Comprar ar condicionado online é seguro?

Escrever sobre a segurança de comprar um ar condicionado online é escrever sobre compras online e quais os riscos que se correm e as medidas que tem de tomar para não ser defraudado. Com efeito, muitas são as vezes em que as expectativas ficam além do que nos chega a casa, mas não tem de ser assim!

Riscos?! Quais?

É comum acontecer uma ou mais situações abaixo descritas:

– Ao comprar um equipamento de ar condicionado online com indicação de modelo e marca específicos, será mais difícil mas, muitas vezes, os equipamentos não correspondem às fotografias;

– O custo final (com os portes e a conversão de moeda se a compra for feita num país fora do espaço económico europeu) fica muito mais elevado do que calculado inicialmente;

– Também pode acontecer o seu equipamento ir parar à alfândega – apesar de ter feito a compra num site europeu – obrigando-o a esperar e a pagar ainda mais para conseguir levantá-lo;

– A segurança dos seus dados pessoais pode estar em risco. Não será a primeira vez que ouve em situações de fraude com números de cartão de crédito ou de contas bancárias;

– Em última instância, paga e nunca receberá o seu ar condicionado.

Para evitar todas as situações acima descritas, não se esqueça de:

– Confirmar a identidade do vendedor. Um site credível tem de fornecer a identificação do vendedor, a morada, número de telefone e email. Desconfie de sites que não fornecem elementos fidedignos, bem como informações sobre a política de privacidade, de segurança, de devolução e condições de venda online.

– Já pensou nos custos de alfândega? As compras acima dos 22 euros efetuadas fora do Espaço Económico Europeu poderão ter de pagar IVA, taxas e direitos aduaneiros, no momento de desalfandegar a encomenda. Estes custos podem acrescentar em média 30% ao que já pagou. Tem de fazer contas para avaliar se vale a pena.

– A forma de pagamento tem de ser segura. Sabia que as páginas online que são consideradas seguras têm o símbolo de um cadeado e a indicação https:// em vez de https://? Assim, pode ter a garantia de segurança uma vez que os dados enviados pelo computador são encriptados. Não se esqueça de que é mais seguro pagar através de referência multibanco ou contra entrega do que dar os dados do cartão de crédito.

– Comprar o seu ar condicionado online ou numa loja física implica, necessariamente, guardar toda a documentação relativa à compra. Pode ser preciso trocar ou devolver, pedir assistência pós-venda ou acionar a garantia.

Comprar um ar condicionado online, como qualquer outro produto, pode ser uma boa escolha. As compras online não deixam de ser práticas e muito cómodas, para além de que existem preços muito competitivos. Mas, não deixe de pensar nos riscos e seja cauteloso.

A Megaclima tem uma montra online com excelentes marcas e modelos. Visite o nosso site! Aqui, tem acesso a especificações técnicas detalhadas, imagens fidedignas e ao preço. E não se esqueça de que os nossos descontos podem ir até aos 35%!

Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt .