Sobreviver às Alergias com um Purificador de Ar

O purificador de ar é o aparelho doméstico cuja necessidade menos compreendemos, sem sabermos o quanto pode melhorar a nossa qualidade de vida. Efetivamente, nas nossas habitações respiramos todos os dias um conjunto de partículas que vão desde pó a fungos, passando por odores ou químicos.

Contrariamente ao que possamos pensar, estes não são problemas exclusivos de casas velhas infestadas de fungos ou parasitas. Pelo contrário, também as habitações novas libertam partículas alergénicas enquanto vernizes, tintas e lacas ainda estão frescas. Assim, se a sua casa sofreu humidade extrema em tempos recentes e não foi suficientemente rápido a comprar um desumidificador para controlar a situação, surtos de ácaros e fungos também serão normais.

Portanto, é fácil compreender porque muitas pessoas, passam o dia a espirrar, com comichão nos olhos, nariz e com a garganta irritada! Um purificador de ar antialérgico é, com toda a certeza, um bom aliado nesta batalha contra as alergias!

Porquê as alergias?

A alergia respiratória não é mais do que uma reação anormal do organismo face ao meio ambiente. O que tem acontecido nos últimos anos, e devido ao aquecimento global, é o aumento do calor e de dióxido de carbono. Estas condições têm contribuído para uma produção descontrolada de flora, resultando em mais pólenes a flutuar no ar. Por outro lado, a crescente poluição atmosférica ajuda no seu transporte e absorção pelo corpo humano. Está na consciência ambiental de cada um contribuir para a mudança. Enquanto isso, há que tentar diminuir o desconforto que as alergias provocam. Em nossas casas, o ar também está poluído, com sujidade e poeiras. Já pensou em comprar um purificador de ar antialérgico?

Ação purificadora em casa

Neutralizar odores, bactérias e impurezas no ar que respiramos em casa não é assim tão difícil. Precisa, claro, da ajuda de um purificador de ar antialérgico que consiga dar resposta à sua necessidade de ar puro! Pelos de animais domésticos, pós, maus cheiros, partículas de sujidade podem ficar retidos nos filtros dos purificadores de ar. Falamos de um processo de filtragem que varia de equipamento para equipamento, podendo ir até ao maior nível de desempenho com filtros de 4 camadas:

1 – Pré-filtro

Remove grandes partículas, como o cotão, por exemplo. Este tipo de filtro pode ser lavado com água ou limpo com um aspirador para facilitar a manutenção.

2- Filtro desinfetante – antialergias

Suprime bactérias, fezes dos ácaros e pólen. Formulado com um agente antibacteriano que elimina as bactérias e vírus presos no filtro.

3 – Filtro HEPA

Remove 99,97% das partículas de sujidade que medem apenas 0,3 mícrones.

4 – Filtro desodorizante de carvão 

Desenvolvido com base na nanotecnologia, captura e elimina odores (de tabaco e animais de estimação, por exemplo).

Para além desta grande capacidade de filtragem, os mais recentes purificadores de ar são muito silenciosos, tem uma enorme capacidade desodorizante e alguns até possuem a função de humidificação.

Os purificadores e os alimentos

Já se perguntou, por exemplo, porque ganha bolor e apodrece tão depressa a sua fruta? Os fungos que a atacam estão na verdade constantemente em suspensão, mas a ação de um purificador capta-os e destrói-os, permitindo maior durabilidade para os seus alimentos! A indústria agropecuária é por isso um dos setores económicos onde a presença de purificadores de ar é mais necessária, para se certificar de que produtos alimentares chegam frescos à sua mesa.

Como funciona um purificador?

No mundo dos purificadores de ar, existem diversas metodologias de funcionamento e limpeza do ar. Por exemplo, no caso dos purificadores Airfree disponibilizados pela Megaclima, o ar é captado pelo purificador e aquecido até 200ºC de forma a esterilizar o ar, livrando-o de microorganismos. Após o processo, o ar é arrefecido de novo, antes de ser devolvido ao exterior. Já os nossos purificadores Daikin funcionam através da irradiação de eletrões sobre o ar captado de modo a decompor as partículas aí presentes, após um filtro remover as bactérias e agentes alergénicos e outro filtro eletrostático reter o pó. Finalmente, um fotocatalisador filtra os odores e os vírus. Estes diferentes métodos de funcionamento significam que existe um purificador certo para si. Graças a uma montra de equipamentos completa e aos seus técnicos certificados, a Megaclima está ao seu dispor para encontrar o purificador adequado às suas necessidades, quer se trate do combate à alergia por fungos, odores ou partículas químicas.

E o que podemos fazer mais?

Siga os nossos conselhos e, a par do purificador de ar antialérgico, vai conseguir uma casa muito mais respirável:

– Mantenha a casa limpa, para evitar a acumulação de pó, que agrava os sintomas das alergias;

– Evite tapetes e móveis com tecido;

– Os ácaros não conseguem sobreviver a temperaturas superiores a 60º, pelo que deve considerar a lavagem a temperaturas superiores.

– Se tiver plantas no interior de casa, deve cobrir a terra dos vasos com gravilha, para evitar a formação de bolores que podem desencadear uma crise alérgica.

Um desumidificador pode ajudar?

Uma das maiores vantagens de um desumidificador em casa é que este aparelho também contribui para a eliminação de fungos e bactérias, que tipicamente causam alergias e diversas doenças respiratórias. O desumidificador é necessário quando a humidade relativa do ar é superior a 60%. Isto porque se a humidade a níveis superiores a este, há o risco da formação de bolor e da propagação de bactérias que podem provocar alergias ou constipações.

Humidade em casa

A humidade nas nossas casas tem como foco a cozinha e as casas de banho. Mas, não se esqueça de que a humidade provinda das plantas ou até mesmo das pessoas também tem os seus efeitos. Este fator pode ajudar, se prolongado no tempo, à propagação de alergias. O desumidificador controla a humidade do ambiente, conservando os objetos da casa contra danos e evitando a corrosão, ferrugem e paredes húmidas. Como resultado, passa a ser possível usufruir de um ambiente equilibrado, sem bolor, mofo ou fungos e pleno de conforto e de bem-estar. 

Taxa de humidade do ar 

A taxa de humidade relativa do ar (%HR) representa a quantidade de vapor de água no ar e é medida com um higrómetro. As condições ideais da humidade relativa do ar estão entre os 40% e os 60%. Abaixo dos 40% HR, o ar está excessivamente seco e é necessário utilizar um humidificador. Entre os 40% e os 60% HR, o ar está confortável e saudável para a habitação e os seus ocupantes e acima dos 60% HR o ar está húmido em excesso, pelo que é aconselhável comprar um desumidificador. Conheça a nossa montra de desumidificadores, com as mais conceituadas marcas de desumidificadores do mundo. 

Em Lisboa e arredores, a Megaclima é uma referência na climatização doméstica e industrial, empregando técnicos competentes e certificados pelo Ministério do Ambiente, aptos para encontrarem consigo uma solução à medida do seu problema. 

Por isso, quer procure um ar condicionado, um desumidificador ou um purificador de ar, a Megaclima espera pelo seu contacto. Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha o formulário online. Fique também a saber sobre o nosso aluguer de equipamentos e contratos de assistência!

Com a Megaclima, pode realmente respirar saúde!