Ventilação, uma necessidade para todos nós!

Garantir a qualidade do ar dos ambientes em que vivemos é de extrema importância para o nosso bem-estar. É muito fácil contaminar o ar que respiramos com as nossas rotinas, com fumos, com variados equipamentos a funcionar no espaço, convivendo com animais, entre muitos outros exemplos. Humidade, maus cheiros, ar seco podem ser resultados desta contaminação, criando desconforto, degradação de estruturas e pinturas e desenvolvimento de micróbios.

A renovação do ar

Com a saída do ar viciado e a entrada de ar novo pode assegurar-se a renovação correta e controlada do ar ambiente, a salubridade dos locais e o conforto das pessoas. Os locais ventilados permitem criar, em espaços fechados, um ar respirável. Adaptando os caudais extraídos e induzidos nos locais que contêm contaminantes, obtém-se um ambiente mais confortável e mais puro.

Observando a tabela de renovação de ar, que encontra no nosso site, podemos verificar que, na nossa casa, a cozinha (6-10 renovações por hora) e a casa de banho (10-15 renovações por hora) são as assoalhadas que mais necessitam de ventilação.

O exaustor deve ser escolhido em função da cubicagem da assoalhada e a capacidade de extração do exaustor. A sua capacidade é dada em metros cúbicos por hora. Calcule o volume do espaço em metros cúbicos (comprimento x largura x altura) e multiplique o resultado pelo número de extrações de ar necessárias por hora.

Tipos de ventilação doméstica

Existem diferentes soluções para fazer uma correta ventilação da sua casa.
O modelo mais comum em casas é o exaustor de parede. Este é instalado em média entre 2,5 e 3 metros do chão e é composto, simplesmente, por um motor com hélice que, ao ser ligado, impulsiona o ar concentrado em cima para fora do ambiente.

Os exaustores de janela são de descarga direta para o exterior e estão concebidos para serem instalados em janelas ou similares de até 30mm de espessura de vidro, consoante a sua necessidade.

Os exaustores de casa de banho proporcionam várias opções quer em montagem quer em tamanho, podendo ser equipados com temporizador e ou higrómetro. Por questões de segurança, não se podem instalar acima da banheira ou do duche, a não ser que seja a uma distância superior a 2,25 m de altura. Estes podem ser instalados na parede, no teto ou em vidro. Para efeitos de instalação, é muito importante ter em conta o diâmetro da saída de ar, para escolher a conduta certa.

Existem exaustores desenhados para serem instalados em conduta ou embutidos na parede. Conseguem elevadas prestações de extração, ocupando um espaço reduzido e com um nível de ruído mais baixo.

Pergunte-nos qual é a melhor ventilação para a sua casa! Contacte-nos! Basta ligar para o número 219253300.

Compartilhe o nosso artigo
Facebook
LinkedIn
Twitter