Desumidificador e aquecedor: como aquecer a casa?

Um desumidificador aquece o ar? Num inverno frio e chuvoso, muitos perguntam como poderão aquecer a casa. Entre desumidificador e aquecedor, responderemos sem dúvida “aquecedor”, mas existe a conceção de que o desumidificador também pode aquecer a casa. Será isto verdade ou um mito? A resposta a esta pergunta é um “sim”, mas apesar de tudo não o suficiente para o desumidificador ser um meio de aquecimento eficaz.

Um desumidificador funciona captando o ar circundante e colocando-o em contacto com uma serpentina refrigerada no seu interior. Como o ar frio tem menor capacidade para reter humidade, esta condensa-se na serpentina e acumula-se num recipiente próprio. O ar é depois reaquecido e expelido para o exterior.

Por isso, através do seu funcionamento normal, o desumidificador emite calor suficiente para aumentar a temperatura da divisão em aproximadamente 1ºC. Ao mesmo tempo, o ar húmido tem maior potencial de captação do calor e maior condutividade. Isto significa que em contacto com ar húmido frio, o nosso corpo perderá calor mais rapidamente – logo sentiremos mais frio – do que em contacto com ar frio, mas seco.

Ao remover humidade do ar, o desumidificador aumenta por isso a sensação de temperatura confortável ao diminuir a condutividade do ar que nos envolve, e torna-o igualmente mais fácil de aquecer. Deste modo, níveis adequados de humidade podem diminuir o esforço necessário ao aquecimento de uma casa com aquecedores ou outros meios.

No entanto, porque a tarefa principal do desumidificador não é o aquecimento, deve procurar sempre alternativas e não comprar um desumidificador para aquecer o seu lar.

Se o problema da sua habitação for efetivamente o frio, procure serviços de climatização especializados para melhor avaliarem as suas necessidades. A aquisição de ar condicionado poderá ser a solução, com a vantagem de também contribuir para uma habitação menos húmida.

Como saber se tem uma casa húmida ou seca?

A melhor maneira para saber se a sua casa está húmida e necessita de um desumidificador é comprar um termómetro com higrómetro. Este aparelho indicar-lhe-á quão húmida está a sua casa, sendo os valores recomendados entre 30% e 60%. Se acima de 60%, então deve considerar adquirir um desumidificador.

Mas no nosso dia-a-dia existem pormenores que nos indicam se a nossa casa é excessivamente húmida ou seca. A condensação no chão ou em canos, livros e revistas enrugados ou fungos nas paredes são sinais claros de um ar húmido a necessitar da ação de um desumidificador ou um ar condicionado quando em também se verifiquem temperaturas demasiado baixas.

São os sinais do ar seco que frequentemente nos passam despercebidos e são no entanto óbvios: se sofre choques ao acariciar o seu gato, ou se sente frequentemente descargas elétricas ao tocar objetos, então está definitivamente num ambiente demasiado seco.

Como o ar húmido tem uma maior condutividade, as cargas elétricas – eletricidade estática – dissipam-se mais rapidamente e não sofremos tantos choques. É por isso que os invernos muito frios e secos são mais propensos à acumulação de eletricidade estática e é por isso que apanhar choques frequentes é um excelente sinal de que o ar na sua habitação é muito seco.

Encontre o desumidificador, ar condicionado ou purificador mais adequado para si.

A Megaclima tem serviços de climatização completos e integrados em soluções abrangentes capazes de se adequarem às necessidades da sua habitação. Para resolver os problemas de humidade ou frio na sua habitação, não hesite em nos contactar para, em conjunto, encontrarmos a solução que melhor se adequa a si!

Envie-nos um email para GERAL@MEGACLIMA.PT ou telefone-nos para o 219 253 300 e deixe-nos ajudá-lo!
Compartilhe o nosso artigo