Instalação de ar condicionado – só para profissionais!

Está a pensar em instalar o seu ar condicionado? Não pense mais! Este tipo de equipamento de climatização requer perícia técnica, uma instalação que obedece a vários e rigorosos passos que só poderão ser executados por um profissional da área. Não corra riscos de danificar o seu ar condicionado acabado de comprar, de provocar um curto-circuito e de não usufruir de todo o potencial de climatização que este tipo de máquina pode oferecer-lhe. Assim, quando pensar em instalação de ar condicionado, pense em Megaclima!

Tal como já referimos acima, a instalação de ar condicionado resulta de um conjunto de etapas que não são “terreno” para curiosos, apenas para profissionais! A verificação do espaço é fundamental para apresentar o correto projeto de climatização e efetuar uma correta instalação. No espaço a ser climatizado, ter-se-á que atentar no seguinte:

CARGA E LIGAÇÕES ELÉTRICAS

Ter-se-á de verificar se a sua casa possui voltagem monofásica ou bifásica e ver qual o nível indicado de carga elétrica para instalar mais um equipamento. Cabe, também, informar as especificações do equipamento para o dimensionamento de disjuntores e fios, com vista a garantir a alimentação correta. Caso as ligações não atendam às especificações técnicas apontadas pelo fabricante do ar condicionado, deve procurar um profissional eletricista para providenciar as adaptações necessárias.

SUPORTE DA UNIDADE INTERIOR E EXTERIOR

A unidade evaporadora, isto é a interior, pode ser fixada em alvenarias de blocos e betão e até em paredes de pladur, desde que sejam utilizados buchas e parafusos adequados para evitar a queda do equipamento.

A unidade condensadora ou exterior pode ser fixada na fachada por meio de suportes com grau de resistência mecânica e buchas adequadas, além dos amortecedores de vibração.

CONEXÕES ENTRE UNIDADES

As unidades evaporadora e condensadora são ligadas por uma tubagem de cobre revestida com isolamento térmico. A distância máxima varia de acordo com o modelo do equipamento, mas o ideal é mantê-las o mais próximo possível para evitar trocas de calor com o ambiente. Após a conexão das tubagem nas unidades, é necessário pressurizar a linha para verificar fugas e, posteriormente, criar o vácuo para remover toda a humidade interna.

PONTO DE DRENAGEM

Quando o ar é arrefecido na unidade evaporadora, a humidade produzida acaba por condensar. Isso exige um sistema de drenagem ligado à rede de esgoto. Caso não haja essa infraestrutura, o ponto de drenagem do ar condicionado pode ser levado para um local da área exterior.

Nós somos profissionais em instalação de ar condicionado! Ao ligar-nos, vai receber o melhor aconselhamento e descobrir porque deve optar pelos nossos serviços! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt .