Cortina de ar… Para que serve?

Uma cortina de ar, a par do ar condicionado, do desumidificador ou purificador, é também um um elemento que ajuda no controlo de temperatura, fazendo de porta invisível. O objetivo principal é conferir conforto térmico e a sua função é a de isolar a temperatura do ambiente interior da do exterior. As cortinas de ar atuam como uma barreira, não só contra o ar de fora como também contra fumos, poeira, odores e até mesmo insetos.

Onde se instala a cortina de ar

Este tipo de equipamento tem uma predominante aplicação pública, mas isso não impede que possa instalar uma cortina de ar numa residência. Simplesmente, não é comum. Encontramos cortinas de ar onde há um maior fluxo de pessoas:

– Em locais públicos, com maior circulação de pessoas e/ou grandes entradas (teatros, hospitais, ginásios, exposições, cinemas, escolas, supermercados, entre outros) é mais comum utilizar cortinas de ar de maiores dimensões, já que possuem portas de grandes dimensões. Se necessário, até podem ser instaladas várias cortinas de ar num só espaço.

– Em locais menores (lojas, restaurantes, bares, cabeleireiros, clínicas, bancos, entre outros), modelos mais pequenos dão uma resposta adequada.

Também existe a instalação de cortinas de ar no contexto industrial, tendo por objetivo manter a qualidade do ar e a temperatura ideais, sem interferir na circulação de pessoas e veículos.

Parceria entre o ar condicionado e a cortina de ar

Estes dois equipamentos trabalham em sintonia. A cortina de ar, ao proteger o ambiente interior, está efetivamente a manter estável a climatização conseguida pela performance do ar condicionado. A barreira de ar criada pela cortina vai otimizar os resultados de climatização do ar condicionado, contribuindo assim para uma maior eficiência energética.

Vantagens da cortina de ar

Prolonga a vida útil dos equipamentos de refrigeração e aquecimento;

– Funciona como isolante térmico quando as portas estão abertas;

– Protege o ambiente climatizado dos fumos, sujidades, poeiras, odores e insetos;

– A sua instalação é fácil e rápida;

– Tem um funcionamento silencioso;

– Regra geral, o preço é acessível, conseguindo-se uma ótima relação custo-benefício.

Pergunte quais os modelos e preços à Megaclima? Pode Ligar-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou enviar-nos um email para geral@megaclima.pt .