O que é um exaustor tubular?

Antes de sermos mais específicos, comecemos pelo próprio conceito de exaustor. O exaustor é um equipamento cuja função principal é expulsar o ar de dentro do ambiente. É composto basicamente pela estrutura de captação do ar e um motor com hélice, é como se fosse uma espécie de ventilador que puxa o ar de dentro do ambiente, empurrando-o para fora. A exaustão e ventilação trabalham muitas vezes em parceria e têm aplicações domésticas e industriais. Ainda antes de descrever o exaustor tubular, façamos a seguinte distinção:


Exaustão Doméstica

Quando falamos em exaustão doméstica, ficamos logo com a ideia do comum exaustor de cozinha e de casa de banho, havendo ainda a possibilidade de incluir nesta categoria o exaustor de janela e de conduta. Este último, menos falado entre os utilizadores, é desenvolvido para ser instalado em pequenas secções de conduta ou embutido na parede. Consegue elevadas prestações de exaustão, ocupando um espaço reduzido e com um nível de ruído muito baixo.


Exaustão Industrial

No contexto industrial, os sistemas de exaustão e ventilação são responsáveis por promover a circulação do ar, ajudando a manter o conforto térmico, equilibrar a temperatura, remover o ar contaminado e garantir a diluição de gases, odores, vapores e partículas suspensas. Não só é garantido o bem-estar dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho como também contribui para a preservação de equipamentos e maquinarias. O exaustor tubular faz parte deste tipo de exaustão.


Tipos de exaustores industriais

Exaustores centrífugos: trata-se de uma gama de ventiladores industriais de baixa pressão, com dupla saída e equipados com turbina de pás inclinadas para a frente. Cobrem uma variedade de caudais de 2.800 a 22.000 m3/h e estão previstos para serem acionados por um sistema de polies-correias. Há ainda uma gama de 4 caixas de ventilação, equipadas com ventiladores centrífugos de baixa pressão, com motores incorporados. Disponíveis com motores monofásicos ou trifásicos de 6 polos, IP 44, classe B ou F de 4 polos.

Exaustores murais: esta série de ventiladores industriais é composta por 11 diâmetros normalizados, desde Ø 250 até Ø 1000 mm, e está prevista segundo o modelo de motores de 2,4,6 e 8 polos monofásicos ou trifásicos. Cobrem uma margem de caudais desde 1.200 m3/h até 54.000 m3/h.

Exaustores Tubulares: esta série é composta por 10 diâmetros normalizados, desde Ø 250 até Ø 800, e está prevista segundo o modelo de motores de 2,4,6 e 8 polos monofásicos ou trifásicos. Cobrem uma margem de caudais desde 1215 m3/h a 43200 m3/h.

Se pretende adquirir um exaustor tubular, entre em contacto com a Megaclima! Conheça em detalhe as nossas propostas de ventilação doméstica e industrial e consulte a Tabela de Renovações de Ar.

Conte-nos tudo sobre as suas necessidades de ventilação e exaustão. Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt .