O que é um ar condicionado de janela?

Prontamente, podemos responder dizendo que é um tipo de ar condicionado, o equipamento mais tradicional dentro desta categoria de climatização. Acrescentando algo mais, foi o primeiro modelo comercializado em larga escala, quer do ponto de vista residencial quer comercial. O funcionamento deste segue o mesmo princípio dos modelos mais novos: retirar o calor de dentro do ambiente e libertá-lo para fora, na função de arrefecimento. Trata-se de uma máquina compacta, que reúne os elementos condensador, compressor e evaporador. Eis algumas características que passamos a enumerar:

  • Em relação aos ares condicionados split, a instalação do ar condicionado de janela é mais fácil

O ar condicionado de janela deve ser instalado num local o mais centralizado possível, de preferência voltado para a maior área do quarto ou da sala, escritório, etc. O buraco na parede deve permitir o encaixe perfeito de um caixilho para a fixação do equipamento. As aberturas laterais e superiores do ar condicionado de janela devem ser sempre voltadas para o exterior e totalmente desobstruídas para que a movimentação do ar no compressor e condensador se processe normalmente.

  • Trata-se de um tipo de ar condicionado mais barato

Sendo um modelo mais simples e com menos funcionalidades do que os mais modernos, o preço do próprio equipamento é mais baixo, bem como o da sua instalação. Mas “o mais barato” não se rege apenas pelo preço de compra, mas também pelo consumo e poupança energética, como já tivemos a oportunidade de escrever.

  • Há que ter em consideração o ruído

Não estamos a falar de um tipo de equipamento que seja elogiado pelo seu baixo nível de ruído. É natural que assim seja, uma vez que estamos a descrever uma máquina que converge toda a engrenagem numa só “caixa”.

  • Ideal para espaços mais pequenos

Os modelos de ar condicionado de janela estão disponíveis com potências desde os 7000 BTUs nunca ultrapassando os 30.000 BTUs. Só em estilo de comparação, há modelos de ar condicionado split que podem chegar aos 80.000 BTUs.

O ar condicionado de janela ainda não está fora do mercado e pode ser uma boa opção! É fácil de instalar, há modelos que dispensam o uso de molduras e remates, têm designs modernos que completam a decoração do ambiente. Consoante o número de saídas de ar e alhetas conseguem impulsionar a saída do ar em direções diferentes, distribuindo-o uniformemente. Também possuem sistema de filtragem para reter as impurezas do ar, controlo remoto e outras funções já mais recentes.

Todavia, não se esqueça de que, tal como qualquer outro equipamento, o ar condicionado de janela precisará sempre de uma manutenção adequada. Só assim garante a sua plena performance e maior durabilidade. Se precisar de assistência e manutenção, contacte a Megaclima!

Nós estamos aqui para dar-lhe os melhores conselhos em matéria de climatização! Ligue-nos para os números 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional). Se preferir, pode enviar-nos um email para geral@megaclima.pt .