Vantagens de um data logger

Não sabe o que é um data logger? Fique por aqui!
Cada vez mais, a tecnologia auxilia-nos no dia-a-dia e temos a possibilidade de controlar diversas etapas da rotina quotidiana, pessoal e profissional.

Os aparelhos de medição e registos de dados entram neste contexto de controlo e precisão, sendo muito importantes para trazer o rigor ao setor da climatização. O objetivo é documentar as condições ambientais de um espaço, de uma forma constante, segura e confiável. Quer conhecer as principais vantagens de um data logger? É só continuar a ler este artigo.

O que é um Data Logger?

Um Data Logger é, de um modo sumário, um aparelho que regista dados, num determinado intervalo de tempo preestabelecido, para análise posterior. Este tipo de equipamento pode ser utilizado para usos diversos, em diferentes contextos de operacionalidade. Mas foquemo-nos na área da climatização. Neste caso, então, um Data Logger é um recetor e registador de dados termostáticos de um ambiente. Como pode calcular, esta informação é de extrema importância para diversos setores de mercado, como a indústria alimentar, por exemplo. Mas, já lá vamos!

Quais são as vantagens de um Data Logger

Para já, falemos das principais vantagens de um Data Logger, independentemente do seu tipo e aplicação. Assim sendo, um Data Logger:

– Consegue expandir as possibilidades de monitorização ambiental com objetivos específicos;

 – Com este tipo de equipamento, os processos de obtenção e armazenamento de dados são mais rápidos e muitas vezes mais acurados do que os processos manuais;

 – Os dados passam a ser registados com maior frequência, o que melhora a qualidade de análise, a organização e verificação de resultados, para um grau de sucesso cada vez maior, à medida que aumenta a rapidez de resposta;

 – Todos os dados podem ser transferidos para um computador, o que permite a agilização do trabalho.

Tipos de Data Logger

Como já tivemos a oportunidade de explicar, a medição e registo de dados permite controlar a dinâmica nos mais variados segmentos operacionais. É neste seguimento que surgem diferentes tipos de Data Logger. Aqui estão os três tipos mais importantes, que passamos a descrever sucintamente.

Data Logger Qualidade do Ar

Este equipamento mede e regista a qualidade do ar, nomeadamente recebendo dados sobre os níveis de CO2, com função de valor mínimo e máximo. Trata-se de um aparelho de medição muito importante para arquitetos, especialistas de sistemas de ar condicionado, ventilação e aquecimento.

Data Logger Temperatura

Quando se trata de obter a temperatura ideal, nas mais diversas situações, devemos ter uma medição e registos precisos. Os Data loggers para temperatura são capazes de medir esta variável durante um certo intervalo de tempo. A repetição das medições é também particularmente importante. Um Data Logger de temperatura é crucial para testes e auditorias climáticas, por exemplo.

Data logger Humidade

Ter o controlo sobre os níveis de humidade, qualquer que seja o contexto é de máxima importância. Sendo um dos temas já várias vezes abordado no nosso blogue, sabemos que a humidade excessiva ou abaixo do normal pode ser prejudicial para as pessoas e objetos. Bolores e mofos ou ambientes secos determinam más condições para respirar e até armazenar alimentos, por exemplo. Manter uma medição e registos precisos e atempados é essencial.

Aplicações dos Data Loggers

Os Data Loggers, equipamentos de medição e registo podem ser usados com as mais diversas aplicações, garantindo, na escolha acertada da marca e modelo, os melhores resultados.

Armazenamento e transporte de alimentos

Na monitorização das condições ambientais no armazenamento de alimentos, atentar na tecnologia de medição e registo de dados evita trabalhos desnecessários e a preservação adequada. Conservar e transportar os alimentos nas melhores condições obriga ao uso de um aparelho Data Logger e, só assim, consegue frescura, segurança e confiança que fidelizam o cliente.

Indústria Farmacêutica

Como é fácil aferir, as condições ambientais podem ter um grande impacto sobre a qualidade dos produtos farmacêuticos. Monitorizar a temperatura durante o armazenamento de medicamentos com a ajuda dos Data Loggers, que também registam os dados, é contribuir para a qualidade do produto.

Ambiente climatizado

Garantir a qualidade do ar e o nível de conforto de todos os colaboradores na sua empresa é apontar para um nível superior de produtividade! Temperatura, humidade e qualidade do ar combinam-se em níveis ideais para elevar o nível de conforto térmico a padrões requisitados. Esteja atento, meça e registe os dados de climatização do ambiente.

Para além dos descritos acima, os Data Loggers são essenciais na monitorização de vários tipos de processos de fabrico, das condições de cultivo na agricultura e até no controlo de atividades sísmicas. Já pode imaginar as vantagens de um Data Logger nestes diferentes panoramas.

O que devo saber para escolher um bom Data Logger?

Existe um conjunto de parâmetros que devem estar previstos no aparelho Data Logger, de modo que a sua função seja desempenhada com o profissionalismo que se exige. Enumeremos alguns destes:

Número de canais –
Estes aparelhos fornecem de um único canal a 32 canais de entrada, embora os modelos de quatro a oito canais sejam os mais comuns. Alguns modelos oferecem mais, até 100 canais ou mais.

Armazenamento de dados – Normalmente armazenam os dados gravados na memória não volátil interna, que é posteriormente descarregada para um PC. Essa memória é frequentemente medida em kilobytes ou megabytes (alguns registradores de dados permitem o uso de uma pen USB, o que significa que o armazenamento em GB é possível nesses sistemas).

Durabilidade da bateria – O armazenamento de dados deve ser feito, mesmo se o aparelho ficar sem energia por um longo período de tempo. Apenas desta forma, a análise dos dados obtidos poderá ser garantida. Além disso, deve verificar se o equipamento é capaz de emitir um sinal sonoro quando a bateria precisar ser recarregada.


Falta ainda ter em conta o tipo de medição, a combinação de diferentes dados ambientais, a eficiência… Não se preocupe, pode sempre saber mais sobre as vantagens de um Data Logger e qual o modelo mais adequado para si. Basta contactar a Megaclima!

Como poderia prever, o custo será uma variante em todo o processo de compra.Quer fazer um bom negócio? O nosso número é o 219 253 300. Também nos pode enviar um email para geral@megaclima.pt ou preencher os nossos formulários online. A sua satisfação é o nosso objetivo!