Principais vantagens da cortina de ar

A cortina de ar é a solução ideal ao criar uma barreira invisível que serve para dividir dois ambientes com temperaturas distintas, sem limitar o acesso das pessoas a qualquer um deles.

Partes interna e externa

As cortinas de ar são constituídas por um ventilador, podem ser colocadas na parte superior ou lateral da zona de passagem, sendo que o seu funcionamento dá-se através da relação entre as suas partes interna e externa:

 – A parte interna é responsável por realizar a ventilação propriamente dita do ambiente, direcionando o fluxo de ar para baixo ou de lado (conforme o posicionamento horizontal ou vertical);

– A parte externa protege a máquina e tem a função de reduzir os ruídos produzidos pela cortina, tornando-a mais silenciosa.

Vantagens

Já descrita resumidamente a cortina de ar, sabemos de antemão que a sua maior vantagem é funcionar como isolador térmico entre dois ambientes com temperaturas diferentes, que possui ótimos resultados na poupança energética e atua como barreira contra as poeiras, poluição e maus odores. Mas passemos a enumerar outros benefícios menos evidentes na sua aplicação:

Rentabilidade comercial

– Aumento das vendas através do”efeito porta aberta”. Quando as portas estão abertas, a afluência de pessoas aumenta substancialmente;

– A entrada funciona como uma montra e permite que as pessoas possam ver o interior da loja;

– Livre acesso para pessoas de mobilidade reduzida ou que se façam acompanhar por carrinhos de bebé, trolleys, guarda-chuvas, etc.;

– Ajuda a controlar as desconfortáveis correntes de ar;

– Aumenta o espaço livre nas entradas.

Maior segurança

– Aumento da visibilidade, que ajuda a evitar colisões, uma vez que não há qualquer obstrução física;

– Reduz o efeito nevoeiro das salas refrigeradas, seca a entrada e previne a formação de gelo no chão;

– Permite uma fácil evacuação através da zona aberta, em caso de emergência ou fogo;

– Atua como barreira contra o fumo (aplicação especial).

Ao escolher a sua cortina de ar deve sempre comparar as características dos diferentes modelos, principalmente no que toca ao tipo de ventiladores que utiliza e o volume de ar. E muito importante: não se esqueça de contactar um técnico credenciado para instalar a sua cortina de ar!

A Megaclima conta com os melhores profissionais na sua equipa técnica! Escolha a sua cortina de ar no nosso site, ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt.