Há falta de oxigénio com o aquecimento?

Há muito que se ouve que o aquecimento de um espaço pode diminuir os seus níveis de oxigénio. Mito ou verdade?

É esta e outras frases que lemos ou que ouvimos no quotidiano, quando o frio já não está tão longe e começamos a planear porque sabemos que vamos sentir necessidade de ter um maior conforto nos espaços que frequentamos. A questão coloca-se, sobretudo, no momento da compra, quando pretendemos as respostas às nossas dúvidas, na tentativa de conseguir o melhor equipamento. O ar condicionado queima oxigénio?

Mito ou verdade? Saiba antes de comprar!

Quanto à falta de oxigénio, já lá vamos. Existem outras questões que também queremos e devemos esclarecer e sobre as quais não deve ter dúvidas quando comprar o seu ar condicionado.

O ar condicionado prejudica a saúde?

MITO. Eis uma falsa declaração sobre o ar condicionado. Além de não prejudicar a saúde, o ar condicionado utiliza tecnologias de filtragem que permitem uma melhor qualidade do ar que respiramos. Se tal fosse verdade, que sentido faria usar ares condicionados em hospitais, lares de idosos e outras instituições de saúde? Tenha, no entanto, bem claro que a limpeza e manutenção do equipamento deve ser bem feita e dentro dos timings certos, para que a performance e os benefícios do ar condicionado sejam os melhores. Esteja atento e veja se é preciso proceder a uma limpeza. A Megaclima pode ajudá-lo!

O nível de temperatura interfere no consumo de energia?

VERDADE. Por lógica, entende-se que estabelecer as temperaturas nos valores mínimos ou máximos vai exigir mais esforço do ar condicionado e consumir mais energia. Quanto maior a diferença entre a temperatura existente e a desejada, maior o trabalho do compressor. Todavia, com a tecnologia inverter, esta trata-se de uma “falsa” questão.

Tecnologia Inverter O ar condicionado inverter, representado a verde na figura, é um circuito inteligente de climatização que permite manter a temperatura constante, evitando picos de energia. O fluxo de ar é mais suave e contínuo. Com o grande objetivo de eficiência energética, pode haver poupança no consumo mensal de energia na ordem dos 60%, consoante marcas e modelos. Por outro lado, e uma vez que o compressor funciona em baixa rotação, o nível de ruído é menor, proporcionando um maior conforto no ambiente.

O ar condicionado faz muito barulho?

MITO. A própria tecnologia Inverter vai também contribuir para diminuir o som do funcionamento do ar condicionado. Por outro lado, os modelos atuais no mercado são cada vez mais silenciosos, para além de possuírem a função “Silencioso”. Acionando o modo Silencioso, o fluxo de ar da unidade interna é reduzido, fazendo com que os ruídos também diminuam. Sendo assim, é muito mais provável que os ruídos externos, como o trânsito ou a movimentação urbana, sejam mais percetíveis do que o barulho causado pelo aparelho.

O ar condicionado queima oxigénio?

MITO. Chegámos à questão que dá tema a este texto. É importante percebermos o seguinte:

Existem, de facto, aparelhos que funcionam com combustão de gases. Quando há combustão de gases em chamas de aquecedores ocorre uma reação química do oxigénio com o combustível, resultando na produção de outros gases tais como dióxido de carbono ou monóxido de carbono. Estes equipamentos de combustão e até as próprias lareiras podem influenciar os níveis de oxigénio no ar.

O mesmo pode acontecer com os equipamentos com resistências elétricas?

VERDADE. Os aquecedores elétricos são equipamentos de médio e pequeno porte que funcionam aquecendo um filamento ao ponto de deixá-lo incandescente. Isso emite calor no espaço circundante. Por se tratar de um material incandescente, as moléculas de oxigénio que entram em contacto com a superfície sobreaquecida do filamento iniciam um processo de combustão, alimentando o calor, mas diminuindo o nível de oxigénio no ar do ambiente. Agora, consegue aferir o porquê de se alertar sempre para não ligar este tipo de aparelhos em lugares muito fechados.

Com o ar condicionado isto não se verifica. E porquê?

O ar condicionado no modo aquecimento não consome oxigénio. Ao aquecer, o ar condicionado produz calor através de um sistema de compressão de fluidos. O ar passa através das tubagens aquecidas e é impulsionado para dentro do ambiente a ser climatizado. No processo de aquecimento do ar condicionado não ocorre qualquer tipo de combustão. Sendo assim, não queima oxigénio!

À pergunta “o ar condicionado queima oxigénio?”, a resposta é “não”!

Nunca se esqueça da manutenção! Só assim consegue beneficiar em pleno do seu equipamento.

É um dos nossos melhores conselhos! É preciso limpar os filtros com frequência, o que é bem simples de ser feito. Com a limpeza atempada dos filtros, evita a cumulação de bactérias e fungos. Se quiser uma limpeza mais profunda, o ideal é entrar em contacto com uma empresa especializada. O recomendado é que isso seja feito pelo menos uma vez por ano. Esta limpeza mais profunda contempla:

  • Limpeza de filtros e alhetas com produto antibacteriano;
  • Limpeza de grelhas;
  • Limpeza do revestimento e interior das unidades interior e exterior.

Por outro lado, deve garantir que o seu equipamento de ar condicionado tem a manutenção periódica adequada!

Unidade Interior:

  • Reaperto de contactos elétricos;
  • Teste de drenagem;
  • Verificação de ruídos da turbina;
  • Teste das funções do comando;
  • Verificação da fixação da evaporadora.

Unidade Exterior:

  • Medição de pressões;
  • Medição da temperatura de insuflação;
  • Medição da temperatura de aspiração;
  • Verificação do rendimento do compressor;
  • Verificação do consumo do compressor;
  • Verificação da fixação da unidade condensadora.

Saiba mais nos nossos contratos de assistência e manutenção!

A importância de um trabalho profissional

Muitas vezes e ao ler descrições simplificados sobre o ar condicionado, pode parecer que não se trata de um equipamento muito complexo. As ligações elétricas, a carga de gás, as válvulas e demais pormenores da instalação, desinstalação e manutenção exigem conhecimento técnico e muita experiência! Não é por acaso que a formação no mercado de climatização é uma área em constante crescimento.

Não confie em qualquer orçamento. Faça a sua pesquisa, procure referências e contacte a Megaclima! Estamos ao seu dispor através do número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) e do email para geral@megaclima.pt. Também pode pedir uma proposta detalhada e seremos céleres. Basta preencher o nosso formulário online!