Para que serve um desumidificador?

Qual a função de um Desumidificador? Saiba já se está na altura de comprar um desumidificador!

Como todos sabemos, o excesso de humidade é um dos piores problemas que se pode ter em casa. Responsável pela proliferação de microorganismos no ambiente, como bactérias, fungos e ácaros, o excesso de humidade pode afetar negativamente a nossa saúde, causando alergias… Praticamente dois terços das alergias que afetam o homem (asma, renite e algumas manifestações cutâneas de hipersensibilidade) são decorrentes da presença não só de microácaros ambientais, como também de seus restos corpóreos e dejetos por eles deixados no ambiente onde o homem habita ou trabalha. Por outro lado, o recheio da sua casa também sofre! Mobiliário, quadros, roupas, documentos ou aparelhos elétricos estão também em risco. É preciso atuar! É preciso comprar um desumidificador!

Mas do que se trata afinal? O que é um desumidificador?

Algumas considerações iniciais:

Em ambientes interiores de alta humidade relativa do ar (medida através de um aparelho designado de higrómetro), surgem condições menos saudáveis, como é o caso da corrosão, da ferrugem e das paredes húmidas.

Um desumidificador de ar é um equipamento que tem como função reduzir a humidade relativa do ar de um espaço fechado, seja ele doméstico ou comercial. Esta função é fundamental, uma vez que a humidade excessiva do ar tem consequências nefastas a vários níveis.

O equipamento funciona de forma muito semelhante à de um ar condicionado, baseando-se nos princípios das mudanças de estados físicos, em particular no da condensação. O desumidificador é constituído por uma ventoinha que puxa ar do exterior para o aparelho, e uma vez no seu interior o ar ainda húmido cruza-se com uma superfície fria e parte da água contida condensa.

Nessa fase, a água é recolhida num recipiente dentro do desumidificador que a armazena para ser posteriormente removida. O ar agora seco passa então por uma espiral semiaquecida para voltar ao meio exterior, através da uma saída de ar do equipamento.

Devido à sua forma de funcionamento, este tipo de equipamento deve ser utilizado em ambientes fechados, sem janelas ou portas abertas, de forma a maximizar a eficiência do ciclo que ocorre aquando do funcionamento do desumidificador.

Qual o nível de humidade ideal?

A humidade relativa de um ambiente varia bastante, ao longo do ano, e deve ser controlada. A taxa de humidade representa a quantidade de água existente no ar. Se estiver entre 35% e 40%, significa que o ar está seco e quando está acima dos 65% o ar está húmido. Nestas situações, o ar é prejudicial para a saúde, para os equipamentos e objetos. Com humidade em excesso, é necessário recorrer a um desumidificador doméstico ou comercial. Ferrugem, corrosão, paredes negras e cheias de manchas? Não, obrigado!

Sabia que…

… Uma das principais causas de condensação e mofo, no inverno, na sua casa, é a secagem de roupas em radiadores ou num estendal interior? À medida que a roupa seca, a humidade é libertada para o ar e este fica húmido, mais frio, formando-se condensação nas janelas… Condições ideais para que os bolores apareçam mais rapidamente.

Mas a ventilação não ajuda?

Uma ventilação adequada é uma ótima ajuda para o controlo do excesso de humidade em sua casa.

É claro que a ventilação natural, feita através de portas e janelas e também chaminés e grelhas de ventilação, permite renovar o ar e é muito importante. Mas para além de poder não ser suficiente, por outro lado, no inverno e com o frio o seu conforto térmico será, certamente, ameaçado.

Se falarmos de ventilação mecânica, já implica a instalação de ventiladores, extratores e exaustores. Em zonas onde habitualmente se verifica um nível de humidade maior, como por exemplo na casa de banho e na cozinha, a ventilação é muito importante e deve ser eficaz ao retirar a maior parte do vapor de água. Nas casa de banho, se não existir uma janela para o exterior, então, esta necessidade torna-se mais urgente. Todavia, a compra de um desumidificador não fica descartada. A ventilação ajuda e controla a renovação do ar, prevenindo humidade, mas o desumidificador é um equipamento focado neste objetivo com resultados mais eficazes e mais rápidos.

Em suma…

Para além de eliminar a humidade em excesso e por isso mesmo melhorar a qualidade do ar interior, o desumidificador permite conservar eletrodomésticos, móveis e outros objetos de valor que podem ser danificados pela ocorrência de humidade em excesso.

Assim sendo, a aquisição de um desumidificador é ideal para promover o bem-estar e o conforto no lar ou no trabalho, ao evitar que a humidade em excesso danifique bens, infraestruturas ou até mesmo a sua saúde!

Qual a marca que devo comprar?

MEACO ou TROTEC, entre outros, são nomes sonantes de grandes marcas de que vai ouvir falar quando decidir comprar o seu desumidificador. Marcas bem implementadas no mercado, apresentam modelos prestigiados e que conseguem conjugar a tecnologia e a estética naquele que pode ser o seu grande aliado contra o excesso da humidade. Os equipamentos são cada vez mais eficazes, com filtros de ar, ionizadores antibacterianos e antivírus, bloqueio para crianças, função de secagem de roupa… Podíamos enumerar muitas mais potencialidades.

Quando quiser o equilíbrio perfeito entre proteger o seu ambiente e manter os custos no mínimo, está na hora de entrar em contacto com a Megaclima! A humidade continua a fazer parte do cenário e com ela as janelas fechadas e a condensação a aumentar. Não espere mais, deixe-nos aconselhá-lo da melhor maneira! Existem ótimas marcas, umas de grande destaque e outras pouco conhecidas do grande público, mas que representam excelentes equipamentos!

Não hesite em entrar em contacto connosco! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt . Se preferir, pode preencher o nosso formulário online e receber uma proposta rápida e completa!