Quantos watts deve ter a minha cortina de ar?

Antes de mais, cortina de ar? Sim, a cortina de ar é um equipamento de climatização, à semelhança do ar condicionado, do desumidificador ou exaustor. A cortina de ar cria uma barreira a partir de um fluxo de ar potente e constante que vem do aparelho, gerando o isolamento térmico e separando as temperaturas do ambiente exterior e interior (daí a ideia de cortina). Assim, a temperatura é mantida com estabilidade e o ambiente climatizado é protegido.

Como escolher a cortina de ar?

A corrente de ar emitida pela cortina deve ter a velocidade e o ângulo correto para bloquear o ar vindo de fora. É aqui que entra a potência. Quantos mais watts tiver a sua cortina de ar, maior será a sua performance. Mas, para um funcionamento mais eficiente, também deve escolher o modelo e tamanho adequados à porta ou entrada. A cortina deve cobrir a largura da porta e ter um fluxo de ar que corresponda à altura em que for instalada. Regra geral, as cortinas de ar estão disponíveis nas medidas de 900, 1200, 1500 e 2000 mm e a potência varia muito de modelo para modelo, tendo-se em conta que há a potência do motor propriamente dita e a potência calorífica.

A cortina de ar e o sucesso do seu negócio

Se o contexto for o de um centro comercial, não há dúvidas de que as cortinas de ar trazem muitas vantagens para o negócio! Usar uma cortina de ar aumenta as entradas de pessoas devido ao “efeito de porta aberta”. Por outro lado, há um aumento do espaço útil da entrada e o conforto de clientes e trabalhadores. Uma porta aberta é um convite para o cliente. Além disso, a inexistência de uma porta é como se tivesse uma montra, permitindo que as pessoas vejam o interior da loja.

Quais os fatores que reduzem a eficiência da cortina de ar?

A cortina de ar funciona melhor quando a diferença entre os ambientes exterior e interior é mínima. Será muito mais difícil se, no exterior, estivermos a falar de um contexto de muito frio, se a poluição estiver em níveis elevados ou se estiver a chover, por exemplo.

Assim, considere as seguintes situações que podem prejudicar o desempenho da cortina de ar:

– ambiente exterior com muito vento;

– ambiente exterior muito mais quente do que a temperatura configurada pelo ar condicionado;

– ambiente exterior muito húmido ou chuvoso;

– proximidade de elevadores, sobretudo se forem de uso frequente.

A Megaclima tem a cortina de ar que deseja! Cortina de ar quente ou standard? Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt que nós explicamos-lhe tudo!