Ar condicionado na primavera

Já em plena primavera, quando o tempo ainda é instável, há algo que não faz exceção. A natureza floresce, os ânimos recuperam e, além das temperaturas, a humidade do ar também começa a elevar os seus índices gradativamente.

Ao mesmo tempo, assistimos à concentração de pólen no ar que aumenta em função da atividade dos insetos. Assim, pessoas que tem tendência a alergias e problemas respiratórios como rinite, asma, bronquite ou febre do feno ficam mais sensíveis às crises alérgicas. Se tiver em conta alguns cuidados com a climatização de ambientes e com o tratamento do ar é possível usufruir da estação das flores na sua plenitude. O ar condicionado na primavera também pode ajudar!

A importância do filtro do ar condicionado

O filtro do ar condicionado é um dos componentes mais importantes do aparelho e também um dos que devemos ter mais atenção. Nos equipamentos murais, os filtros mais usados são do tipo Hepa e Carvão Ativo, variando conforme o modelo e marca.

Os filtros Hepa são considerados os mais eficientes. A eficiência mínima bate na casa dos 99,97%, para partículas de 0,3 mícron. Este tipo de filtro teve a sua produção associada aos processos de filtragem química, biológica e radiológica para uso pelas forças armadas dos Estados Unidos. Gradualmente, o seu uso foi sendo generalizado em diferentes tipos de equipamentos, desde o ar condicionado até aos aspiradores.

Quanto aos filtros de Carvão Ativado, estes podes absorver de um ambiente os odores contaminantes, como o de cigarro, gordura ou até mesmo os corporais. Este tipo de filtro é construído com carcaça em chapa de aço galvanizado, com módulo filtrante de carvão ativado. O filtro de carvão ativado não pode ser limpo, nem lavado, ele é praticamente descartável.

A purificação do ar

Como já tivemos a a oportunidade de explicar, existem diferentes modelos de ar condicionado que possuem o modo de purificação do ar. Mas, se nesta primavera, ainda não estiver preparado para investir num equipamento de ar condicionado, não se preocupe, porque há outras soluções:

– Faça um investimento menor e adquira um purificador de ar e/ou humidificador. Estes esterilizam e hidratam o ar, retendo partículas suspensas no ambiente, como o caso do pólen, microorganismos e poluição;

– Prefira o final da tarde ou depois da chuva, para sair à rua, quando a contagem do pólen é baixa;

– Mantenha os forros de cama, roupas e quartos sempre limpos e arejados e, preferencialmente, sem tapetes.

É inevitável, a primavera também não escapa à importância das funcionalidades do ar condicionado! A Megaclima tem uma montra variada de equipamentos, que primam pela qualidade e bom preço. À distância de um telefonema para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou de um email para geral@megaclima.pt , pode garantir o seu bem-estar, sem espirros à mistura!