Humidificador de ar quente ou frio?

A resposta a esta questão prende-se sobretudo com a utilização que pretende dar ao equipamento. Os humidificadores de ar domésticos funcionam de forma simples, tendo como principal função manter o nível da humidade de ar do ambiente dentro dos parâmetros adequados. O índice de Humidade Relativa (Hr) correto para ambientes fechados com seres humanos, animais e plantas é entre 40% e 60%. Antes de aconselharmos a escolha do humidificador de ar quente ou de frio, vamos conhecer estes índices.

Índices de Humidade Relativa (HR)

Em primeiro lugar, vamos explicar o que significa Humidade Relativa. Na versão mais simplificada, é a relação entre a quantidade de água existente no ar (humidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação). A humidade presente no ar resulta de uma das fases do ciclo hidrológico, o processo de evaporação da água. O vapor de água sobe para a atmosfera e acumula-se em forma de nuvens, mas uma parte passa a compor o ar que circula na atmosfera.

Quanto aos índices de humidade relativa:

– Abaixo de 40% HR: o ar está seco em excesso (usar o humidificador).

– De 40% a 60% HR: o ar está confortável e saudável, torna-se mais leve, mais fácil de ser respirado.

– Acima de 60% HR: o ar está húmido em excesso (usar o desumidificador).

Não descure a ajuda de um humidificador de ar quente e/ou frio. Mas qual deles é o mais adequado?

Humidificador de ar quente e frio

Como já tínhamos explicado, a escolha do tipo de humidificador de ar quente ou frio depende do uso que vai dar ao equipamento. Vapor quente ou morno ou névoa fria? Eis a questão! Um humidificador que liberta vapor quente é ideal para ajudar nos problemas respiratórios, para bebés e idosos. Os humidificadores de ar quente funcionam ao aquecer a água no seu interior, libertando-a no ar. Este tipo de equipamento é perfeito quando o quarto é frio. Os humidificadores de ar frio ajudam a diminuir o calor, já que trabalham arrefecendo a temperatura ambiente. Por outro lado, os humidificadores que libertam uma névoa fria e seca não favorecem a acumulação de fungos e bactérias nas paredes de casa, por exemplo.

Fica aqui a certeza de que o humidificador é um ótimo aliado para nivelar a humidade adequada do ar.

Fale com a Megaclima! Nós vamos ajudá-lo a decidir pelo melhor. Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt .