Climatizadores – o que são?

Quando a conversa é sobre ares condicionados e climatizadores, é comum haver dúvidas. Há, de facto, a tendência para confundir estes dois equipamentos, mas tratam-se de dois conceitos diferentes.

Em primeiro lugar, há que deixar bem claro: um climatizador pode ajudar nos dias quentes, mas não refrigera. Enquanto com um ar condicionado conseguimos uma baixa de temperatura significativa, o climatizador atinge um arrefecimento de apenas 1 a 2º. Na verdade, o climatizador de ar funciona como um ventilador. No caso dos climatizadores evaporativos, como pode usar água gelada, o ar volta para o ambiente mais fresco, aliviando o calor.

Quais as suas funções mais relevantes?

O climatizador é ideal para ambientes pequenos, como quartos, escritórios ou salas, com baixos níveis de humidade relativa. Para além de humidificar o espaço, também filtra o ar, diminuindo poeiras e ácaros, eliminando fumos e maus odores. O investimento é na qualidade do ar e no seu bem-estar. Alguns modelos também contam com a função de aquecimento. Um climatizador quente/frio vai ajudá-lo a conseguir um ambiente mais confortável, ao longo do ano.

Em termos ecológicos, trata-se de uma escolha acertada. No seu funcionamento, não utiliza nenhuma matéria que agrida o ambiente. São portáteis, fáceis de manusear, sem necessidades de instalação e obras. Para além disto, estamos a falar de um equipamento que gasta 15x menos energia do que um ar condicionado comum (a poupança de energia é de até 80%) e que pode ser adquirido a preços apelativos.

E a manutenção?

Basicamente, a manutenção deste tipo de equipamento prende-se com a limpeza do reservatório de água. Se não vai usar o equipamento durante um longo período de tempo, assegure-se de que não existe água no canal de água e no reservatório. Antes de guardar o climatizador, limpe-o e seque-o bem.

Tenha também em atenção que é necessário ventilar o espaço climatizado, frequentemente. Assim, não só evita a condensação de humidade e permite que o climatizador possa arrefecer o ar novo repetidamente.

Quer saber mais? Entre em contacto connosco! Teremos todo o gosto em ajudá-lo.