolhida seja ajustada de forma automática para o local onde o controlo remoto está localizado.

Isso acontece porque o controlo remoto tem um termóstato, que é responsável pela avaliação da temperatura do espaço. Basta manter o controlo remoto por perto, para a sua temperatura ideal acompanhá-lo, de espaço para espaço.

Outra função cada vez mais tecnologicamente avançada é a de purificação. Existem modelos que, com o sistema de ionização, reduzem em até 99,9% as bactérias presentes no ar do ambiente em até 60 minutos. Uma verdadeira esterilização do ar que respira! Pergunte-nos mais!

Sabia que…
Existem marcas que estão a trabalhar numa espécie de ar condicionado pessoal? Trata-se de um pequeno dispositivo portátil – aproximadamente do tamanho de um rato de computador – que se esconde numa camisola interior e funciona como um ar condicionado ou um aquecedor pessoal em miniatura. A temperatura é controlada através de uma aplicação no telemóvel, disponível para aparelhos Android ou iOS.

A Megaclima está aqui para ajudá-lo a conhecer as diferentes marcas e modelos de ar condicionado. Basta ligar-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), enviar-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencher o nosso formulário online. Estamos à espera do seu contacto!