Coronavírus – Devo usar o ar condicionado?

Um ar saudável e que possa ser respirado sem riscos é o desejo unânime mundialmente, sobretudo na fase de pandemia em que vivemos. Conseguir encarar todos os dias com relativa normalidade é hoje um grande desafio para todos nós. Mas, como agentes de saúde pública, devemos encarar esta época com compromisso e grande responsabilidade. Entre um sem número de perguntas, surge esta: coronavírus – devo usar o ar condicionado?

Respondendo o mais diretamente possível a esta pergunta e, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), “o risco de transmissão do novo coronavírus motivada pela utilização de ar condicionado em espaços fechados é muito baixo, desde que se cumpram as regras de manutenção e o espaço seja arejado.”

Coronavírus: transmissão direta e indireta

É de recordar que a transmissão do novo coronavírus, SARS-CoV-2, é na sua grande maioria feita através de secreções e gotículas e do contacto próximo com pessoas infetadas. Assim, sabemos que quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou fala, há a propagação de gotículas respiratórias. Estas, por sua vez, podem ser inaladas ou permanecer na boca, nariz ou olhos de pessoas que estão próximas. Daí a necessidade de distância mínima de 2 metros. Acabámos de descrever o contexto de uma transmissão direta.

Se falarmos da transmissão indireta, teremos de explicá-la como acontecendo através do contacto das mãos com uma superfície ou objeto contaminado e que, em seguida, tocam na boca, nariz ou olhos. Note-se que o vírus pode sobreviver em superfícies durante horas, se estas superfícies não forem limpas e desinfetadas com frequência. A higienização das mãos não podia ser mais importante neste enquadramento.

Mas como é que se relacionam o ar condicionado e o coronavírus?

É seguro ligar o ar condicionado?

O que começou por ser apontado como uma potencial fonte de risco de propagação do vírus, embora sempre com bastantes reservas, mais recentemente confirmou-se que não existem quaisquer evidências científicas neste sentido. Por isso, sim é seguro ligar o ar condicionado! Todavia, seria incompetente da nossa parte se não alertássemos para a importância de uma correta manutenção e limpeza dos equipamentos de ar condicionado e não só. Na realidade, o alerta é para todos os equipamentos AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado).

A importância de uma correta ventilação

A par da manutenção e limpeza adequada dos equipamentos, há que arejar corretamente os espaços fechados. Já foram diversos os artigos que escrevemos sobre a importância de uma correta ventilação. Esta poder-se-á ser feita de forma natural ou com ajuda mecânica. A necessidade de uma correta ventilação é uma máxima independente da pandemia, a renovação do ar é essencial! Aliás, se consultar a Tabela de Renovações de Ar no site da Megaclima, terá uma melhor noção do número de renovações de ar necessárias por hora em cada espaço.

Num espaço fechado comercial ou industrial, o mais comum é a climatização ser feita por um sistema VRF. Em tradução livre, estamos a falar de um sistema de “Fluxo de Gás Refrigerante Variável”, do inglês “Variable Refrigerant Flow”. Há uma variação do fluxo do gás refrigerante, distribuindo o ar de acordo com a capacidade que é solicitada por cada evaporadora (unidade interior). Simplificando trata-se de sistema multi-split mas de elevada potência, com uma unidade condensadora (exterior) muito robusta que pode ser ligada a diversas unidades interiores de uma forma independente, podendo chegar a 64 máquinas. Neste cenário mais amplo, a ventilação não passa só por abrir portas e janelas, como pode calcular. É necessário optar por ajuda de exaustores de alto porte, tendo em conta também o aumento dos caudais e períodos temporais de ventilação, para que haja uma maior renovação do ar dentro dos espaços. 

Em casa, podemos ter total usufruto da ventilação natural. Embora muitos modelos de ar condicionado já possuam uma versão cada vez mais melhorada do modo de ventilação, nesta altura, para refrescar e renovar o ar naturalmente, nada melhor do que abrir portas e janelas.

Já ouviu falar do conceito de ventilação natural cruzada? A ventilação natural cruzada garante a circulação do ar com maior velocidade na sua casa. Para isso, é necessário que as aberturas, janelas ou portas fiquem em paredes opostas ou adjacentes. É muito simples: ar entra por uma abertura e sai por outra.

Não há dúvidas de que poder-se-á ultrapassar algum risco associado entre o ar condicionado e o coronavírus. Depois de escrevermos sobre a ventilação, mais uma vez não descure a…

Manutenção e limpeza do ar condicionado

Esquecer esta etapa no processo de vida útil de um equipamento de ar condicionado ou outros é comprometer o funcionamento dos mesmos e a sua saúde!

A manutenção curativa e periódica do ar condicionado é essencial para conseguir alcançar todo o potencial do equipamento e garantir um ar com qualidade. É nesta medida que o ar condicionado e o coronavírus estão relacionados. À semelhança de outras bactérias e vírus responsáveis por problemas respiratórios e alergias, uma boa limpeza dos filtros, por exemplos, será uma mais-valia e deve ser uma fase da rotina de um aparelho de climatização.

Vantagens do ar condicionado

O ar condicionado é o equipamento protagonista do mercado da climatização. Pode satisfazer todas as suas necessidades, desde o conforto térmico até à qualidade do ar, passando pela eficiência energética e pela estética e tecnologia de vanguarda.

Sabia que… A temperatura tem uma íntima relação com a produtividade! Se a temperatura não se mantiver entre os 19º e 23ºC, o corpo está constantemente a tentar manter o seu nível de temperatura, comprometendo a capacidade de concentração do indivíduo. Uma sala muito fria ou muito quente não ajuda de maneira nenhuma a garantir uma maior eficiência do colaborador.

A Megaclima não só tem uma montra variada de marcas e modelos de ar condicionado, como também pode ajudá-lo a fazer o melhor cálculo térmico, a comprar o equipamento certo, instalá-lo e ainda manter toda a assistência durante a vida útil do aparelho comprado. Por que não nos liga? O nosso número é o 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), o nosso email é geral@megaclima.pt e ainda pode preencher os nossos formulários online.