Quais os materiais de instalação de ar condicionado?

Esta é uma pergunta para os profissionais da área de climatização. Como já dissemos, a instalação de um equipamento de ar condicionado requer experiência, conhecimento e técnica. A par de um técnico credenciado e profissional, as ferramentas e materiais de instalação de ar condicionado também são exigências com critérios. E nunca se esqueça, uma adequada instalação é a base da eficiência e economia do ar condicionado. Não quer recuperar o seu investimento? Pois, o primeiro passo é mesmo esse, uma correta instalação!

Instalação por profissionais

Na hora de instalar o seu ar condicionado, há que optar pelo caminho mais seguro: escolher uma empresa/técnico especializado para o fazer. Só assim evitará erros que depois sair-lhe-ão caros. Eis alguns exemplos:

– O primeiro erro que compromete a instalação do ar condicionado está relacionado com cálculo mal feito da potência (medida em BTUs) necessária para a melhor climatização do espaço. A Megaclima começa por fazer um correto cálculo, tendo em conta todas as variantes necessárias. Já conhece as nossas aplicações para o mais fidedigno cálculo térmico? Basta ir ao nosso site e fazer o download na App Store da Apple ou na Google Play!

– A escolha do local onde deve instalar o ar condicionado é fundamental. E pode ser considerado como um dos principais erros na instalação de ar condicionado, pois quando isso acontece, os aparelhos não conseguem ter sua eficiência maximizada.

– Não verificar se há fugas do gás refrigerante também é um erro crasso! O aparelho pode até funcionar normalmente, mas seu rendimento vai piorando gradualmente.

– O teste de vácuo é um procedimento exigido por lei, mas mesmo assim há muitos profissionais que não o fazem. O vácuo é responsável pela limpeza da tubagem, removendo os gases não condensáveis e a humidade.

Ferramentas e materiais de instalação de ar condicionado

Para ter uma noção básica das ferramentas e materiais de instalação de ar condicionado, veja a lista abaixo:

– Tubos em cobre ou alumínio (também chamado de tubagem frigorífica), com bitolas e espessuras adequadas à carga térmica especificadas no equipamento;
– Tubos de isolamento térmico;
– Tubos para drenagem da água ligados à rede pluvial do imóvel (residência ou empresa);
– Fiação elétrica com cabos dimensionados conforme a carga térmica do ar condicionado;
– Disjuntor exclusivo para cada ar condicionado.

Quanto a ferramentas:

Multímetro, alicate de crimpagem, universal e de corte, amperímetro, termómetro digital, conjunto de curvadores e aborcardadores, cilindro de recolha, bomba de vácuo, manómetros e manómetro de vácuo, balança de carga de gás… Entre muitos outros! É uma lista exaustiva que deve ser manuseada por quem sabe!

Por que não pergunta à Megaclima qual o preço da instalação do ar condicionado? Se quiser também podemos vender-lhe o melhor ar condicionado e estamos perfeitamente preparados para qualquer assistência e manutenção! Ligue-nos o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt .