Está preocupado com a ventilação da casa?

Numa fase em que a palavra vírus assume o protagonismo de qualquer conversa, estar preocupado com a ventilação da casa, do escritório ou de qualquer espaço fechado que frequenta é muito comum. Não há dúvidas de que a ventilação natural é um recurso fundamental que contribui para locais mais confortáveis e, acima de tudo, saudáveis.  


O ar fresco não pode, de modo algum, ser subestimado! Renovar o ar de um espaço fechado é uma ação largamente defendida por especialistas no combate ao contágio do coronavírus. Sabemos que há a possibilidade de transmissão, por meio de minúsculas partículas de vírus conhecidas como aerossóis, que permanecem no ar por mais tempo do que as gotículas – as partículas microscópicas libertadas pela respiração e pela fala e que ficam em suspensão no ar. Abre as suas janelas com frequência, mesmo quando está frio lá fora?

Durante todo o ano

É ponto assente que a ventilação é responsável por uma grande intervenção no desempenho térmico e energético dos edifícios e espaços fechados.

No inverno, a ventilação pode ajudar no excesso de humidade, pois nos dias secos de inverno podemos aproveitar para trocar o ar com o exterior secando um pouco a casa, tornando o ar mais saudável, livre de fungos e microorganismos que proliferam nestas condições.

No verão, para além da comum renovação do ar em sua casa, todo o vapor produzido pelas atividades humanas, sobretudo na cozinha e na casa-de-banho, é eliminado através de uma correta ventilação.

Vejamos todas as vantagens e como deve fazer naturalmente a ventilação da casa.

Ventilação natural*

Simples, eficaz e sem quaisquer custos! Basta abrir portas e janelas em sua casa! A ventilação da casa pode estar apenas nas suas mãos.

Especialmente no inverno, não se trata de abrir todas as janelas ao longo do dia, mas de garantir que haja uma abertura suficiente para a entrada de ar fresco. O segredo é fazê-lo várias vezes ao dia e por pouco minutos. Fará toda a diferença, sobretudo se viver ou trabalhar com pessoas que pertencem aos designados grupos de risco.

A ventilação cruzada é…
Uma das técnicas mais usadas quando falamos em ventilação natural. Fazer ventilação cruzada significa usar diferentes aberturas para o exterior num ambiente habitualmente fechado. Estas aberturas podem estar em posições opostas ou adjacentes – para criar uma corrente que permite a circulação de ar fresco no espaço.

Mas a ventilação natural também pode ficar aquém por:

  • Falta de controlo de fluxo de ar.
  • Falta de controlo sobre a qualidade do ar novo.
  • Aumento de ruído no ambiente.
  • Desconforto e risco de doenças causadas por correntes de ar.
  • Arrefecimento indesejado no inverno.
  • Aquecimento indesejado no verão.
  • Vulnerabilidade a assaltos.
  • Falta de controlo sobre o vapor de água no ar interior.
  • Risco de condensação e consequente proliferação de bactérias.

*Não resolve o problema da humidade em casa com ventilação nos dias húmidos.

E que tal uma ajuda da ventilação mecânica?

Dentro do conceito de ventilação mecânica, entram as soluções de ventilação controlada que condicionam os caudais de renovação de ar. Um dos indicadores para a renovação de ar pode ser o nível de humidade relativa de cada divisão.

Existem 2 tipos de fluxo da ventilação mecânica:

Fluxo simples –  a explicação do fluxo simples passa por descrever a entrada de ar natural, através de portas e janelas de cada divisão. A extração do ar viciado é efetuada através das respetivas grelhas, situadas no teto ou no topo das paredes das assoalhadas mais exigentes em termos de renovação de ar – a cozinha, casa-de-banho e, eventualmente, a despensa.

Fluxo duplo –  com um sistema de fluxo duplo, o ar que vem do exterior pode ser realmente aproveitado nas suas potencialidades. Existem os equipamentos que vão assegurar a extração do ar viciado e, por outro lado, garantem a insuflação de ar novo filtrado. Há um princípio de grande eficiência por trás deste fluxo. Antes de o ar viciado ser libertado para o exterior, este atravessa um permutador de calor que transfere até 95% da energia para o ar insuflado.

Sabia que… Através do fluxo duplo e a recuperação de calor, a carga no sistema de ar condicionado é reduzida em cerca de 30%. A unidade de permuta de calor recupera rapidamente o calor contido no calor latente (vapor) e os níveis de eficiência são otimizados.

ATENÇÃO: A instalação dos ventiladores

mecânicos deve ser uma responsabilidade para profissionais experientes e credenciados. Conhece a equipa técnica da Megaclima? Técnicos com grande experiência e em formação contínua estão ao seu dispor em todas as fases do processo de climatização.

Que tipos de equipamentos existem para a ventilação da casa?

Existem vários equipamentos que se encarregam da ventilação da casa, garantindo a saúde, o conforto e a higiene para pessoas que vivem na habitação, para além de que se evita a acumulação de humidade e a deterioração dos próprios edifícios.

Hoje em dia, encontra desde os ventiladores de casa-de-banho, com design estético e moderno, bem como ruído e consumo baixos, até ventiladores em linha para condutas com corpo ou, mesmo, unidades de ventilação para conduta circular. Tudo depende da necessidade do espaço.

O modelo mais comum em casas é o exaustor de parede. Este é instalado em média entre 2,5 e 3 metros do chão e é composto, simplesmente, por um motor com hélice que, ao ser ligado, impulsiona o ar concentrado em cima para fora do ambiente.



Também podemos apontar o exaustor eólico, por exemplo. Este é um tipo de exaustor de telhado que aproveita o deslocamento das massas de ar e o efeito de convecção da massa de ar interna para proporcionar uma exaustão ininterrupta que vai ventilar e renovar o ar do ambiente.

Não dispense a ajuda de um purificador!

Um purificador de ar em sua casa, em sintonia, com um bom sistema de ventilação, será o caminho certo na busca por um ar leve, respirável e sem contaminantes. Na montra da Megaclima, encontra as melhores marcas, nomeadamente a Airfree. Com a tecnologia TSS de esterilização do ar, altamente eficiente, permite eliminar até 99% de bactérias, fungos, vírus, pólen, alérgenos de animais domésticos, alérgenos de ácaros e demais poluentes orgânicos do ar. Um produto 100% português que tem dado que falar.

Quer saber qual é a melhor ventilação para a sua casa? Pergunte à Megaclima! O nosso número é o 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), o nosso email é geral@megaclima.pt e ainda pode preencher os nossos formulários online.