Vantagens do ar condicionado no inverno

Bem, para além de um óbvio controlo eficiente da temperatura, este equipamento permite a manutenção da qualidade do ar interior e a renovação do mesmo, entre outras vantagens.

Em dias de inverno, sabe muito bem ver a chuva a cair lá fora, enquanto desfrutamos do aconchego de um lar quentinho. Verdade? Um ar condicionado no inverno permite-lhe esta realização e não fica por aqui.

Como funciona um ar condicionado?

Ainda se questiona sobre como escolher um ar condicionado? Deixamos aqui algumas informações úteis.

A principal função de um ar condicionado é a de manter constante a temperatura e a qualidade do ar interior, podendo ser utilizado em espaço doméstico ou comercial.

O funcionamento do aparelho visa fundamentalmente o aquecimento do ar durante o inverno e o arrefecimento do ar durante o verão, dentro de um espaço fechado.

Trata-se de um sistema cíclico, em que o ar frio é, numa fase inicial, captado pelo equipamento e comprimido de forma a transformar-se em ar quente de alta pressão através da evaporação de um fluido refrigerante.

Esse ar passa de seguida através de um outro mecanismo de forma a dissipar o calor e condensar-se para o estado líquido.

Após esta fase, o líquido escoa através de uma válvula de expansão de forma a tornar-se gás frio de baixa pressão que, submetido à absorção de calor numa fase final, permite a devolução de ar quente ao espaço onde o ar condicionado está instalado.

Uma outra nota de referência prende-se com a utilidade de um ar condicionado.

Estes sistemas podem ser fixos ou portáteis, sendo que os últimos têm a vantagem adicional de permitir maior facilidade de instalação e menor custo uma vez que é possível transportar e instalá-los facilmente, e até mudá-los posteriormente para outros espaços.

Relativamente aos ares condicionados fixos, apesar de um custo superior, permitem também uma utilização mais eficiente e de maior dimensão, seja ao nível doméstico em habitação, ou ao nível comercial num espaço de trabalho.

Em termos de marcas recomendadas, na Megaclima é possível encontrar várias opções interessantes reconhecidas a nível mundial da LG, da Samsung, da Panasonic, da Mitsubishi e a da Daikin.

E quais serão as vantagens de um ar condicionado no inverno?

As vantagens de utilizar um ar condicionado são várias, particularmente no inverno.

Ao proporcionar um ambiente adequado em termos de temperatura e qualidade do ar interior, permite várias mais-valias ao nível da saúde, tais como a redução da fadiga física uma vez que o corpo deixa de gastar energia ao tentar compensar as baixas temperaturas do ambiente, o que provoca também o aumento da rentabilidade em qualquer função a executar.

Adicionalmente, as funções de filtragem do ar permitem desfrutar de um ambiente limpo de bolores e bactérias, o que é positivo em termos de instalações e bens e reduz ainda o risco de aparecimento de doenças respiratórias e alergias.

É de mencionar também o fator de conforto que surge com o poder de conservar o espaço numa temperatura ideal, traduzido em termos de satisfação e bem-estar generalizado ao nível da mente e não só do corpo!

Por outro lado, aquisição de um ar condicionado no inverno tende a ser mais aliciante dado que a procura aumenta nas épocas de verão e consequentemente os preços tendem também a aumentar nessa época.

Para além de alguma pesquisa recomendada para se inteirar dos fatores importantes, temos a certeza de que os nossos profissionais poderão ajudar com essa decisão!

Visite-nos na Megaclima e garanta um inverno bem quentinho!