O seu ar condicionado tem mau cheiro?

Um ambiente confortável, fresco ou mais quente, com o ar leve e de qualidade, na casa ou no trabalho… Não é o que qualquer um de nós deseja? Pois, o ar condicionado é o equipamento de climatização que mais satisfaz as necessidades do seu público, nas suas diferentes vertentes e aplicações. Mas quando há mau cheiro no ar condicionado, todas as suas vantagens são esquecidas e o seu funcionamento fica comprometido. O melhor conselho de todos: manutenção e limpeza do equipamento correta e com a frequência certa! Mas já detalhamos o que implica uma boa manutenção e limpeza do ar condicionado.

Causas do mau cheiro

Este não é um cenário raro: ligamos o ar condicionado e a sensação de bem-estar que tanto esperamos é sabotada por um odor desagradável? Ar condicionado com mau cheiro é um sintoma de que algo não está a funcionar corretamente. Dê-lhe a devida importância e atue da melhor maneira.

Dreno

No princípio de um bom funcionamento de qualquer equipamento que requer instalação está essa mesma etapa, a da instalação. Os odores podem estar na origem de processos adotados na instalação do equipamento. A verificação de para onde foi direcionado o dreno do equipamento é essencial. Existem casos em que este está direcionado para a rede de esgoto, podendo ser essa a causa do mau cheiro. É muito comum que o sifão, peça que serve para evitar que cheiros desagradáveis voltem ao ambiente, seja esquecido. Por outro lado, tem de se limpar o próprio dreno. Sem dúvida de que é um acessório que acumula sujidade.

Humidade

O ar condicionado é um equipamento com cada vez mais potencialidades. Duas delas pretendem-se com a desumidificação e purificação do ar ambiente. Assim, se o ar condicionado filtra o ar do ambiente durante o processo de climatização e se alguma parede estiver com mofo, ou até mesmo algum móvel, esse cheiro de mofo será absorvido e potencializado pelo aparelho.
Se o seu espaço tem problemas de excesso de humidade, o ar condicionado vai precisar de ajuda para criar as melhores condições no ambiente. Durante os meses de verão, o “normal” é uma humidade inferior a 50%. No inverno, o indicado são valores de 40% a 60%, especialmente em casos de condensação nas janelas. Por fim, as pessoas sensíveis a alergias, ou que sofrem de asma, sentem-se confortáveis com valores de humidade de 40% a 55% ou até menos.

O bolor é um fungo. O bolor (mofo) e respetiva decomposição (putrefação) ocorrem em ambientes húmidos, podendo resultar em danos significativos para as casas, os edifícios e materiais orgânicos (papel, tecidos, quadros, madeiras, couros, etc.). Se o mofo ou bolor é uma realidade para si, não pense duas vezes, pense nos maus cheiros e em todos os riscos para a sua saúde e compre um desumidificador.

Falha Elétrica

Sente um cheiro agressivo a queimado, quando liga o ar condicionado? Tenha atenção, porque o mais provável é que o seu equipamento tenha uma sobrecarga, o que vai comprometer o seu funcionamento. Estes problemas podem ocorrer por erro humano, quer seja na instalação ou no uso dos equipamentos no dia-a-dia. Uma sobrecarga da rede, um curto-circuito pode acontecer a qualquer momento. E o cheiro a queimado pode ser apenas um pequeno desconforto, quando comparado com outros verdadeiros problemas que podem daí advir.

Em qualquer dos casos, a ajuda de um técnico experiente e credenciado é essencial. E quando falamos de um cenário em que pode resultar num incêndio, não há como fugir dessa responsabilidade!

Cheiros exteriores

Existem de facto odores que vêm de fora. Qualquer cheiro, bom ou mau, pode ser absorvido pelo ar condicionado, sobretudo através do dreno. Fezes ou urina animal estão, muitas vezes, na origem do mau cheiro no ar condicionado.

Limpeza do ar condicionado

Chegamos ao cerne da questão! Embora tudo o que escrevemos acima seja importante, quando falamos de mau cheiro no ar condicionado, há uma causa que é a mais frequente: falta de limpeza do equipamento!

Primeiro que tudo, uma limpeza incorreta é tão grave como a ausência de limpeza e manutenção. Por exemplo, usar produtos inadequados para limpar o ar condicionado pode até ser uma das causas do mau cheiro, pois esses produtos deixam resíduos e diminuem a vida útil do aparelho.

Como se acumula a sujidade e contaminantes no ar condicionado?

– O filtro de ar retém parte da sujidade que está presente no ar do ambiente, tais como: poluição, bactérias, ácaros, poeiras, produtos contaminantes, entre outros;

– O ar do ambiente entra em contacto com a serpentina. A sujidade acumulada e a humidade no interior do aparelho criam as condições perfeitas para que se formem colónias de fungos, ácaros e bactérias;

– A água gerada pelo processo de climatização é despejada através da drenagem de condensados. Mas há água que fica parada na bandeja, criando um ambiente propício a proliferação de bactérias, mofo, lodo, fungos, etc.

Como se efetua uma boa limpeza ao ar condicionado?

A limpeza adequada para o seu equipamento de ar condicionado implica diversos recursos, acessórios e ferramentas de que só um técnico profissional dispõe. Esta limpeza não deve ser feita por si. Há que reforçar que uma boa limpeza garante o melhor desempenho da máquina, fazendo com que esta funcione com todas as suas potencialidades. Assim, para prevenir fugas, o enferrujamento e corrosão das peças, diminuir o consumo de energia elétrica, ruídos do funcionamento e, claro, evitar o mau cheiro… Chame a Megaclima! Eis alguns trabalhos que efetuaremos:

  • Verificação dos níveis de filtração;
  • Limpeza de filtros e alhetas com produto antibacteriano;
  • Análise de estados de contaminação;
  • Verificação de odores e degradação do equipamento;
  • Verificação de condições de higiene;
  • Verificação da existência de impurezas que obstruam as entradas ou saídas de ar;
  • Limpeza dos componentes através dos quais o ar circula.

Não arranje camuflagem para os odores que emanam do ar condicionado. Esqueça velas, incensos e afins e vá à raiz do problema! A Megaclima tem uma equipa de técnicos com formação profissional de alto nível e que fazem parte dos quadros da empresa. Nós prestamos um serviço de assistência e manutenção de excelência! Não espere mais e ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt .