Porquê fazer a limpeza do ar condicionado?

A resposta é fácil: porque não quer correr riscos no que toca à sua saúde!
O equipamento de ar condicionado absorve toda a sujidade do ar do espaço que está a climatizar: poeiras, fumos, aerossóis… Muita poluição! A acumulação de agentes contaminantes e a humidade do ar condicionado são propícios à formação de fungos, ácaros e bactérias que são lançados no ar e podem criar problemas respiratórios, alergias, irritações. Por isso, para garantir todo o conforto, bem-estar e saúde, preocupe-se com a limpeza do ar condicionado!

Limpeza do filtro de ar

O filtro de ar retém grande parte da sujidade do ambiente. O aconselhável é que esta limpeza seja feita a cada 3 meses. O filtro deve ser retirado, lavado e, depois de seco, deve ser recolocado. Os filtros sujos impedem a circulação do ar e obrigam o ar condicionado a trabalhar de mais. Este esforço aumenta o consumo de energia. De facto, pode haver um aumento de até 30%, o que se reflete, obviamente, no seu bolso.

Vantagens da limpeza regular

– Manter os equipamentos limpos evita a concentração de fungos, ácaros e bactérias prejudiciais à saúde;

– Prolonga a vida útil do equipamento;

– Reduz o consumo de energia;

– Protege contra a corrosão;

– Evita o aumento de custos (resultantes do consumo extra de energia e de manutenções que seriam dispensáveis).

Nestes casos, a teoria do “faça você mesmo” pode não ser a adequada. Não se esqueça de que fez um investimento e de que o seu bem-estar depende disso. Chamar um técnico credenciado é a opção certa!

Lembra-se de quando fez a última limpeza ao seu ar condicionado? Pode estar na hora de contratar uma empresa especializada para fazê-lo. Contacte-nos!