A importância da climatização para as grávidas – Megaclima

Comprometidos com o objetivo de evidenciar o peso da climatização nas nossas vidas, se o conforto térmico e a qualidade do ar são tão importantes em todas as etapas do crescimento por que não seriam na gestação? A importância da climatização para as mulheres grávidas é, sem dúvida, flagrante, sendo esta uma fase tão delicada quanto exigente.

A temperatura nas mulheres grávidas

É muito comum as grávidas queixarem-se mais do calor. De facto, durante a gestação, a temperatura corporal das mulheres é ligeiramente superior ao seu valor habitual. Assim, não é de estranhar que os períodos de calor intenso possam agravar este desconforto instalado. A manutenção da temperatura corporal, a par das preocupações com os níveis de hidratação, dita a importância da climatização para as mulheres grávidas. Durante o verão e sempre que os termómetros subirem, descansar em locais climatizados vai, certamente, ajudar.

Porquê o aumento da temperatura corporal?

O aumento da temperatura corporal nas grávidas deve-se sobretudo à progesterona. Esta hormona aumenta a temperatura basal – que é a temperatura do corpo medida imediatamente após a pessoa acordar – de 0,5 a 1ºC. Outro motivo é que, durante a gravidez, há a aceleração do metabolismo. O corpo é “obrigado” a esforçar-se mais, nomeadamente para transportar os nutrientes até ao bebé. Por outro lado, é o próprio feto, principalmente nos últimos meses, que aquece o corpo da gestante a tal ponto que é comum que ela sinta um frio violento logo depois de dar à luz.

A retenção de líquido é em grande parte responsável pelo facto de as mães ficarem com as mãos e os pés inchados. Não há dúvidas de que este quadro vai afetar o bebé, pois o inchaço e o consequente sedentarismo favorecem o aparecimento de edemas que influenciam diretamente a circulação sanguínea. Na presença de ar fresco, a grávida mantém a hidratação corporal, com bastante líquido amniótico para a criança.

Muita água, refeições leves e nutritivas e, claro, preferir locais frescos vão, certamente, ajudar! A falta de climatização do ambiente é prejudicial à futura mãe, que fica propensa aos desequilíbrios da tensão arterial e desmaios. E se é prejudicial para a mãe, é também para o bebé.

A melhor climatização para a mulher grávida

Para descansar ou trabalhar, dependendo do ambiente onde esteja, o ar condicionado é sempre o eleito. Um equipamento que reúne todos os alicerces da climatização, desde o controlo da temperatura, passando pela função de desumidificação, até à importante ventilação… Esta é a melhor ferramenta para climatizar e ter conforto térmico! Murais ou de parede, consola teto/chão ou cassete, são vários os modelos que pode adquirir.

Por que não pede uma proposta à Megaclima? Uma unidade ou várias, na versão multisplit, para garantir uma climatização completa da sua habitação? Daikin, LG ou Samsung? Nós temos o equipamento de ar condicionado de que precisa, aos melhores preços!

Cuidados com o ar condicionado na gravidez

Seja equilibrada no que diz respeito à temperatura.

Não escolha uma temperatura muito baixa ou muito quente. O ideal é que a temperatura esteja configurada entre os 20oC e os 24oC – é a temperatura considerada adequada para gerar conforto térmico. Evite estar com pouca roupa no ambiente climatizado. Assim, tem cuidado com as diferenças de temperatura, ao entrar e sair. Lembre-se de que a imunidade da grávida é mais baixa.

As pessoas mais propensas a problemas respiratórios, muitas vezes notam o ambiente mais seco e o ressecamento das vias nasais.

O ar condicionado pode ser então complementado com a ajuda de um humidificador. Os humidificadores de ar são fáceis de manusear, manter e possuem preços muito acessíveis – ótimos equipamentos quando se trata de repor os níveis ideais de humidade.

Não descure a manutenção do ar condicionado!

Uma manutenção correta do ar condicionado é essencial! Com uma frequência adequada deverá fazer-se uma limpeza dos filtros e até mesmo do interior do equipamento. Não se esqueça de que os filtros retêm as poeiras, sujidades e outras partículas que circulam no ar. Caso não efetue esta limpeza, correrá o risco de surgimento de ácaros, fungos e bactérias – elementos contaminadores do ar que podem ser nocivos para a saúde, sobretudo quando falamos de mulheres grávidas, bebés e idosos. E, muito importante, esta é uma tarefa para profissionais! Saiba mais aqui sobre a manutenção e assistência que a Megaclima oferece. 

Atenção à instalação do seu ar condicionado!

Em último lugar, mas nem por isso menos importante, uma instalação bem efetuada é o primeiro passo para um bom funcionamento do seu ar condicionado. Mais uma vez, chamamos a atenção para algo que requer perícia técnica. Uma instalação de ar condicionado obedece a vários e rigorosos passos que só poderão ser executados por um profissional da área. Peça-nos já um orçamento para instalar o seu equipamento!

A qualidade do ar na gestação

Sobre a qualidade do ar, deixamos aqui um excerto de um artigo: Pesquisadores da Universidade Queen Mary, no Reino Unido, acabam de colocar mais uma peça no quebra-cabeça dos efeitos da poluição atmosférica no corpo humano. Num estudo inicial, eles encontraram partículas de materiais poluentes, comummente detetados em grandes cidades, nas células da placenta de cinco mulheres.” Daqui se conclui que os componentes da poluição do ar atingem a placenta, depois de passarem pelos pulmões e entrarem na corrente sanguínea.

O sistema respiratório funciona como uma espécie de filtro para as partículas de poluentes. As maiores costumam ser destruídas pelas células de defesa pulmonares, mas as mais finas podem entrar na corrente sanguínea e chegar a outros órgãos do corpo. Assim, é imperativo promover ambientes com qualidade do ar, não só na fase de gestação, mas como em qualquer outra altura da nossa vida.

Um equipamento que vai ajudá-lo a alcançar o objetivo de ar puro é o purificador de ar. A versatilidade e praticabilidade são as suas grandes vantagens. Diga adeus às sujidades, poeiras, partículas contaminantes microscópicas e maus odores e viva a sua gravidez com plenitude!

A Megaclima preocupa-se com a sua saúde e a do seu bebé. Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt e saiba mais sobre tudo o que podemos fazer por si.