O ar condicionado e os radiadores a óleo

Com o inverno, chegam as dúvidas quanto a adquirir um equipamento de aquecimento de ambientes interiores que permita a manutenção de uma temperatura agradável em dias frios. Entre o ar condicionado e um radiador a óleo vai um mundo de distância.

Quais as vantagens de um ar condicionado relativamente a um radiador a óleo?

Um aquecedor ou radiador a óleo é um equipamento de aquecimento portátil cujo óleo, depois de aquecido, permite trocar calor com o ar do espaço. Possui uma resistência interna que aquece um óleo no seu interior, que circula por uma serpentina, e permite irradiar o calor para o ambiente. Em termos de vantagens, salienta-se o facto de serem equipamentos portáteis, de pequena dimensão, e por isso mesmo fáceis de transportar e manusear. Associado a esta característica está o facto de terem preços acessíveis. Trata-se de um aparelho silencioso, o que pode acontecer com outro tipo de equipamentos de aquecimento.

Em termos de desvantagens, a utilização de um radiador a óleo limita-se ao período de inverno, uma vez que a sua única função é a de aquecimento do ar interior. Tratando-se de um equipamento de pequena dimensão, só se torna possível a sua utilização em espaços pequenos e fechados, uma vez que o calor é mantido apenas nas proximidades do aparelho. Sendo que o óleo precisa de algum tempo para aquecer, o aquecimento do espaço não é imediato, bem pelo contrário. Trata-se de um processo algo demorado.

Um ar condicionado, por sua vez, é um aparelho que se pode utilizar ao longo de todo o ano, uma vez que permite aquecer ou arrefecer o ar interior. Este tipo de equipamento possui a possibilidade de ajustar a temperatura de acordo com o ambiente ideal em cada circunstância, assim como a possibilidade de se programar para ligar e desligar automaticamente. Consegue também atingir-se a temperatura ideal com maior rapidez do que através da utilização de um radiador a óleo. É uma solução multi-facetada, uma vez que permite, para além do controlo da temperatura, a possibilidade de filtragem e renovação do ar interior, contribuindo para a promoção de um ambiente saudável e livre de bolores e agente promotores de alergias. Existem modelos de ar condicionado doméstico e comercial, assim como equipamentos de ar condicionado portátil, adaptando-se aos mais variados contextos.

Como escolher o seu sistema de aquecimento?

É fundamental identificar as necessidades a que o equipamento deve responder. Desta forma, é possível adquirir um sistema de aquecimento adequado a diferentes requisitos. É também relevante ter uma ideia concreta das vantagens e desvantagens de um ar condicionado, de forma a selecionar aquele que oferecerá a melhor relação custo/eficiência.

Na Megaclima tem à sua disposição uma série de soluções das mais conceituadas marcas de ar condicionado do mercado a nível mundial, que conjugam a qualidade do ar interior e da gestão de temperatura com um alto nível de eficiência energética e designs modernos e cativantes.

Encontram-se presentes marcas como a LG, a Samsung, a Panasonic, a Mitsubishi e a Daikin, cada uma destacando-se das demais pelas características próprias dos seus equipamentos.

Seja inverno ou verão, temos a certeza que encontrará o seu ar condicionado na Megaclima.

Visite-nos e comprove!