Curiosidades sobre o ar condicionado – Megaclima

Neste artigo, vamos desvendar algumas curiosidades sobre o aparelho de ar condicionado. Esqueçamos as questões mais técnicas e façamos descobertas que são muito interessantes. Assim sendo, sabia que…

… O primeiro ar condicionado foi instalado numa gráfica?

Durante séculos, usou-se o ventilador, gelo e muitos outros métodos em tentativas inúteis para retirar o calor. Foi em 1902 que Willis Carrier – um engenheiro de 25 anos formado pela Universidade de Cornell – inventou um processo mecânico para arrefecer o ar. O controlo da temperatura finalmente tornou-se numa realidade. A invenção de Carrier foi uma resposta direta a problemas específicos de uma indústria: a Sackett-Wilhelms Lithography and Publishing Co. em Brooklin, New York, que tinha problemas com trabalhos de impressão, durante os meses quentes de verão. O papel, absorvendo a humidade do ar, dilatava-se. As cores impressas em dias húmidos não se alinhavam nem se fixavam como as cores impressas em dias mais secos. Isso gerava as imagens borradas e escuras. Willis Carrier teorizou que poderia retirar a humidade da fábrica através do arrefecimento do ar por condutas artificialmente arrefecidas. Este processo, que controlava a temperatura e humidade, foi o primeiro exemplo de ar condicionado contínuo por processo mecânico. Saiba mais sobre a história do ar condicionado aqui.

… O ar frio é mais pesado do que o ar quente?

De facto, as moléculas de ar frio ficam mais próximas umas das outras, concentrando o peso num determinado ponto. O ar nesse ponto fica mais pesado e desce. Já as moléculas de ar quente são espalhadas no ar, dividindo o peso pelo espaço, fazendo com que o ar quente suba no ambiente. Daí, o aparelho de ar condicionado dever ser instalado num local alto.

… O ar condicionado pode ser um bom repelente?

As temperaturas baixas afastam os mosquitos e outros insetos, já que o seu habitat é idealmente quente. E, por outro lado, para termos um espaço com conforto térmico, as janelas e portas deverão estar fechadas para o correto funcionamento do aparelho. Assim, estes “companheiros” do verão não podem entrar e sair livremente do ambiente.

… Os tetos altos altos das casas antigas propiciavam uma melhor ventilação?

Para os amantes das características da traça antiga da arquitetura, eis uma das justificações. As casas eram construídas com tetos altos, além de grandes janelas, para permitir uma melhor ventilação. Outro aspeto eram as varandas, onde as pessoas ficavam num ambiente mais fresco e melhor ventilado. Atualmente, seria impossível trabalhar e viver nos vanguardistas edifícios envidraçados, sem os ares condicionados. Por outro lado, as lareiras têm tendência a desaparecer nas novas construções. Um aparelho de ar condicionado é a solução ideal para aquecer e arrefecer, entre outras funções.

Já sabe qual é o melhor aparelho de ar condicionado para o seu espaço? Pergunte à Megaclima! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha o formulário online!