Aparelho de ar condicionado ou lareira? – Megaclima

AR CONDICIONADO OU LAREIRA: EIS A QUESTÃO?

Será que devia adquirir um ar condicionado? E até que ponto uma lareira seria mais ou menos vantajosa, em comparação? Um equipamento de ar condicionado permite não só a regulação da temperatura para valores ideais, mas também o tratamento do ar em espaços fechados.

Cada vez que o inverno se começa a fazer sentir, surgem questões que precisam de ser respondidas.

Que vantagens oferece um ar condicionado comparativamente a uma lareira?

Ar condicionadoO objetivo é cuidar do seu bem-estar e passar um inverno de boa saúde e sem frio. E pergunta-se quais as vantagens de um ar condicionado face a uma lareira.

Uma lareira é uma estrutura utilizada para aquecimento do espaço, sendo constituída por duas partes fundamentais: um compartimento revestido de materiais não inflamáveis onde se queima a madeira e uma chaminé que auxilia a saída de fumos e outras partículas.

Embora possam, hoje em dia, utilizar diferentes fontes de alimentação como os pellets, ou até mesmo o gás ou a eletricidade, são por norma equipamentos de grandes dimensões, o que implica custos. Quanto maior a lareira, mais cara irá ser a sua aquisição.

Uma das grandes desvantagens das lareiras é o facto de grande parte do calor produzido não ser aproveitado, ao escapar facilmente para o exterior pela chaminé, tratando-se de equipamentos de aquecimento pouco eficientes.

Por outro lado, sendo um sistema aberto que implica normalmente o manuseamento de material inflamável e em chamas, não se trata da opção de aquecimento mais segura. Para além de um controlo da temperatura mais difícil, os riscos de segurança são acentuados: é possível que algum material salte do espaço da lareira e provoque queimaduras ou danos materiais.

Adicionalmente, os fumos produzidos acabam por ficar impregnados no espaço, assim como o cheiro difícil de eliminar.

Um equipamento de ar condicionado, para além de ser altamente autónomo na gestão da temperatura, permite evitar todos os constrangimentos de limpeza e manutenção que uma lareira implica.

Trata-se de uma solução bastante mais segura, uma vez que dispensa o manuseamento de material a altas temperaturas e oferece adicionalmente funções de filtragem e renovação do ar interior, de forma a assegurar altos padrões de qualidade do mesmo.

Uma outra vantagem óbvia do ar condicionado é a sua versatilidade – pode igualmente ser utilizado em época de verão no arrefecimento do ar interior.

Quais são as melhores marcas de ar condicionado?

Na Megaclima encontram-se representadas as marcas líder de ar condicionado do Mundo:

– A LG garante a aquisição de equipamentos “amigos do ambiente”, dada a sua elevada eficiência energética, aliada a um sistema de filtragem de ar de topo, de forma a assegurar a qualidade do ar interior dos espaços.

– A Samsung oferece equipamentos de ar condicionado de baixos consumos em conjugação com designs modernos e alta eficiência na manutenção de temperaturas ideais e na purificação do ar.

– A Panasonic prima pela oferta de aparelhos com filtros antialérgicos, que permitem desfrutar de excelente qualidade do ar interior ao eliminarem o risco de aparecimento de bolores, fungos e bactérias.

– A Mitsubishi foi já considerada uma marca Líder de Eficiência Energética, devido aos seus ares condicionados de elevada eficiência energética e ambientalmente sustentáveis.

– A Daikin desenvolveu a utilização de uma bomba de calor que permite otimizar o desempenho e a eficiência energética do ar condicionado para redução do consumo de energia ao mínimo estritamente necessário.

Visite-nos na Megaclima e cure o medo do frio!