Higienização do ar condicionado

Nunca é demais lembrar a importância da higienização do seu equipamento de ar condicionado. Não descure esta etapa, porque o que está em causa é a sua saúde!

Para além do caráter de obrigatoriedade que tem a higienização do ar condicionado, este é um processo cada vez mais próximo das famílias e empresas portuguesas, à medida que o ar condicionado ganha cada vez mais adeptos e satisfaz uma maior variedade de necessidades do utilizador.

A importância da higienização

Não limpar o ar condicionado acarreta vários riscos, quer ao nível da saúde das pessoas que frequentam o espaço climatizado, quer no que diz respeito à própria performance e vida útil do equipamento.

Assim, não se esqueça de que deve higienizar o seu ar condicionado para:

– evitar problemas de saúde pública, nomeadamente de calibre respiratório, provocados por bactérias, acumulação de sujidade e substâncias nocivas nos filtros;

– diminuir os gastos e despesas com tarefas de assistência técnica/manutenção corretiva e consumos excessivos de energia;

– garantir o conforto térmico, razão principal pela qual decidiu comprar o ar condicionado.

3 verdades sobre a higienização do ar condicionado

É verdade que:

um ar condicionado limpo tem uma maior durabilidade

Um ar condicionado limpo funciona em pleno. Isto significa que não há um esforço do equipamento para atingir a temperatura configurada, por exemplo. Não havendo sobrecarga do compressor, há uma funcionalidade correta, sem desgastes desnecessários. Por outro lado, a limpeza também previne o enferrujamento e corrosão das peças.

um ar condicionado sujo consome mais energia

Não há dúvidas de que manter os filtros limpos evita gastos desnecessários de energia. Filtros sujos impedem a circulação livre do ar, forçam o aparelho a trabalhar mais e consequentemente, este consome mais energia.

– a higienização do ar condicionado melhora a qualidade do ar e evita as doenças respiratórias

A acumulação de sujidade, fungos, ácaros, bactérias e demais microrganismos e impurezas podem desencadear reações alérgicas e doenças. É vital proceder à limpeza do seu ar condicionado para evitar contaminações!

Prefira uma higienização profissional

Se o seu ar condicionado já acusa falta de limpeza, porque deita mau cheiro, por exemplo, é imperativo proceder à higienização. Como sempre, aconselhamo-lo a procurar uma empresa especializada em climatização, com conhecimento assegurado de todos os tipos de ar condicionado. A Megaclima apresenta-lhe diversos planos de manutenção e assistência e a higienização do ar condicionado faz parte destes planos. Não arrisque! Produtos e dicas inadequados podem danificar todo o seu investimento e comprometer o bom funcionamento do seu ar condicionado. Por exemplo, NUNCA deverão ser usados produtos químicos para fazer a limpeza do filtro ou para aplicar na serpentina do aparelho!

A higienização profissional não incidirá apenas nos filtros. As turbinas, as serpentinas de troca de calor e tubagens também serão limpas. Tais peças só podem ser devidamente higienizadas por um técnico credenciado que fará todo o processo corretamente e vai garantir a segurança do seu serviço.

Periodicidade da Higienização

A periodicidade indicada para a higienização do ar condicionado varia de acordo com a localização e o ambiente em que o aparelho está instalado. Passamos a explicar:

Limpeza semanal do filtro

Semanalmente, numa zona com afluência de humidade, poluição e sujidade, poder-se-á fazer uma limpeza básica nos filtros de ar: basta desligar o aparelho da tomada, retirar o painel frontal e passar um pano suave e ligeiramente humedecido. O filtro deve ser retirado e lavado com água morna e detergente neutro. Deixe-o secar, sem incidência direta do sol, antes de voltar a colocá-lo no ar condicionado.

Limpeza mensal

A limpeza mensal é a indicada para ambientes empresariais e deve ser feita de forma completa, sobretudo se falamos de zonas com altos índices de poluição ou calor (o que implica mais o funcionamento contínuo do aparelho). Ao contrário da limpeza semanal que, com muita precaução, pode ser feita pelo proprietário, a higienização do ar condicionado completa precisa de ser realizada por um profissional qualificado. Esta sugere uma desmontagem e as peças terão de ser limpas (ou trocadas) individualmente.

Limpeza semestral

Semestralmente, é recomendado substituir os filtros de carvão ativado. No caso de empresas, além da troca deste tipo de filtro, também dever-se-á proceder a uma limpeza exterior. Em zonas com menos poluição e ambientes em que o ar condicionado não é tão utilizado, a higienização completa pode ser feita com este intervalo de tempo.

Limpeza anual

Quem tem ar condicionado em casa deve fazer a limpeza da unidade exterior uma vez por ano. A limpeza de toda a ligação entre as unidades interior e exterior também pode ser realizada apenas uma vez ao ano, envolvendo a verificação de isolamento e desobstrução de tubagens.

Na Megaclima, a limpeza é parte dos nossos contratos de assistência e manutenção. Tenha em atenção o que integra os nossos serviços:

Trabalhos nas unidades interiores:

– Reaperto de contactos elétricos;

– Teste de drenagem;

– Limpeza de filtros e alhetas com produto antibacteriano;

– Verificação de ruídos da turbina;

– Teste das funções do comando;

– Verificação da fixação da evaporadora;

– Limpeza de grelhas.

Trabalhos nas unidades exteriores:

– Medição de pressões;

– Medição da temperatura de insuflação;

– Medição da temperatura de aspiração;

– Verificação do rendimento do compressor;

– Verificação do consumo do compressor;

– Verificação da fixação da unidade condensadora.

Entre em contacto connosco e conheça em detalhe o que pode fazer para que o seu equipamento de ar condicionado se mantenha no seu melhor estado!

Enquadramento Legal da Higienização

Em Portugal, o Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização em Edifícios (RSECE) tem especial foco na qualidade do ar, na eficiência e no racionamento energético, sem deixar de realçar a importância da monitorização e manutenção apropriadas. Dá-se ênfase à necessidade de um plano de manutenção preventiva, onde se incluem tarefas de manutenção e limpeza.

A Megaclima é a empresa certa em que pode delegar, com toda a confiança, a higienização do seu ar condicionado. A caminho dos 30 anos de experiência no mercado da climatização, apresenta-lhe certamente o melhor serviço! Para saber tudo, por que não nos liga para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional)? Também, pode enviar-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencher os nossos formulários online. Seremos rápidos a responder!