Como climatizar os escritórios

Climatizar um escritório, sobretudo se falarmos de espaços com dimensões medianas, implica todas as preocupações, regras e etapas de climatização de qualquer outro ambiente. Acreditamos que o conforto térmico é algo que deve ser cada vez mais acessível a todos, com todas as potencialidades de equipamento e com todos os seus resultados de desempenho. Temos a certeza de que o ar condicionado para escritórios propicia bem-estar e maior qualidade ao ar, as necessidades que ocupam o topo das preferências.

Compra e instalação de um ar condicionado

Na compra de um ar condicionado para escritórios, bem como para qualquer outro espaço, a determinação dos BTUs necessários é essencial. Já sabemos que BTU, British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica – tradução livre) trata-se da unidade de potência mais usada no que toca aos equipamentos de ar condicionado. Quanto mais os BTUs, maior será a potência de aquecimento e arrefecimento, maior rendimento terá o equipamento.

Mas como se faz o cálculo térmico que determina os BTUs?

Existe uma série de fatores que devem ser tidos em consideração quando a empresa de ar condicionado estiver a fazer o cálculo térmico. A área é dos itens mais relevantes. E se conjugarmos a área ao tipo de espaço (escritório, apartamento, moradia, entre outros), então o grau de precisão ainda será maior. Mas não ficamos por aqui! As janelas (quantidade, área e o tipo de vidro), a orientação solar e o número de pessoas que frequentam o espaço também são indiciadores muito importantes para chegar à correta potência. A Megaclima dispõe de uma aplicação de cálculo térmico, acessível para download na App Store e na Google Play. Com um preenchimento fácil e intuitivo, esta aplicação tem 2 versões: a básica e a gráfica completa.

Já com a potência correta determinada, a pergunta será: Qual é o modelo mais adequado de ar condicionado para escritórios?

Dependendo de como está arquitetonicamente organizado o escritório e obviamente da sua área, poder-se-á optar, para espaços pequenos a médios, entre os modelos murais, cassete e consola teto/chão. Quanto aos ares condicionados murais, facilmente, conseguimos descrevê-los como modelos de parede. Os ares condicionados cassete, instalados no teto, praticamente não ocupam espaço, para além de que passam despercebidos, não interferindo no espaço. Com uma ótima distribuição de ar e muito silenciosas, as consolas teto/chão são adequadas para espaços pequenos e grandes, num diferencial de potências e aplicações. Mas se estamos a falar de um escritório grande, o ar condicionado central é o mais adequado. Na realidade, trata-se de um sistema multi-split. Existe uma central de ar, com apenas uma unidade exterior (condensadora) e várias unidades interiores (evaporadoras). A diferença está na ligação entre estes dois polos. A mais comum é através de um sistema VRF.

Sistema multi-slip – a opção certa!

Ter um controlo independente para cada espaço do escritório é o lema! Controlar adequadamente a temperatura e o fluxo de ar em vários espaços – de forma individual e independente é o indicado, sobretudo para edifícios de escritórios compartimentados, com escritórios, salas de reuniões, zona de restauração, com horas e necessidades de temperaturas diferentes.

Tecnologia e eficiência são com o sistema inverter

No ar condicionado para escritórios, a tecnologia inverter fará toda a diferença! Sempre com o objetivo de manter o ambiente com a temperatura desejável, a tecnologia inverter ajusta a velocidade de rotação do motor do equipamento, com vista a um funcionamento contínuo e não intermitente. Com o aumento e diminuição gradativos na rotação, não há picos de energia. Estabilidade e equilíbrio são palavras-chave neste sistema. Assim, não há pico de energia no momento de arranque do compressor, garantindo uma economia de até 40% no consumo de energia do ar condicionado. Não há dúvidas de que é o melhor investimento!

Quantos às questões importantes que se prendem com a instalação, ora leia:

Na instalação do ar condicionado para escritórios, também existe um conjunto de medidas a ter em conta. O nosso alerta mantém-se: instalar um ar condicionado é uma tarefa para profissionais. Faça a sua pesquisa, procure online, peça referências, solicite propostas e escolha a melhor empresa para instalar o seu ar condicionado. Já conhece os nossos serviços? Saiba tudo aqui.

Ter-se-á de verificar se o seu escritório possui voltagem monofásica ou bifásica e ver qual o nível indicado de carga elétrica para instalar mais um equipamento. Há que informar as especificações do equipamento para o dimensionamento de disjuntores e fios, com vista a garantir a alimentação correta. Se as ligações não estiverem de acordo com as especificações técnicas apontadas pelo fabricante, é certo que tem de contar com o trabalho de um técnico de ar condicionado. Podíamos não ficar por aqui e chamar a atenção para o tipo de suporte e o local das unidades interior e exterior, a especificidade da ligação entre unidades, a importância do ponto de drenagem, entre outros.

A importância do conforto térmico

A temperatura ideal para trabalhar

Se tem a temperatura ideal no seu escritório está no caminho certo para ter um bom ambiente de trabalho e uma maior performance dos seus colaboradores. No ambiente de trabalho, a climatização está diretamente relacionada com a produtividade dos trabalhadores. O mais comum é que, com temperaturas elevadas, haja um aumento da circulação sanguínea, subindo também a temperatura corporal, que é controlada através da transpiração. Se o corpo não consegue eliminar suficientemente o excesso de calor, além do desconforto, o trabalhador pode perder sua capacidade de concentração, tornando-se vulnerável a erros, irritabilidade e, consequentemente, a sua produtividade baixa. E não é só a produtividade que está em causa, é obviamente a saúde dos seus colaboradores. Baixas de tensão e desmaios são recorrentes neste quadro. Ter um ar condicionado para escritórios torna-se imperativo para a sua empresa funcionar com normalidade e crescimento.

Qualidade de ar é fundamental

Atualmente, existem vários modelos de ar condicionado que, com o seu sistema inovador de tripla filtragem, conseguem eliminar partículas, sujidades e odores do ar. É claro que pode aliar o ar condicionado ao purificador de ar para melhores resultados, mas a qualidade do ar, em qualquer equipamento de climatização já é uma máxima.

A Megaclima terá todo o gosto em fazer-lhe uma proposta para ar condicionado para escritórios. Por que não nos liga para o número 219 253 300 ou nos envia um email para geral@megaclima.pt ? Ficamos à espera do seu contacto!

Compartilhe o nosso artigo