Pretende instalar um ar condicionado?

Se vai instalar um ar condicionado, está no caminho certo ao ler este artigo. Ter conforto térmico em sua casa ou no local onde trabalha deve ser uma exigência para garantir bem-estar e até produtividade. E se a instalação do ar condicionado em Lisboa está na sua mira, é importante ter algumas noções para estar preparado quando falar com a empresa especializada no ramo da climatização.

A Megaclima, empresa certificada e com uma experiência de mais de 25 anos no mercado, terá todo o gosto em falar consigo e esclarecer-lhe todas as dúvidas sobre a instalação. Entretanto, ficam aqui algumas dicas e procedimentos que são comuns nesta tarefa, nomeadamente sobre o local de instalação.

Local de instalação

A escolha do local em que ficará o equipamento é de extrema importância! Considere que o ar condicionado tem uma ligação de tubagem e fiação elétrica entre as duas unidades, a interior e exterior. Quanto mais perto estiverem estas duas unidades, menor será o custo com materiais e mais fácil é a própria instalação, para além da menor sujidade e incómodo inerentes a qualquer obra.

– Atenção que há que fazer uma verificação para que a tubagem do ar condicionado não interfira nas instalações elétricas ou tubos de água e esgoto.

– O equipamento de ar condicionado não deve ser instalado de forma que ao ar atinja diretamente as pessoas. Coloque-o acima, respeitando os 15 cm do teto (se se tratar de um modelo mural), nunca esquecendo que o local tem de ser de fácil acesso para limpeza, manutenção e assistência técnicas;

– Outra dica a reter: não coloque a evaporadora, unidade interior, acima da televisão ou de qualquer outro equipamento elétrico, porque estes podem ser danificados se ocorrer fuga de água.

– As paredes onde o sol bate com muita frequência também não são um bom local de instalação. Não só aquecem o ar arrefecido, por exemplo, como podem provocar um sobreaquecimento da própria máquina.

– Quanto à unidade exterior, condensadora, o local de instalação deve ser bem arejado, com uma superfície nivelada, sem humidades e, de preferência, sem exposição solar direta.

E nos prédios?

Quem mora em prédios tem de ter uma maior preocupação. E não está só em causa a questão da estética da fachada. O ruído emitido pelas máquinas também pode perturbar os vizinhos. Não se esqueça de falar com a sua gestão de condomínio! Estas indicações são essenciais para uma instalação bem feita, que garante não só uma performance plena do equipamento como também assegura uma maior vida útil do mesmo.

Ligue-nos já!

Somos especialistas em fazer uma completa e segura instalação de ar condicionado em Lisboa e noutras regiões. Peça-nos cotação e rapidamente receberá a nossa resposta! Ligue-nos para os números 219 253 300/01/02 (chamada com custo para a rede fixa nacional). Temos 10 linhas à sua disposição! Se preferir, pode enviar-nos um email para geral@megaclima.pt .