Escolher o melhor ar condicionado

Saber qual o melhor ar condicionado é algo muito subjetivo. Sejamos mais diretos, para cada caso, para cada conjunto de necessidades, para cada intervalo de preços há o melhor condicionado. Só podemos avaliar a situação nestes parâmetros. Há o melhor ar condicionado para si, com toda a certeza! Basta perguntar-nos qual.

Conselhos que destacamos em primeira instância:

– Escolha uma empresa de climatização de confiança. Para isso, pesquise, pergunte a familiares e amigos, faça perguntas, tire todas as suas dúvidas. Não se intimide, afinal de contas, vai fazer um investimento e tem de ser bem servido.

– Prefira os equipamentos novos. Comprar um ar condicionado usado, mesmo com uma diferença de preço significativa, pode não compensar. Ao adquirir um ar condicionado precisa de garantia, de um serviço pós-venda e uma assistência de qualidade.

– Qualquer que seja o tipo de ar condicionado (mural, consola, cassete, portátil), o modelo ou marca, dê importância à eficiência energética! Esta avaliação é o resultado da combinação do consumo de energia com o desempenho do sistema de ar condicionado. É indicado numa escala de letras, utilizando um código de cores com setas. A letra A num fundo verde indica o equipamento mais eficiente. As unidades com eficiência energética entre A+ e A+++ são as que apresentam uma maior poupança anual de energia. Só mais uma consideração neste seguimento: a etiqueta energética que caracteriza estes equipamentos é uniforme, sendo a distinção relativa às funções de aquecimento e/ou arrefecimento. Desde janeiro de 2017, a escala em vigor é entre A++ e E. Após 2019, entrará em vigor a etiqueta mais exigente entre A+++ e D.

A melhor tecnologia

Não há dúvidas quanto à melhor tecnologia no sistema de ar condicionado. A tecnologia Inverter é a eleita! Em termos de funcionamento, passamos a explicar: a Tecnologia Inverter permite ir controlando e ajustando a velocidade do motor do equipamento, com vista a um funcionamento contínuo e não intermitente. Com o aumento e diminuição gradativos na rotação, não há picos de energia. Estabilidade e equilíbrio são palavras-chave neste sistema. Daqui resulta um tempo de resposta mais rápido no que diz respeito ao atingimento da temperatura desejada. Por outro lado, há menos ruído. Com a temperatura estabilizada, o compressor funciona em baixa rotação, reduzindo ainda mais o ruído da unidade exterior. E, muito importante, há uma maior economia e vertente ecológica.

As melhores marcas

Há marcas no mercado que são de uma qualidade inquestionável. Se descrevermos, por exemplo, a Mitsubishi Electric temos de destacá-la como uma marca de referência no mercado e líder mundial em sistemas de ar condicionado. A Panasonic está em mais de 120 países em todo o mundo. No seu centro de Investigação e Desenvolvimento, a Panasonic comercializa produtos inovadores que acabam por ser inspiradores para outras marcas. E quanto à Daikin? Com foco na eficiência energética, sem esquecer a tecnologia e design, não há dúvidas quanto à qualidade dos modelos desta marca. Podíamos continuar e destacar a Samsung, a LG, a Toshiba, entre outras.

Conjugando tecnologia, marca e modelo e tendo em conta todo o trabalho que envolve um projeto de climatização, vamos saber qual é o melhor ar condicionado para si.

Comece por ligar-nos! Pode ligar para a Megaclima através do número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional). Se preferir, basta enviar-nos um email para geral@megaclima.pt .