O ar condicionado e as alergias respiratórias

Se dissermos que muitas pessoas ficam com tosse, espirram e até têm dores de cabeça e irritação nos olhos quando entram em ambientes climatizados, estamos a constatar um facto. A questão é que o ar condicionado necessita de uma frequente manutenção, onde se destaca a limpeza de filtros, por exemplo. E, muitas vezes, esta limpeza é descurada. Por isso, não “culpemos” o ar condicionado pelas alergias respiratórias! O ar condicionado e alergias respiratórias não têm de estar sempre relacionados. Respiramos cerca de 20 mil vezes por dia e o ar climatizado artificialmente pode ser prejudicial à saúde, mais isso só acontece se alguns cuidados essenciais com os aparelhos não forem tomados.

A limpeza dos filtros do ar condicionado

A limpeza dos filtros do ar condicionado é essencial. Os filtros são responsáveis por purificar o ar, pelo que acumulavam lixo e microrganismos nocivos à saúde. Com os filtros obstruídos e sujos, há uma menor captação dos fungos e bactérias do ar, um aumento dos contaminantes e uma taxa de renovação do ar insuficiente. É muito natural que reconheça os sintomas acima descritos, num ambiente cujo ar condicionado está com os filtros poluídos.

Sistema de ar condicionado central

O problema agrava-se quando passamos do ar condicionado doméstico para o comercial/industrial. Para evitar a acumulação de agentes contaminantes nas condutas do ar condicionado central, é preciso muito rigor e frequência no que toca à limpeza, muitas vezes comprometida pela inacessibilidade. Espaços amplos, com muita afluência de pessoas acabam por se tornar ambientes insalubres, criando condições ideais para a proliferação das doenças respiratórias.

Os mitos e verdades

A relação entre o equipamento de ar condicionado e as alergias respiratórias é flagrante, mas pode ser controlada. A consciencialização das pessoas para a importância da qualidade do ar torna este controlo cada vez mais emergente. Empresas certificadas e experientes proporcionam excelentes serviços de assistência e manutenção. Já conhece os serviços da Megaclima? A limpeza de filtros e alhetas com produto antibacteriano, bem como a limpeza de grelhas, entre outros, estão incluídos nos nossos contratos.

Atenção que afirmar que o ar condicionado provoca alergias respiratórias é um mito! O ser humano e esta máquina poderão viver em harmonia, quer em casa quer no trabalho. Portanto, pode trabalhar, dormir e passar os momentos da sua vida com o conforto e bem-estar que o ar condicionado pode proporcionar.

Por outro lado, o calor do sol é o maior inimigo de fungos, ácaros e mofo. Por isso, os alergologistas recomendam que deixe entrar em sua casa a luz do sol e o ar do exterior, que muitas vezes é mais puro do que o interior.

O ar condicionado e alergias respiratórias não são uma parceria! Basta ter atenção com a correta manutenção do seu equipamento.

Na Megaclima temos modelos de ar condicionado com as mais inovadoras funções de purificação do ar! Por que não nos pergunta quais são? Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt .