Porquê medir a temperatura?

A medição da temperatura de um ambiente pode ser considerada uma atitude banalizada pela rotina de trabalho, de uma indústria, de um escritório ou, até mesmo, em casa. Atenção, não descuremos a sua importância! As pessoas, produtos e bens de consumo, alimentares e outros, são, muitas vezes, extremamente sensíveis às temperaturas altas e baixas.

O que deve procurar num aparelho de medição para o melhor desempenho? Qual a temperatura ideal para cada ambiente, em cada estação? Como é que a indústria e as pessoas podem ser afetadas por níveis desadequados de temperatura? Eis alguns dos tópicos que serão aqui explorados. Continue a ler e torne-se num verdadeiro expert em medição da temperatura!

Se não medir a temperatura…

Não estar atento à temperatura de um ambiente fechado pode, efetivamente, ter consequências nefastas. Indiquemos abaixo algumas destas:

  • Não faria sentido não destacar em primeiro lugar a saúde. Estar sujeito a altas temperaturas pode significar um sério risco para a saúde das pessoas. O calor excessivo pode causar um desequilíbrio fisiológico que vai prejudicar o funcionamento do nosso organismo, fazendo com que os órgãos não recebam a oxigenação, principalmente o cérebro e o coração. Por outro lado, o frio intenso pode reduzir a sensação de sede, provocar subidas na glicemia e aumentar o risco para as pessoas com doença cardiovascular.

  • A produtividade é um dos temas mais debatidos no contexto das temperaturas inadequadas. É verdade! O seu desempenho e resultados profissionais podem estar dependentes desta variável. Frio ou calor vão influenciar a maneira como trabalha, como, na realidade, se sente. Enquanto o calor propicia um relaxamento maior, a comum preguiça, o frio pode ser responsável pela falta de atenção. Consoante a dinâmica, seja num escritório, numa fábrica, numa biblioteca ou ginásio, a temperatura pode fazer total diferença na disposição das pessoas para as atividades propostas. Pense em investir em climatização no que toca à produtividade! Por que não entra em contacto com a Megaclima?
  • Englobando infraestruturas, equipamentos e mercadorias neste último destaque, não é difícil adivinhar o que a temperatura mal controlada pode provocar. No caso das infraestruturas, uma má conjugação entre a temperatura e os níveis de humidade, sem esquecer a importância da correta ventilação, pode estar na origem de danos. Os equipamentos, desde simples instrumentos laboratoriais até a máquinas de calibre industrial precisam de um ambiente de produção muito bem controlado. As mercadorias, com o seu inerente grau de fragilidade, facilmente se danificam com as indevidas condições ambientais.

Se não medir a temperatura, a sua saúde, o seu negócio, a sua vida pessoal e profissional estão no centro das atenções. Por isso, não hesite e escolha o melhor aparelho de medição para o efeito!

Instrumentos de medição de temperatura

Se a sua pretensão for a correta, isto é, obter resultados de medição objetivos e comparáveis, terá de optar por instrumentos de medição de temperatura.

                Termómetro – este é o aparelho usado para medir a temperatura ou as variações de temperatura. É um instrumento composto por um elemento sensor que possui uma propriedade termométrica, isto é, uma propriedade que varia com a temperatura. Um termómetro é, com mais ou menos tecnologia, um sensor de temperatura.

Em sua casa ou no escritório, preferindo a simplicidade e design, sugerimos, por exemplo, este modelo de janela, com visor digital, muito estético e eficiente.

Conheça as suas especificações técnicas aqui.

Mas existem outros aparelhos de medição que vão além do controlo dos índices de temperatura. Podemos falar-lhe dos diferentes modelos de Termohigrómetros, onde a humidade também é controlada. Ainda, realçamos os benefícios e a tecnologia dos Data Loggers,na receção e registo de dados termostáticos de um ambiente. E não esqueçamos todas as potencialidades dos Anemómetros, cuja função é medir a velocidade do vento ou, dito de outra forma, o movimento do ar.

Temperatura ideal

Se já possui os instrumentos de que precisa, foque-se na temperatura ideal!

Quando queremos descrever a temperatura ideal, fazemo-lo tendo em conta a forma como o nosso corpo recebe e processa essa mesma temperatura. Esta dinâmica varia de pessoa para pessoa, mas existe um intervalo de valores que é comummente aceite.

Sabia que… Ainda sob a temática de como cada um de nós processa a temperatura de modo diferente, durante a gravidez a mudança nos níveis hormonais pode aumentar o fluxo sanguíneo. As chamadas ondas de calor acontecem, principalmente, na parte de cima do corpo. Por isso, as mulheres devem sentir o desconforto na zona do peito, no pescoço e na cabeça. Saiba mais sobre a importância do conforto térmico na gravidez aqui.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a temperatura considerada ideal para a climatização de espaços fechados pode variar de 23°C a 26°C. Por outro lado, se quisermos distinguir a temperatura ideal por estações, podemos fazê-lo. No verão, o ambiente deverá estar entre os 23ºC e os 26ºC e no inverno há variações entre os 20ºC e os 23ºC. Estes valores têm, obviamente, em consideração o conforto térmico, sem desvalorizar indicadores de eficiência energética.

Controlo de temperatura na indústria

Escrever sobre a medição da temperatura em ambiente industrial será tema para um só artigo. Mas dada a sua relevância dentro deste contexto, afloremos alguns aspetos. O resultado do défice de controlo de temperatura na indústria, em última instância, é a falha de produção. Isto poderá acontecer quer pela maquinaria quer pelos colaboradores.

  • Por exemplo, nos processos de produção de certos equipamentos, a temperatura necessita de estar dentro de uma faixa correta ou alguns componentes podem apresentar defeitos.
  • E a ampla indústria alimentar? Consegue imaginar a importância do controlo da temperatura na conservação dos alimentos? Claro que sim!
  • Continuando a exemplificar, a indústria médica e farmacêutica têm exigências flagrantes em termos de temperatura. Imagine a importância da correta temperatura na produção e manutenção de medicamentos ou em espaços hospitalares! Tratamentos médicos são mais eficazes em ambientes com controlo de temperatura, fazendo com que pacientes e colaboradores se sintam cada vez melhores.

Em suma, monitorizar e registar a temperatura garante sucesso, rentabilidade, evita perdas e os trabalhadores ficam mais envolvidos com o trabalho.

Ficou esclarecido sobre a medição da temperatura e da importância que esta rotina pode ter na sua vida? A equipa da Megaclima está disponível para dar-lhe todas as informações de que precisa. Pode contactar-nos pelo número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), enviar-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencher os nossos formulários online.