Lá fora, é tempo de frio e pandemia. Cá dentro, está-se bem!

Foto de Gabby K no Pexels

Somos otimistas, brevemente, estaremos todos mais perto. A temporada final da pandemia está prestes a chegar. Por isso, continuemos neste caminho e, enquanto ficamos em casa, que o façamos com as melhores soluções de climatização!

Está frio, nada que uma boa e quente manta não consiga ajudar. Está calor, a ventoinha vai ser a solução para a transpiração que não para. Será apenas isto? Deseja ficar-se pela rama ou prefere investir para atingir o verdadeiro conforto térmico? É isso que a climatização correta vai fazer por si e pela sua família – criar um ambiente confortável, com a temperatura ideal, com os níveis de humidade adequados, com o grau de purificação do ar desejado.

O que se entende por climatização?

Sejamos uns teóricos agora! Falemos em termos mais específicos. A climatização é um domínio muito amplo, onde se movimentam diferentes agentes e se representam vários equipamentos. Quando falamos em climatizar o interior da sua casa ou da sua empresa, podemos apontar diversas questões. De um ponto de vista geral, explicar a climatização, trata-se de descrever a tecnologia AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) ou HVAC (em inglês “heating, ventilating and air conditioning”), aquela que é destinada ao conforto ambiental interior, sobretudo em edifícios e em veículos.

As variáveis do tão procurado conforto térmico são…

É inegável a importância crescente que o conforto térmico tem para as pessoas. Explica-se tão simplesmente pelo aumento dos valores gastos em consumo de energia. Atualmente, estima-se que as opções de aquecimento e arrefecimento do ambiente são responsáveis por cerca de 22% do consumo de energia da habitação. Mas, não se preocupe, cada vez mais fabricantes e clientes unem-se na opção pela sustentabilidade, onde a poupança é determinante. As variáveis que contribuem para o nosso conforto térmico são:

– A Temperatura

Atingir a temperatura ideal no ambiente não é tarefa fácil, para além de que esta pode mudar de pessoa para pessoa. O consenso vai para o intervalo entre os 21 e os 23 graus. Não esqueçamos que as assoalhadas que não estão a ser frequentadas podem descer até aos 18 graus e, por outro lado, a casa de banho e cozinha, por motivos que são fáceis de explicar, podem atingir os 23 graus.

Sabia que?
Não confunda a temperatura corporal com a temperatura ambiente. O corpo humano não aguenta grandes variações de temperatura. Aos 42ºC, apenas 5 graus acima do normal, as proteínas começam a cozinhar e todo o organismo entra em paragem. O frio obriga o metabolismo a desacelerar, não sendo tão fatal como o calor. Para acontecer uma paragem cardíaca irreversível, é preciso descer a temperatura corporal até aos 20ºC. E, só por curiosidade, para enfrentar o frio, um dos truques do organismo é fazer a pessoa tremer, o que vai ajudá-la a produzir calor internamente.

– A Humidade

Tal como a temperatura, também a humidade tem níveis que determinam a adequada percentagem de vapor de água no ar. Quando falamos em humidade relativa, estamos a designar a percentagem da quantidade máxima de vapor de água que o ar pode reter nesse momento. Assim, para ter uma melhor noção:

  • Abaixo de 40% HR: o ar está seco em excesso.

Evite aglomerações em ambientes fechados, beba água e, em casa, use o humidificador!

  •  De 40% a 60% HR: o ar está confortável e saudável.

Com o nível de humidade relativa correto, o ar torna-se mais leve, mais fácil de ser respirado.

  •  Acima de 60% HR: o ar está húmido em excesso.

Optar por um desumidificador pode ser a escolha certa. Este equipamento vai ajudá-lo, por exemplo, a evitar os mofos e bolores, consequentes da humidade excessiva.

– A pureza do ar

Um ar puro e respirável, saudável, é o desejo de todos nós. E, nesta fase, ainda mais! Sabendo de antemão que o ar interior é mais poluído do que exterior, e tendo em conta que 80 a 90% do nosso tempo é passado no interior, purificar o ar torna-se necessário e urgente. Domesticamente, optar por um purificador é a escolha certa!

Sabia que?
Existem 20 milhões de partículas num metro cúbico de espaço nas nossas casas. Este número é 20 vezes maior do que no exterior e 200 vezes maior do que junto ao mar. A grande diferença está no facto de que, na rua, a poluição consegue dispersar-se, graças ao vento, ao contrário do que acontece em ambientes fechados.

O destaque vai para o ar condicionado

O ar condicionado é o equipamento que se destaca no mercado da climatização. Quer no âmbito residencial, quer no contexto empresarial, as vantagens são inquestionáveis. Com um rol de funções cada vez mais extenso e eficiente, arrefecer e aquecer preenchem o funcionamento pilar. Mas ficar por aqui já começa a ser muito limitativo. Na realidade, o ar condicionado, hoje em dia, também pode desempenhar a função de ventilação, também desumidifica e purifica.

Com uma oferta muito diversificada e para todos os bolsos, a Megaclima tem a sua marca preferida e o modelo que mais se adequa às suas necessidades. Quer fazer um cálculo térmico para saber de quantos Btus realmente precisa? Conheça a nossa aplicação, disponível na app store e na Google Play.

A climatização e a tecnologia

Na equação da climatização e tecnologia, entra também o foco na sustentabilidade e a preocupação ecológica. Sem esquecer as funções inovadoras que garantem comodidade, bem-estar e conforto térmico, os fabricantes não descuram o imperativo sustentável e ecológico, paralelo à necessidade de eficiência energética. A tecnologia evolui nesse sentido e as marcas acompanham essa tendência, sempre com uma vertente estética muito apurada.

E porque estamos no inverno

Faz falta uma casa mais quente, com toda a segurança e sempre a poupar! A Megaclima tem descontos até 35% em vários modelos!

Não hesite, nós ajudamo-lo a escolher o seu ar condicionado, fazemos o projeto de climatização, instalamos o equipamento e ainda garantimos a melhor assistência técnica e manutenção! O nosso número é o 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional). Também nos pode enviar um email para geral@megaclima.pt ou preencher os nossos formulários online. Contacte-nos!