Climatizar grandes espaços

Conseguir conforto térmico, com a temperatura ideal e um ar ambiente de qualidade, num espaço amplo pode parecer um objetivo difícil, mas não é! Nestas condições, quer se trate de um espaço residencial grande ou de um estabelecimento comercial/escritórios, o ideal será optar por um ar condicionado central.

O que é um ar condicionado central?

Trata-se, de facto, do tipo adequado de ar condicionado para grandes espaços. Segundo este sistema de climatização, há a possibilidade de ter apenas uma unidade exterior ou condensadora, de grande potência, que se liga a várias unidades interiores ou evaporadoras. A outra possibilidade é ter uma unidade central que permite distribuir o ar climatizado por vários ambientes. Agora, resta saber se conseguimos e queremos ter o controlo central deste mesmo sistema ou o controlo independente de cada unidade interior. É nesta ordem de ideias que podemos fazer a distinção entre o sistema VRF e o sistema central de condutas.

Sistema VRF

Em tradução livre, “Fluxo de Gás Refrigerante Variável” (do inglês “Variable Refrigerant Flow”), este é o sistema que permite ter um controlo independente de cada unidade interior. É um sistema multi-split mas de elevada potência, com uma unidade condensadora (exterior) muito robusta que pode ser ligada a diversas unidades interiores de uma forma independente, podendo chegar a 64 máquinas. Para além de ser mais fácil de instalar, possui um nível de ruído menor e uma maior eficiência energética, quando comparado com o sistema de condutas. Estamos, sem dúvida, a descrever o sistema de ar condicionado para grandes espaços mais escolhido.

Sistema central de condutas

Este sistema envolve uma unidade central de ar condicionado e uma estrutura de condutas através da qual o ar climatizado será distribuído pelos diferentes ambientes. Portanto, estamos a falar de uma instalação mais complicada. Por outro lado, há apenas o controlo central do ar ambiente, ou seja, climatiza diversos ambientes com a mesma temperatura. No entanto, se procura discrição e equilíbrio estético e um bom sistema de ar condicionado para grandes espaços, optar pelo sistema central de condutas pode ser uma boa solução. Para além de que há também um menor custo de manutenção: não se esqueça de que a maior parte da manutenção e assistência técnicas deste tipo de climatização está concentrada num único equipamento.

Como, decerto, já chegou a essa conclusão, o ar condicionado central assume um nível de investimento maior do que a aquisição dos equipamentos convencionais. Tem mesmo a necessidade de comprar um sistema de ar condicionado com esta ordem de grandeza? Por que não pergunta à Megaclima? Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt . Temos a certeza de que vamos ajudá-lo a tomar a decisão certa!